O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 28 de novembro de 2020

Brasil-Japão: 125 anos do Tratado de Amizade: exposições e guias culturais da Japan House de SP

 

O importante Tratado de Amizade Brasil-Japão completa 125 anos em 2020 e, para marcar a integração da comunidade japonesa que imigrou para o Brasil, a Japan House São Paulo promove a ação “Caminhos Brasil | Japão” no dia 06/dez, domingo, a partir das 10h.

Com duração de cerca de 1h30, a caminhada contará com 6 diferentes percursos pela cidade de São Paulo que celebram os temas ArtesAtualidades, Cultura, Esportes,Gastronomia e Memórias Brasil e Japão


*O evento será transmitido ao vivo no site da JHSP e o público, de casa, poderá escolher qual caminho quer acompanhar de maneira online.
Conheça os personagens e os convidados de cada trajeto:

Rota Artes:

Mauro Sousa, filho do cartunista Mauricio de Sousa e diretor da Mauricio de Sousa Produções, será o personagem do trajeto Artes e será acompanhado pelos artistas ZezãoGabriel Ribeiro (Gabs) e Catarina Gushiken

Partindo do Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, passam pelo Monumento em Homenagem aos Pioneiros da Imigração Japonesa, local que representa a história da imigração, do começo com a agricultura e o café consolidando a grande parceria e amizade dos dois países, pelo Hotel Unique, com a exuberante arquitetura de Ruy Ohtake, com design incapaz de passar despercebido e pela Galeria Joh Mabe, onde serão recebidos por Yugo Mabe Junior e chegarão à JHSP 5,3km depois.

Rota Esportes:

O percurso esportivo tem início no Jardim Japonês localizado no Parque da Aclimação. Ao longo de 4,2 km, o nosso guia é Pedro Henrique Gonçalves da Silva, mais conhecido como Pepê Gonçalves, canoísta olímpico de slalom, um dos atletas de maior destaque do Brasil, classificado para representar o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Para conversar sobre a contribuição da imigração japonesa para o esporte brasileiro, juntam-se a Pepê o jornalista Marcelo Duarte e os atletas Fernando KurodaThais MakinoRogério Saito e Patricia Hamamoto. O trajeto em direção à JHSP passa pelo Instituto Fukuda, onde o grupo encontra Ricardo Fukuda, coordenador artístico da instituição, e a Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, que promove a cultura da província de Kumamoto em nosso país.

Rota Atualidades:

O jornalista Ricardo Cruz é o personagem do trajeto Atualidades e encontra pelo caminho Rafael Gushiken, com quem conversa sobre diferentes temas atuais do Japão. Partindo do Fundação Mokiti Okada, onde conversam com o presidente da instituição, Marco Antonio Baptista Resende, e o especialista em cultura japonesa, Erisson Thompson. Em seguida, rumam para a Associação Hokkaido, passando pela Escola de Educação Infantil Multicultural Brasil Japão Mutsumi Youtien, que ensina japonês desde o berçário, e encontram as anfitriãs Saniy Onishi e Yuka Shimizu. Antes de alcançar a JHSP, eles realizam uma última parada na Associação Ishikawa-Ken, dedicada à promoção da cultura da província de Ishikawa, completando o percurso de 4 km.

Rota Gastronomia:

Em celebração à riqueza e à diversidade da gastronomia japonesa, este trajeto de 4,2 km é encabeçado por Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê, e Hideki Uehara, fundador do GoHanGo e cozinheiro do Tamashii Ramen. Telma e Hideki iniciam o caminho na Rua Conde de Sarzedas – conhecida também como Rua dos Japoneses – como forma de celebrar o local que desde 1912, quando passou a ser ocupada por novos moradores vindos do Japão, significa esperança por dias melhores para os imigrantes. A primeira parada do trajeto será na Associação Okinawa Kenjin do Brasil e, de lá, Telma e Hideki seguem para a feira da Praça da Liberdade, onde conversam sobre a história da relação entre Brasil e Japão pelo ponto de vista das comidas e bebidas, sobre pastelarias, izakayas, mercados e restaurantes. Ao longo do caminho rumo à JHSP, eles encontram personalidades do universo gastrônomico, como Yoshi Higuchi, do izakaya Kintaro, Cesar Yukio, chef pâtissier e referência em confeitaria contemporânea japonesa, conhecida como Yogashi, e o chef e sumotori Taka Higuchi.

Rota Cultura:

Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo, é o nosso guia no trajeto que celebra a contribuição cultural da imigração japonesa e os 129 anos da Avenida Paulista, principal corredor cultural da cidade de São Paulo. Ele inicia sua caminhada no Instituto Moreira Salles, onde é recebido pelo superintendente-executivo Marcelo Araújo, passando em seguida pelo Hotel Blue Tree, onde encontra a presidente do grupo, Chieko Aoki, e pelo Museu de Arte de São Paulo, o MASP. No caminho, Eric encontra Toshio Ichikawa, presidente do Kenren, a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, que o acompanha em parte do trajeto, em direção ao Centro Cultural Fiesp/Sesi. O caminho inclui ainda a escultura Tomie Ohtake, momento em que conversam com Akira Kusunoki, cônsul geral adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo, além do Itaú Cultural e do SESC Avenida Paulista, onde encontram-se com Aurea Leszczynski Vieira Gonçalves, gerente de relações internacional da instituição. Eric passa ainda pela Casa das Rosas, antes de completar o percurso de 2,6 km até a JHSP.

Rota Memórias Brasil e Japão:

O nosso guia na caminhada de 3,7 km que tem início no bairro da Liberdade, berço da Imigração Japonesa no Brasil, é Claudio Kurita, diretor de operações, eventos e institucional da JHSP. Na Liberdade, Kurita parte da sede do Jornal Nikkey Shimbun, importante veículo de comunicação da comunidade nipo-brasileira. Ao longo de seis paradas, Kurita revisita suas memórias familiares e recebe como convidados Hayao HirataPedro Yuri Tani Souza e Seiko Tani. O caminho, então, continua pelo Largo da Pólvora, pelo Nikkey Palace, pela sede do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), onde o grupo é recebido por Renato Ishikawa, presidente da instituição, seguindo pelo Templo SotoZen, pelo Yamaguchi Kenjin e pelo Hiroshima Kenjinkai do Brasil, até a chegada à JHSP.

Ao todo, as 6 rotas somam 24 quilômetros de importantes histórias, memórias e celebrações, que permanecerão como legado para a cidade de São Paulo e disponíveis, posteriormente, para todos que tiverem interesse em percorrer os roteiros e aprender ainda mais sobre a centenária união nipo-brasileira. 

Quando: 06/dez, domingo, a partir de 10h
Onde: assista, ao vivo, aqui

Siga nossas redes sociais para acompanhar todas as novidades sobre o evento Caminhos Brasil | Japão:

Nenhum comentário: