O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Pesquisa sociográfica sobre a carreira diplomática— ADB/ Sindical

 

A ADB/Sindical quer traçar um diagnóstico sobre a carreira de diplomata
26 de novembro de 2020 In Comunicado

Com o intuito de conhecer, em profundidade e com rigores estatísticos, o perfil e a opinião dos diplomatas brasileiros, a ADB Sindical abre chamada pública para receber propostas de prestação de serviços de consultoria, na área de pesquisa sobre a força de trabalho que compõe a carreira.
O estudo ajudará na construção de uma base de dados para subsidiar ações estratégicas para o fortalecimento da classe, e na identificação de medidas que possam vir a ser sugeridas pela Associação/Sindicato à administração do Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de aperfeiçoar a gestão de pessoas e a prestação de serviços públicos.
As empresas interessadas devem enviar suas propostas até o dia 20/01/2021 para o e-mail secretaria@adb.org.br. Será considerada vencedora pela Associação/Sindicato a proposta mais completa pela Diretoria de Estudos e Pesquisas da entidade. Critérios como, metodologia, preço, cronograma de entrega de cada produto e experiência dos pesquisadores serão considerados positivamente na avaliação das propostas, assim como:
• estratégia de relacionamento com a administração do MRE:
apresentação, realização (incluindo acesso a dados) e comunicação do estudo;
• aspectos éticos e jurídicos relacionados à privacidade, segurança de dados, demais direitos dos funcionários e propriedade dos dados obtidos;
• estratégias de comunicação com as pessoas pesquisadas de modo a despertar interesse e garantir a participação; e
• estratégia de divulgação do estudo, em coordenação com a Diretoria da Comunicação da ADB/Sindical, envolvendo responsáveis, cronograma e protocolos de gestão e segurança da informação.
Para mais informações, entrar em contato com a secretaria da ADB/Sindical: secretaria@adb.org.brou pelos telefones: (61) 3224-8022 / 2030-6950 / 3322-0504

Veja abaixo o que deve contemplar a pesquisa:

A) Produto 1: sugestão de objetivos específicos, levantamento de fontes disponíveis e elaboração de desenho metodológico Seguem, abaixo, elementos que deverão ser contemplados no produto 1: 

A1. Obtenção de dados sobre a composição atual do corpo diplomático, tais como gênero, raça, orientação sexual e identidade de gênero, deficiência, idade, origem geográfica, patrimônio, estado civil, nacionalidade e profissão do cônjuge, dependentes, parentesco com outros membros do Serviço Exterior Brasileiro, classe da carreira, postos e lotações ocupados.
A2. Obtenção de dados sobre os candidatos à carreira de diplomata dos últimos 5 anos, levando-se em consideração, sempre que possível, os recortes indicados no item A1.
A3. Obtenção de dados sobre os diplomatas aposentados, levando-se em consideração, sempre que possível, os recortes indicados no item A1.
O desenho metodológico deverá levar em conta, além dos objetivos geral e específicos da pesquisa e das fontes disponíveis, as restrições e oportunidades previstas na legislação brasileira, em especial Lei de Acesso à Informação e Lei Geral de Proteção de Dados.
B) Produto 2: realização da pesquisa
Execução da pesquisa proposta como parte do produto 1, após aprovação pela Diretoria Executiva da ADB.
C) Produto 3: identificação de padrões evidenciados nos dados coletados Relatório de análise dos dados encontrados na segunda fase, contemplando, pelo menos:
C1. Identificação das principais assimetrias no acesso, progressão, lotação e desempenho de funções de liderança no Brasil e exterior em função dos dados obtidos na primeira etapa;
C2. Identificação das principais assimetrias entre os candidatos e os aprovados do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata nas diferentes fases;

C3. Evolução das assimetrias identificadas nos itens C1 e C2 ao longo dos respectivos períodos estudados.
D) Produto 4: descrição das condicionantes normativas da política de pessoal Descrição das restrições e estímulos, constantes de regras escritas e não escritas, para ingresso e ascensão profissional, que possam guardar relação com os resultados do produto 3.
E) Produto 5: benchmarking
Coleta e apresentação de dados relevantes para o estudo sobre entidades públicas e privadas no Brasil e chancelarias estrangeiras, que possam servir de inspiração para melhoria da gestão de pessoal no MRE, sem perder de vista a dimensão da necessidade de adaptabilidade à realidade do Itamaraty.
F) Produto 6: sugestões de medidas para mitigar as assimetrias identificadas Apresentar possíveis soluções para melhoria da gestão de pessoal no MRE.
3. Do modelo de Execução
A execução dos produtos descritos no item 2 deste Termo ocorrerá no prazo máximo de 12 meses. A proposta deverá apresentar cronograma de entrega de cada produto.
Os produtos serão avaliados pela Diretoria de Estudos e Pesquisas da ADB/Sindical, que poderá apresentar sugestões de ajustes na pesquisa e apresentação de cada produto.

Clique aqui para acessar o documento Edital Diversidade PDF


Nenhum comentário: