O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Diplomatas "ganham" o seu sindicato proprio; farao bom uso dele?

Por princípio, sou um libertário, ou seja, contra qualquer corporação de ofício, guilda, cartel, e, não hesito em dizer, sindicatos em geral. Pode ser que sindicatos sejam benéficos aos seus afiliados, mas não tenho certeza de que também o sejam para a sociedade como um todo. Certos sindicatos são máquinas de provocar desemprego, o que não é o caso do sindicato dos diplomatas, que entram na carreira por concurso, todos, e são avaliados, em princípio, por mérito (nem sempre ocorre...).
Digo isto porque hoje, 19/12/2017, recebo a notícia de que, no dia 18 de dezembro de 2017, foi deferido o Registro Sindical do Sindicato dos Diplomatas Brasileiros.
A Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB) agora é também um sindicato.
 
A pessoa que me mandou a notícia acrescentou: 
"Parabéns a todos por esse importante passo na defesa dos interesses da diplomacia brasileira."
 
Não tenho certeza disso, pois os interesses da diplomacia brasileira não necessariamente coincidem com os interesses dos diplomatas, que podem estar mais focados em ganhos próprios, em nível individual (promoção, remoção, postos, chefias, prebendas, etc.), do que propriamente nos interesses nacionais.
Digamos que podem coincidir, mas não necessariamente.

Pode-se transcrever, a propósito, trecho do famoso discursos pronunciado por José Maria da Silva Paranhos, o grande Visconde do Rio Branco, que ele fez no Senado do Império, em 5 de junho de 1865, ao voltar, humilhado, de sua missão no Prata, quando tinha conseguido converter o governo uruguaio de "hostil", a amigo dos brasileiros, mas acabou sendo
demitido por conveniências da política interna. Na ocasião ele disse:

Sempre professei ainda hoje professo que a política externa não deve estar sujeita às vicissitudes da política interna, que deve ter princípios tradicionais e fixos, comuns a todos os partidos; e, seguramente, senhores, desgraçado o país que, depois de tantos anos de independência como conta o Brasil, nem ao menos tenha ainda princípios fixos acerca de sua política externa com relação aos estados limítrofes.

José Maria da Silva Paranhos (Visconde do Rio Branco), Anais do Senado, Sessão de 05/06/1865, Apêndice, p. 3, in: Cesar de Oliveira Lima Barrio: A Missão Paranhos no Prata (18664-1865): diplomacia e política na eclosão da guerra do Paraguai (Brasília: Funag, 2010), p. 142.
 
O próprio filho do Visconde, depois Barão do Rio Branco, ao assumir o cargo de chanceler, em dezembro de 1902, deixou claro, em seu primeiro pronunciamento, que não tinha vindo servir a partidos, mas ao Brasil. Como a frase é por demais conhecida, deixo de transcrevê-la por inteiro.
Mas, lembrei-me agora de uma carta de Ribeiro Couto, um intelectual diplomata de meados do século XX, que ficou muitos anos em Belgrado, quase esquecido. Em carta para o seu amigo Afonso Arinos de Melo Franco Filho, em 1956, ele escrevia: 

Assisto daqui [Belgrado, 1956] ao formidável páreo em que os valores históricos se chocam. Mas, para o Itamaraty, mando sempre menos do que poderia mandar, pois NUNCA RECEBI INSTRUÇÕES POLÍTICAS, e até ignoro (por isso mesmo) se o Brasil tem uma 'política exterior'. Cada vez gosto mais do meu posto em Belgrado. Nado de braçada nestas águas comunistas. Isto é um pequeno universo no qual forças rebeldes se esforçam por criar um 'socialismo'inédito. O povo passa miséria. Mas o posto é excitante. As experiências que os idealistas e os malucos fazem aqui, servirão para nós. Quer dizer: saberemos, graças aos de cá, AQUILO QUE NÃO DEVEMOS INTENTAR. (...) Que maravilha, servir na diplomacia do nosso tempo! Pena é (repito) que o Brasil não tenha nenhuma política exterior, a não ser pagar pensão [sic; provavelmente bolsas de estudos] para alguns estudantes paraguaios e bolivianos.

Afonso Arinos Filho, "Rui Ribeiro Couto", in": Alberto da Costa e Silva (org.), O Itamaraty na Cultura Brasileira (Brasília: Instituto Rio Branco, 2001), p. 245.
 
Pois é, nada como ler os antigos para constatar o que existe de novo na diplomacia brasileira. Agora temos um sindicato. Vai melhorar?
Não sei...
 
Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 19 de dezembro de 2017

Nenhum comentário: