O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 4 de março de 2019

Nota sobre minha exoneracao como diretor do IPRI - Paulo Roberto de Almeida


Nota sobre minha exoneração como diretor do IPRI

Paulo Roberto de Almeida
 [Objetivo: esclarecimento público; finalidade: informação preliminar] 

Durante os treze anos e meio do regime lulopetista, do início de 2003 até o impeachment de meados de 2016, permaneci à margem de qualquer cargo na Secretaria de Estado, por motivos que podem ser facilmente detectáveis por todos aqueles que acompanham meus escritos e minha atividade intelectual: nunca escondi minha postura em face de uma diplomacia que eu considerava, em termos objetivos, inadequada aos interesses do Brasil. Reflexos dessa grande travessia do deserto, um ostracismo até irregular no plano administrativo, apareceram em meu livro de 2014: Nunca antes na diplomacia...: a política externa brasileira em tempos não convencionais (Appris).
Resgatado de um exílio totalmente involuntário, que durou o dobro de meu exílio voluntário durante o regime militar, assumi, em agosto de 2016, o cargo de diretor do IPRI, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, e tudo o que fiz nestes dois anos e meio pode ser visto em meu blog Diplomatizzando (relatório e programa de trabalho: https://diplomatizzando.blogspot.com/2019/03/relatorio-de-atividades-do-diretor-do.html). Aparentemente, esse mesmo blog, que me serviu como quilombo de resistência intelectual durante os anos do lulopetismo diplomático, abriu a justificativa, agora, para minha exoneração, pelo fato de ter postado artigos críticos à política externa atual – do ex-ministro Rubens Ricupero, e ex-chanceler e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – juntamente com um artigo do próprio chanceler atual, e convidando a um debate sobre a diplomacia corrente. Adicionalmente, meu blog trouxe críticas a uma personalidade bizarra do momento político brasileiro, totalmente inepta em matéria de relações internacionais, mas ao que parece grande eleitor nas circunstâncias atuais.
Voltarei a fazer da Biblioteca do Itamaraty o meu escritório de trabalho, como foi o caso durante os longos anos de ostracismo sob o lulopetismo. Aproveito para anunciar meu próximo livro: Contra a Corrente: ensaios contrarianistas sobre as relações internacionais do Brasil, 2014-2018 (Appris). A vida continua...

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 4 de março de 2019



11 comentários:

Leyanie disse...

Que pena que não respeitem pontos de vista diversos. A mente binária apenas enxerga preto e branco. Continue o seu trabalho enfatizando o libertarianismo. O Brasil e o mundo precisam de pessoas como o senhor.

Unknown disse...

1.Primeiro, queriqueria não concordo em parte com o posicionamento acerca das situações que envolvem Lula, sua política, "seus crimes"... Ja concordei mais, mas vinha concordando menos.
2. Queria desejar força nessa sua caminhada e me solidarizar com a situação, porque aqui no Brasil, e muito mais agora, não há tolerância com a posição divergente.
3. Tudo muito lamentável.

Maria de Fátima Morbach de Medeiros disse...

O senhor está de parabéns por oferecer resistência destemida à essa aberração que chamam de governo e a essa barata de igreja que chamam de chanceler.
É reconfortante saber que ainda há cabeças pensantes nessa casa, cujo padrão de perseguições, ainda que contra os menores, conheço bem.

Briz disse...

Caro Sr.Paulo Roberto Almeida, em um momento da minha vida profissional desafiei a persistência de buscar uma carreira na chancelaria brasileira. Infelizmente, ou felizmente, tive outras oportunidades que me levaram a um outro caminho.Porém, durantes anos a fio, li diariamente seu blog, quando o sr. estava no Brasil e nos EUA, e seus ensaios, pois os lendo, tinha a profundidade do momento político brasileiro a internacional.
Fui surpreendido pela decisão do atual chanceler brasileiro em exonerá-lo. Por motivos, ao meu ver, não relacionados a carreira e sua gestão a frente do IPRI, mas sim, por suas opiniões.
Triste saber que a busca por um debate interrompe uma carreira dessa magnitude, triste saber que as decisõs do nosso chanceler têm sido extremamente equivocadas, nem sempre ligadas a manutenção da nossa soberania , e, elevação dos interesses nacionais.
Conte com minha leitura diária, a vida continua...

Anônimo disse...

Prezado Paulo Roberto de Almeida,

Quero dizer que o admiro e sua coragem nos motiva e nos orgulha.

Também passei a dedicar um blog sobre o Ernerto Araújo e sua geopolítica olavista, que é uma verdadeira vergonha para nossa tradição diplomática.

Desejo sucesso!

Saudações

Anne disse...

Você me fez pensar que moro em Brasília há dois anos e nem fui conhecer o Itamaraty. Meta para março!

Regina Caldas disse...

Caro amigo, Paulo Roberto

Estão apagando os farois que iluminam os rumos da política externa brasileira?

Cordialmente,

Regina Caldas

Francisco Tabajara disse...

Pelo tamanho das pessoas que criticaram sua exoneração tendo a considerar que foi injusta e descabida, como muitos atos desse governo para quem torço por falta de opções. Só não consigo entender sua tolerância com FHC. O grande traidor desse país, responsavel pela eleição de Lula e consequências, enrustido e sem desculpas, porque tinha educação e cultura.

Fernando José V. de Senna Jr disse...

Vida que segue Sr. Embaixador. Acompanho estupefato tais eventos recentes desejando que a Justiça, a real e honesta, se apodere dos valores republicanos e lhe conceda o espaço profissional adequado para o bem estar de nossa Nação. Aqui me solidarizo ciente de que, para toda tempestade, breve haverá bonanza.

Rafaell Guimarães disse...

É altamente preocupante o fato de um governo que comanda um país de dimensões continentais, como o nosso, basear suas decisões na opinião de um astrológo propagadir de fake news e teorias da conspiração!

Anônimo disse...

PRA, vc é um exemplo para os brasileiros!