O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Economia Política: disciplina no Uniceub - Paulo Roberto de de Almeida

Programa e Calendário da Disciplina Economia Política

O Brasil na economia mundial, do século XIX ao século XXI 

 

UniCEUB – Centro Universitário de Brasília

Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais

Curso: Mestrado em Direito

Disciplina: Economia Política

Docente: Prof. Dr. Paulo Roberto de Almeida

 

 

EMENTA:

A disciplina Economia Política, no quadro da concentração em Direito e Políticas Públicas do Mestrado em Direito, tem por objetivo aprofundar o conhecimento dos mestrandos sobre os grandes conceitos e instrumentos da análise e da prática econômica, com referências à experiência brasileira de desenvolvimento ao longo dos últimos dois séculos e ao contexto internacional. O programa abordará, assim, o desenvolvimento da economia mundial e do Brasil no século XIX, os grandes problemas de crises e ruptura da interdependência global na primeira metade do século XX, e finalmente o processo de retomada da globalização a partir do final desse século e início do XXI, com discussão das políticas macroeconômicas e setoriais adotadas em cada período. Será adotado, portanto, um enfoque analítico-histórico.

Serão discutidos os conceitos e realidades relativas aos principais agregados econômicos e monetários, as políticas macroeconômicas e setoriais, ademais dos temas financeiros e de balanço de pagamentos. Para cada um dos pontos destacados para desenvolvimento analítico serão dados exemplos retirados da evolução econômica mundial e brasileira: investimentos, comércio, finanças, mão de obra, inovação tecnológica.

 

 

Calendário e Programa das aulas:

Data

Conteúdo da Matéria

17/08/2020

Primeira parte: A economia mundial e a do Brasil no século XIX

1. A economia mundial no decorrer do século XIX até 1913

Causas do crescimento da economia mundial no século XIX: a revolução industrial; progresso tecnológico; acumulação de capital; crescimento da população mundial; suprimento de recursos naturais; expansão da renda real; aumento da liberdade econômica; crescimento do comércio internacional.

24/08/2020

2. A economia brasileira no início do século XIX

Situação econômica do Brasil no final do século XVIII; transformações advindas da transferência da corte; comércio exterior do Brasil com a abertura dos portos; a preeminência inglesa e as mudanças vindas com a independência.

31/08/2020

3. Movimentos de capitais e investimentos estrangeiros: o caso do Brasil

Dependência financeira; determinantes do investimento estrangeiro; dívida externa e acumulação de capital; consequências econômicas do capital estrangeiro.

14/09/2020

4. Mão-de-obra, movimentos de populações e migrações internacionais

O escravismo no Brasil; migrações internacionais; imigração no Brasil; efeitos sobre o desenvolvimento do país.

21/09/2020

5. Políticas comerciais no século XIX e comércio internacional do Brasil

Políticas comerciais e seus efeitos práticos nos principais países. Do mercantilismo ao livre comércio; retorno ao protecionismo no mundo e resiliência do protecionismo no Brasil; consequências econômicas da proteção.

28/09/2020

Segunda parte: A destruição da economia mundial na primeira metade do século XX

6. A destruição do mundo econômico do século XIX

Consequências econômicas da Grande Guerra; efeitos no Brasil.

05/10/2020

7. A grande divisão política da economia mundial: capitalismo e socialismo

Geografia econômica da era contemporânea: as economias coletivistas e a volatilidade das economias capitalistas; efeitos no Brasil.

19/10/2020

8. A reconstrução tentativa sob a Liga das Nações: o primeiro multilateralismo

Restauração frustrada do padrão ouro; ascensão do protecionismo; crises e depressões; O Brasil na economia mundial do entre guerras.

26/10/2020

9. O colapso da economia mundial nos anos 1930: a Segunda Guerra Mundial

A Grande Depressão e seus efeitos devastadores nos países avançados. Efeitos sobre o Brasil; padrões de comércio; primeiros exercícios de controles de preços e de comércio de matérias primas; os primeiros esquemas de cooperação regional: integração incipiente.

09/11/2020

Terceira parte: A reconstrução da economia mundial na segunda metade do século XX

10. A nova ordem econômica mundial a partir de Bretton Woods

Moeda (FMI), Finanças (Banco Mundial) e Comércio (Gatt); participação do Brasil no novo ordenamento econômico mundial.

16/11/2020

11. O crescimento da economia mundial no pós guerra

Os “trinta gloriosos” anos de prosperidade: comércio, investimentos, movimentos de população, movimentos de capitais.

23/11/2020

12. A grande divisão do mundo: países capitalistas, socialistas e subdesenvolvidos

Estrutura e padrões na economia mundial dos anos 1950 aos 80; o crescimento da periferia; a industrialização do Brasil

30/11/2020

13. O Gatt e as políticas comerciais sob o sistema multilateral de comércio; movimentos de capitais

Características do novo sistema; a participação do Brasil; Papel do FMI, do Banco Mundial e dos investimentos diretos na nova economia; o Brasil e os capitais estrangeiros.

07/12/2020

14. Desenvolvimento da economia mundial e do Brasil

Crise e implosão das economias socialistas: Ineficiência econômica, crises políticas, esclerose precoce; declínio e inviabilidade das economias socialistas. Crises financeiras na era contemporânea; Liberalização e reformas depois da crise da dívida externa brasileira.

14/12/2020

15. O Brasil na economia mundial, do século XIX ao XXI

Síntese do desenvolvimento brasileiro e inserção na economia mundial.

 

 

BIBLIOGRAFIA:

 

Ahamed, Liaquat. Lords of Finance: the bankers who broke the worldLondon: Penguin, 2009; ed. br.: Os donos do dinheiro: os banqueiros que quebraram o mundo. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

Almeida, Paulo Roberto de. Relações internacionais e política externa do Brasil: a diplomacia brasileira no contexto da globalização. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

_______ . Formação da Diplomacia Econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais no ImpérioBrasília: Funag, 2017, 2 vols; (link: http://funag.gov.br/biblioteca/index.php?route=product/search&search=Paulo%20Roberto%20de%20Almeida).

Arrighi, Giovanni. O longo século XX: dinheiro, poder e as origens de nosso tempo. Rio de Janeiro: Contraponto-São Paulo: Editora UNESP, 1996.

Baer, Werner. A economia brasileira. São Paulo: Nobel, 1995.

Bértola, Luis; Ocampo, José Antonio (2015). O desenvolvimento econômico da América Latina desde a Independência. Rio de Janeiro: Elsevier.

Biderman, Ciro e Arvate Paulo (orgs.). Economia do Setor Público no BrasilRio de Janeiro: Elsevier, 2005

Blackhouse, Roger E. The Ordinary Business of Life: A History of Economics from the Ancient World to the Twentieth-First Century. Princeton: Princeton University Press, 2002.

Buescu, Mircea. Evolução Econômica do Brasil. 2ª ed.; Rio de Janeiro: Apec, 1974.

Bulmer-Thomas, Victor. The economic history of Latin America since Independence. 2a. ed.; Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

Cameron, Rondo. World Economic History. Oxford: Oxford University Press, 1989.

______ (1997). A Concise Economic History of the World: from paleolithic times to the present. 3ª ed.; New York: Oxford University Press.

Diamond, Jared. Guns, Germs, and Steel: The Fates of Human SocietiesNew York: W. W. Norton, 1997ed. br.: Armas, germes e aço: os destinos das sociedades humanas. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Dias Leite, Antonio. A Economia Brasileira: de onde viemos e onde estamos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

Dornbush, Rudi: Chaves para a prosperidade: livre mercado, dinheiro bom e um pouco de sorte. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Furtado, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, 1959.

Giambiagi Fabio; André Villela; Lavínia Barros de Castro e Jennifer Hermann (orgs.), Economia Brasileira Contemporânea (1945-2004). Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 

Gremaud, Amaury Patrick; Vasconcellos, Marco Antonio Sandoval de; Toneto Júnior, Rudinei. Economia Brasileira Contemporânea. 7ª ed.; São Paulo: Editora Atlas, 2014.

Landes, David S. The Wealth and Poverty of Nations: why some are so rich and some so poor. Nova York: Norton, 1998; ed. br. A Riqueza e a Pobreza das Nações: Por Que algumas são tão ricas e outras são tão pobres. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.

Love, Joseph L. A construção do Terceiro Mundo. Teorias do subdesenvolvimento na Romênia e no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

Manoïlescu, Mihail. Théorie do Protectionnisme e da Échange International. Paris: Marcel Giard, 1929; ed. br.: Teoria do Protecionismo e da Permuta Internacional; São Paulo: CIESP, 1931; Rio de Janeiro: Capax Dei, 2011.

Nogueira, Dênio. Raízes de uma Nação: um ensaio de história socioeconômica comparada. Rio de Janeiro: Forense Universitária, Editora Universitária Santa Úrsula1988.

Prado Jr., Caio. História Econômica do Brasil. 12a. ed.; São Paulo: Brasiliense, 1970; 1a. ed.: 1945.

Schwartzman, Simon. As Causas da Pobreza. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

Venâncio Filho, Alberto. A Intervenção do Estado no Domínio Econômico: o direito público econômico no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1966.

 

 

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 22/07/2020

 


Nenhum comentário: