O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Aviso aos navegantes: alerta contra um empreendimento OPORTUNISTA: Brazilian Journal of Development, máquina de sugar dinheiro de incautos

Recebi a mensagem abaixo (em itálico, in fine) em meu e-mail pessoal, convidando-me a publicar nessa revista um texto meu, que nem é artigo, como eles anunciam, e sim mera apresentação de Grupo de Pesquisas no Uniceub, onde sou professor.

Se eu concordar em "publicar" o meu texto, que já está disponível neste link: 

3823. “Desafios a um Brasil Global: reflexões do Grupo de Pesquisas no UniCEUB”, Brasília, 16 dezembro 2020; Apresentação oral e via transmissão online disponível no formato do YouTube, com respostas a questões enunciadas da audiência (link: https://www.youtube.com/watch?v=umLfEQSS0Oc&feature=youtu.be). Disponível na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/44721231/3823_Desafios_a_um_Brasil_Global_reflexoes_do_Grupo_de_Pesquisas_no_UniCEUB_2020_).

eu ainda TERIA DE PAGAR R$ 490,00, pelo "privilégio" duvidoso de ter meu nome associado a um EMPREENDIMENTO OPORTUNISTA.

O pior é que junto com esse texto meu – que eles dizem que avaliaram e se tratava de um bom artigo – eles me mandaram mais dois e-mails semelhantes, para artigos que NÃO SÃO MEUS: 

1) Parabenizo pelo excelente artigo: “A EFICIÊNCIA DAS MEDIDAS DA POLÍTICA PÚBLICA FEDERAL DE INCENTIVO À MANUTENÇÃO E À CRIAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19”...

2) Parabenizo pelo excelente artigo: “A REFORMA INCOMPLETA DO DIREITO SINDICAL BRASILEIRO: O ESTRANGULAMENTO DO SINDICATO BRASILEIRO”, ...

     Minha recomendação: APAGUEM e DENUNCIEM essas mensagens oportunistas, destinadas a arrancar dinheiro de acadêmicos incautos.

Paulo Roberto de Almeida

==============

Prezados autores,

Parabenizo pelo excelente artigo: “DESAFIOS A UM BRASIL GLOBAL: REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PESQUISAS NO UniCEUB”, publicado no “III Simpósio Internacional d e Pesquisa e XVIII Encontro de Iniciação Cienti¬fica do UniCEUB 2020”

Neste sentido, convidamos você a publicar seu artigo na revista Brazilian Journal of Development, revista avaliada pelo novo Qualis Capes único como B2, em 2019, e indexada em diversas bases como Latindex e Clase. O novo qualis ainda não foi atualizado na plataforma sucupira, mas você pode obter a listagem completa em: ou http://www.ppc.uem.br/qualis-2019 ou no aplicativo Chrome Qualis: 

Nossa revista pode ser acessada em seu site: 
https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD. Todos os artigos publicados recebem o seu identificador DOI. Nossa empresa é a Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda., CNPJ n. 32.432.868/0001-57, e nossa revista está vinculada a Faculdade da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), além de ser a revista de divulgação oficial de trabalhos acadêmicos da Associação Comercial de São José dos Pinhais (ACIAP).

O critério de seleção de seu artigo, que já foi analisado e considerado como aprovado pelo nosso conselho editorial, baseou-se na relevância do seu trabalho e na contribuição que ele tem no campo de estudo abordado.
Em função do corte de recursos para a pesquisa nos últimos anos, a revista não possui apoio financeiro público. Assim, optou-se em solicitar a contribuição financeira de R$ 490,00 por artigo a ser publicado, destinada aos custos de diagramação, formatação, registro do DOI e manutenção da revista, contribuição a qual deve ser feita por meio de depósito bancário ou Paypal (cartão de crédito).

Aceitando o convite, basta responder este e-mail informando o interesse e o tipo de pagamento escolhido. As demais informações serão enviadas na sequência. Não há necessidade de formatar o artigo, a revista possui editores responsáveis para este fim. A revista é de fluxo contínuo para recebimento e publicação dos artigos, portanto, assim que os artigos são formatados e diagramados, estarão disponíveis online.
Em caso de dúvidas, estamos à disposição pelos telefones: (41) 3534-7401 ou
(41) 99591-3404 (trabalhamos com WhatsApp neste número).

Prof. Dr. Edilson Antonio Catapan
Editor-Chefe
Brazilian Journal of Development


Um comentário:

Simone disse...

Eu acabei de receber, mas no meu caso, eles acharam dois artigos meus publicados em Anais. Desconfiei por causa do nome "da faculdade" e pesquisei, até perceber que era golpe. Para certificar simplesmente busquei no Google e achei seu post!
Nós que já vivenciamos as alegrias e dores da academia, sabemos que ninguém te convida dessa forma e ainda cobrando 490,00!
Obrigada por registrar esse golpe e ajudar a mim e com certeza a outros.