O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 28 de novembro de 2020

Exoneração do IPRI no Carnaval de 2019: manifestações de leitores - Paulo Roberto de Almeida

No dia 4 de março de 2019, uma segunda-feira de Carnaval, fui acordado por um telefonema irado, do chefe de gabinete do chanceler acidental – ou sub-chanceler, como prefere Josias de Souza –, reclamando que o dito sub-encarregado do Itamaraty tinha ficado nervoso pela postagem que eu havia feito, poucas horas antes (já na madrugada do mesmo dia), colocando um artiguinho medíocre que ele havia escrito para responder a uma palestra do embaixador Rubens Ricupero sobre a política externa em geral (na Casa das Garças, em 25 de fevereiro) e um artigo do ex-chanceler e ex-presidente FHC, naquele domingo, sobre o caso da Venezuela em particular. O chanceler acidental – que um dos leitores, abaixo, chama de "barata de igreja", ficou provavelmente descontente que seu artiguinho ofensivo tenha sido confrontado com duas peças mais consistentes.

Em todo caso, eu estava hoje preparando um outro trabalho, este aqui: 

3804. “Planejamento estratégico da diplomacia brasileira: o papel do IPRI”, Brasília, 28 novembro 2020, 17 p. Notas para servir de debate no quadro de convite formulado por Antonio Cottas Freitas, do Instituto Diplomacia para Democracia, realizado em formato online em 12/12/2020. Divulgado na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/44595418/3804_Planejamento_estrategico_da_diplomacia_brasileira_o_papel_do_IPRI_2020_) e no blog Diplomatizzando (link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2020/11/planejamento-estrategico-da-diplomacia.html).

quando tive de novamente citar minha exoneração, informada imediatamente no mesmo dia, nesta postagem, que recebeu os comentários que transcrevo abaixo: 

423. “Nota sobre minha exoneração como diretor do IPRI”, Brasília, 4 março 2019, 1 p. Explicando o que se passou. Divulgado no blog Diplomatizzando (4/03/2019; link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2019/03/nota-sobre-minha-exoneracao-como.html), no Facebook (https://www.facebook.com/paulobooks/posts/2347578208638949). 

 Na verdade, eu já esperava ser exonerado desde o dia 1o. de janeiro, e estava estranhando que demorasse tanto.

Mas, os comentários foram, em sua maior parte, extremamente gratificantes.


11 comentários:


Que pena que não respeitem pontos de vista diversos. A mente binária apenas enxerga preto e branco. Continue o seu trabalho enfatizando o libertarianismo. O Brasil e o mundo precisam de pessoas como o senhor.

Unknown disse...

1.Primeiro, queria [dizer] que não concordo em parte com o posicionamento acerca das situações que envolvem Lula, sua política, "seus crimes"... Ja concordei mais, mas vinha concordando menos.
2. Queria desejar força nessa sua caminhada e me solidarizar com a situação, porque aqui no Brasil, e muito mais agora, não há tolerância com a posição divergente.
3. Tudo muito lamentável.

Xxxxxx disse...

O senhor está de parabéns por oferecer resistência destemida à essa aberração que chamam de governo e a essa barata de igreja que chamam de chanceler.
É reconfortante saber que ainda há cabeças pensantes nessa casa, cujo padrão de perseguições, ainda que contra os menores, conheço bem.

Briz disse...

Caro Sr.Paulo Roberto Almeida, em um momento da minha vida profissional desafiei a persistência de buscar uma carreira na chancelaria brasileira. Infelizmente, ou felizmente, tive outras oportunidades que me levaram a um outro caminho.Porém, durantes anos a fio, li diariamente seu blog, quando o sr. estava no Brasil e nos EUA, e seus ensaios, pois os lendo, tinha a profundidade do momento político brasileiro a internacional.
Fui surpreendido pela decisão do atual chanceler brasileiro em exonerá-lo. Por motivos, ao meu ver, não relacionados a carreira e sua gestão a frente do IPRI, mas sim, por suas opiniões.
Triste saber que a busca por um debate interrompe uma carreira dessa magnitude, triste saber que as decisõs do nosso chanceler têm sido extremamente equivocadas, nem sempre ligadas a manutenção da nossa soberania , e, elevação dos interesses nacionais.
Conte com minha leitura diária, a vida continua...

Anônimo disse...

Prezado Paulo Roberto de Almeida,

Quero dizer que o admiro e sua coragem nos motiva e nos orgulha.

Também passei a dedicar um blog sobre o Ernerto Araújo e sua geopolítica olavista, que é uma verdadeira vergonha para nossa tradição diplomática.

Desejo sucesso!

Saudações

Anne disse...

Você me fez pensar que moro em Brasília há dois anos e nem fui conhecer o Itamaraty. Meta para março!

Regina Caldas disse...

Caro amigo, Paulo Roberto

Estão apagando os farois que iluminam os rumos da política externa brasileira?

Cordialmente,

Regina Caldas

Francisco Tabajara disse...

Pelo tamanho das pessoas que criticaram sua exoneração tendo a considerar que foi injusta e descabida, como muitos atos desse governo para quem torço por falta de opções. Só não consigo entender sua tolerância com FHC. O grande traidor desse país, responsavel pela eleição de Lula e consequências, enrustido e sem desculpas, porque tinha educação e cultura.

Fernando José V. de Senna Jr disse...

Vida que segue Sr. Embaixador. Acompanho estupefato tais eventos recentes desejando que a Justiça, a real e honesta, se apodere dos valores republicanos e lhe conceda o espaço profissional adequado para o bem estar de nossa Nação. Aqui me solidarizo ciente de que, para toda tempestade, breve haverá bonanza.

Unknown disse...

É altamente preocupante o fato de um governo que comanda um país de dimensões continentais, como o nosso, basear suas decisões na opinião de um astrológo propagadir de fake news e teorias da conspiração!

Anônimo disse...

PRA, vc é um exemplo para os brasileiros!


Nenhum comentário: