sexta-feira, 10 de maio de 2019

A fraude do bolsonarismo: maior do que se pensa: 60 pc de perfis falsos

Bem, parece que o filho das redes sociais e seus associados trabalharam melhor do que se esperava, e por isso o pai se mostra tão reconhecido. Uma grande fraude ao que parece...
Paulo Roberto de Almeida

Rubens Paiva: “companhia afirma que 60,9% dos seguidores de Jair Bolsonaro são falsos”

Companhia afirma que 60,9% dos seguidores de Jair Bolsonaro são falsos. Foto: Reprodução
Diário do Centro do Mundo (já sei, já sei: esquerdista), 10 de maio de 2019

O jornalista Marcelo Rubens Paiva aborda os bots de Bolsonaro em sua coluna no Estado de S.Paulo. “Jair Bolsonaro é assíduo no Twitter. Sua conta, oficial. Através dela, derrubou a bolsa e criou polêmicas. Por ela, governa, critica a imprensa e adversários políticos. Mas parte considerável (dos seguidores) é fake (bots). É o que descobri stalkeando o Twitter mais poderoso da República, @jairbolsonaro, que muitos afirmam ser gerido pelo filho Carlos, o vereador mais influente da mesma, pelas agências e auditorias e controle de contas das rede sociais”.
Ele desenvolve o raciocínio: “A companhia de software SparkToro afirma que 60,9% dos seguidores de Jair Bolsonaro são falsos (spam, bots, propaganda ou inativos). A SparkToro chegou a esses dados após descobrir que 87% deles quase não têm seguidores, 69% usam locações que não se encaixam, 94% não têm URL e 61% das contas foram criadas há menos de 60 dias, além de outros dados que usam para definir o que é falso. O site StatusPeople vai mais longe: apenas 27% dos seguidores são comprovadamente reais, 7% são falsos e 66%, inativos. Já a auditoria TwitterAudit atesta que apenas a metade dos seguidores é real. A outra metade é composta por falsos ou incertos”.
E finaliza: “Não se sabe ao certo quem segue o presidente. Mas sabemos que, quem interessa a ele, segue”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.