O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Mini-reflexão sobre os tempos que correm (ops, que escoam) - Paulo Roberto de Almeida

 Mini-reflexão sobre os tempos que correm (ops, que escoam)

Paulo Roberto de Almeida

No imediato seguimento da Grande Destruição lulopetista da economia, 2015-16 — quando caímos -3,8 e -3,5 no PIB e -10% na renda — eu imaginava que a recuperação se daria entre 7 e 10 anos. Superavit primário consistente, só ali por 2029, com sorte, e se tudo corresse bem no ajuste macroeconômico e nas reformas estruturais.

Agora, com a pandemia e a terra devastada sendo produzida atualmente, eu chuto a recuperação plena aí por 2032-33, com a mesma renda per capita de 2014!

Com a desvalorização voltamos a ficar pobres e, nas “comemorações” (se houver) do bicentenário em 2022, teremos a mesma renda de dez anos antes (ou mais).

Se isso não é retrocesso relativo e absoluto, encontrem-me um outro nome. 

Mais catastrófico, quero dizer. 

Depois da Grande Destruição de Dona Dilma, teremos o Grande Retrocesso do Grande Mentecapto, que vai deixar um rastro de devastação ainda pior do que a recessão lulodilmista: esta atingiu basicamente a economia e os empregos. Agora, estamos sendo invadidos por uma malta de reacionários anacrônicos (sic!; redundância autorizada), que além de destruírem as instituições, a cultura e a nossa autoestima, ainda atuam como “body snatchers”, roubando o cérebro de muita gente (muitos, com só dois neurônios, nem precisa muito esforço).

Meus caros: nem a catástrofe da Revolução Cultural de um Mao já demencial, causou tanto estrago...

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 25/11/2020

Nenhum comentário: