domingo, 2 de maio de 2021

Assim marcha o capitalismo: as 20 maiores companhias (nacionais ou mundiais) em 1989 e em 2021: uma mudança arrasadora - Berkshire Hathaway

 Copio da postagem de Brett Berson (@brettberson) no Twitter

From the Berkshire Hathaway annual meeting - top 20 companies in the world today vs. 30 years ago. Amazing what can happen in just 30 years.

As maiores em 1989:

As maiores em 2021:


Meu comentário (PRA):

Não se trata exatamente da maior "fortaleza" americana, assim, como não se trata, supostamente, da "fraqueza" atual do Japão ou da emergência da China. 

O conceito geográfico de dominação econômica ou hegemonia mundial – que os sociólogos adoram – não casa bem com esses movimentos tectônicos, que devem ser analisados em função da microeconomia da INOVAÇÃO. 

Sim, os EUA concentram atualmente as empresas mais inovadoras, mas empresas não são exatamente "patrióticas", pois elas visam antes de mais nada o lucro para seus acionistas principais. Capitalistas não têm pátria, eles têm CAPITAL.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 2/05/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.