O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

O Brasil no cenário internacional e o futuro da diplomacia brasileira - Paulo Roberto de Almeida

Como sempre faço, cada vez que recebo um convite para alguma palestra – seja presencial, seja online, como é o hábito agora, desde o início da quarentena provocada pela pandemia –, costumo preparar um texto-guia, que nunca é lido, mas que oferece aos interessados alguma ideia mais elaborada, e mais corretamente formulada, pois que escrito com maior atenção, do que uma exposição oral, muito rápida, em tom coloquial, e sem tempo disponível para aprofundar os temas objeto do evento. Assim faço, e assim fiz para o convite que recebi poucas semanas atrás: 


[CONVITE] VII Simpósio de Direito Internacional da UFC
27/07/2020

Ilustre Professor Paulo Roberto de Almeida,

O Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais da Universidade Federal do Ceará (GEDAI-UFC) vem por meio deste, convidá-lo, na condição de palestrante, para a 7ª edição do Simpósio de Direito Internacional da Universidade Federal do Ceará, que irá ocorrer de maneira online nos dias 19 e 20 de agosto de 2020.

Será uma honra se pudermos contar com vossa participação como um dos palestrantes do minicurso "O Brasil no cenário internacional e o futuro da diplomacia brasileira", a ser realizado de modo virtual no dia 19 de agosto, das 16h30m às 18h. 

Dentre os palestrantes até agora confirmados, temos os professores Michel Prieur (Universidade de Limoges)Alexandre Turra (Catédra UNESCO/USP)Jamile Mata Diz (Catédra Jean Monnet-UFMG), Leonardo Pasquali( Universidade de Pisa/ Catedra Jean Monet) Agnès Michelot (Presidente da Sociedade Francesa de Direito Ambiental e Professora da Universidade la Rochelle), dentre outros nomes. 

Na programação do SDI, organizamos palestras, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos a ter como público alvo estudantes universitários, profissionais do Direito e atuantes em áreas que envolvam assuntos internacionais. 

Ficamos no aguardo e estamos à disposição para viabilizar esse oportuno e necessário espaço de conversa.
Com melhores cumprimentos,

Grupo de Estudos em 
Direito e Assuntos Internacionais - GEDAI
Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Direito
Rua Meton de Alencar, s/n - Centro - Fortaleza - CE - CEP 60035-160


Para corresponder à distinção do convite, preparei este trabalho: 

3729. “O Brasil no cenário internacional e o futuro da diplomacia brasileira”, Brasília, 8 agosto 2020, 13 p. Ensaio elaborado como texto de apoio a palestra na 7ª edição do Simpósio de Direito Internacional da Universidade Federal do Ceará, a convite do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais da UFC (GEDAI-UFC) no dia 19 de agosto, das 16h30m às 18h. 


O Brasil no cenário internacional e o futuro da diplomacia brasileira


Paulo Roberto de Almeida
[Objetivo: palestra na 7ª edição do Simpósio de Direito Internacional da Universidade Federal do Ceará; finalidade:Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais da UFC (GEDAI-UFC) no dia 19 de agosto, das 16h30m às 18h]

Sumário: 
1. Qual é o cenário internacional atual?
2. Como o Brasil se situa nesse cenário?
3. Quais foram, quais são, atualmente, os posicionamentos da diplomacia brasileira?
4. Os sete pecados capitais da diplomacia bolsolavista
5. A diplomacia brasileira tem futuro? Certamente, mas ainda não sabemos qual será 

1. Qual é o cenário internacional atual?
Depois de meio século de bipolaridade estrita entre as duas superpotências, na longa conjuntura da Guerra Fria – quando os Estados Unidos, líder indisputável da ordem política e econômica do pós-guerra, tinham como seu único opositor a União Soviética, com a China ainda tateando sob o maoísmo demencial –, o cenário geopolítico contemporâneo apresenta-se mais dividido do que nunca, depois de uma breve fase, nos anos 1990, de aparente supremacia unipolar e solitária dos EUA. Hoje, a ainda primeira potência econômica, militar, tecnológica e financeira, tem pelo menos dois concorrentes geopolíticos, a China ressurgente, a Rússia novamente desafiadora, a União Europeia colocada numa situação de marginalidade relativa nos grandes jogos do poder, diversos outros atores de peso em contextos regionais – como o Irã, ou a Alemanha – ou até mundial, como talvez a Índia, e cenários diversificados envolvendo economias avançadas e países emergentes, no campo político ou econômico. 
(...)

O ensaio completo pode ser visto neste link da plataforma Academia.edu: 

https://www.academia.edu/43844245/O_Brasil_no_cenario_internacional_e_o_futuro_da_diplomacia_brasileira_2020_

No momento oportuno divulgarei o link para o evento.

Nenhum comentário: