O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 22 de novembro de 2020

Convite aos meus alunos: avalie o seu professor (ou seja, eu mesmo) - Paulo Roberto de Almeida (2004)

 Dois exercícios de avaliação didática

(ou o “provão” de uma disciplina):

(a) uma autocrítica preventiva do professor por si mesmo

(b) um guia para a pontuação do professor pelos alunos

 

Paulo Roberto de Almeida

(www.pralmeida.org)

 

 

Guia de aferição da disciplina: 

Introdução à Economia para o Direito (1º semestre de 2004)

 

            Sempre atribui muita importância à atividade docente: acredito que o fato de dar aulas, encargo que assumo voluntariamente, à margem e em acréscimo a minhas outras obrigações profissionais normais, contribuem para me manter atualizado com a literatura da área, me levam a sistematizar meu pensamento sobre determinadas questões (ou, pelo menos, a expor os argumentos de terceiros com suficiente clareza) e também podem resultar em materiais de aula que depois servirão para compor trabalhos mais elaborados e, quem sabe até, um futuro livro. Estas são as razões que me sempre me levaram, geralmente sem maior incitação financeira, a sacrificar tempo livre, horas de sono ou convívio familiar para me dedicar a essa nobre (e atualmente tão desprestigiada) missão professoral. Esse tipo de “deformação” acadêmica corresponde, provavelmente, a uma segunda natureza, que só pode ser explicada pela valorização extrema que empresto ao estudo sistemático, à leitura anotada, à argumentação socrática, quando não às polêmicas acerbas, que também são bem vindas no ambiente racional-intelectual em que gostaria de viver (doce ilusão…).

            Por isso, aproveitei a leitura da introdução do livro de um colega acadêmico para também proceder a uma “autoavaliação” de minhas eventuais qualidades docentes (ou falta de), no exercício da nobre missão já referida acima. Vou procurar seguir as recomendações constantes de um desses livros americanos de “controle de qualidade” e colocar os pontos que julgo merecer no desempenho dessas funções didáticas.

Mas, as autoavaliações costumam ser condescendentes, quando não muito pouco críticas. Por isso, convido meus alunos a se preparem para também avaliar o professor, com a ajuda da tabela que figura abaixo.

Os itens alinhados refletem alguns dos modos pelos quais os professores podem ser descritos ou julgados pelos seus alunos. Por favor, assinale o número que indica o grau pelo qual você sente cada item como descritivo deste seu professor. Em alguns casos, a afirmação não se aplica ou você não tem opinião a respeito. Nestes casos, não marque nenhum número dessa linha. Se quiser efetuar a soma, ao final de tudo, ficarei agradecido: isto me facilitará muito a vida, ou pelo menos me poupará tempo de calculadora.

 

Na ponta do lápis, assinale quanto vale o seu professor…

 

Não

 

 

 

Muito 

1. Discute outros pontos de vista (além do seu próprio).

1

2

3

4

5

2. Discute os desenvolvimentos recentes em sua área de conhecimento.

1

2

3

4

5

3. Dá referências para estudar os pontos mais interessantes.

1

2

3

4

5

4. Enfatiza o entendimento conceitual.

1

2

3

4

5

5. Explica claramente.

1

2

3

4

5

6. Está bem preparado.

1

2

3

4

5

7. Dá aulas que são fáceis de anotar.

1

2

3

4

5

8. Sumaria os principais pontos.

1

2

3

4

5

9. Identifica o que considera importante.

1

2

3

4

5

10. Encoraja a discussão em classe-de-aula.

1

2

3

4

5

11. Estimula os alunos a compartilhar seus conhecimentos e experiências.

1

2

3

4

5

12. Estimula a crítica às suas próprias ideias.

1

2

3

4

5

13. Sabe se a turma está entendendo-o ou não.

1

2

3

4

5

14.Estimula os alunos a aplicarem os conceitos para demonstrarem conhecimento.

1

2

3

4

5

15. Dá ajuda pessoal aos alunos que estão tendo dificuldades no curso.

1

2

3

4

5

16. Tem uma relação pessoal e/ou informal com os alunos.

1

2

3

4

5

17. É acessível aos alunos fora da classe-de-aula.

1

2

3

4

5

18. Tem um estilo interessante de apresentação.

1

2

3

4

5

19. Varia a velocidade e o tom de sua voz.

1

2

3

4

5

20. Motiva os alunos a fazerem o melhor que podem.

1

2

3

4

5

21. Dá aos alunos tarefas interessantes e estimulantes.

1

2

3

4

5

22. Dá exames que permitem aos alunos demonstrarem conhecimento.

1

2

3

4

5

23. Mantém os alunos informados de seus progressos.

1

2

3

4

5

Resultados parciais (Soma das colunas individuais)

 

 

 

 

 

Resultado final global (Soma de todas as colunas)

 

Fonte: A Berkeley Compedium of Sugestions for Teaching with Excellence. Copyright 1983 by the Regents of the University of California, In: Fernando Nogueira da Costa, Economia Monetária e Financeira: Uma Abordagem Pluralista (Editora Makron Books, 1999); ver Introdução: “Busca de Excelência no Ensino”.

 

Paulo Roberto de Almeida

(pralmeida@mac.com; www.pralmeida.org)

Brasília, 6 de fevereiro de 2004

 

Nenhum comentário: