O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

A educação de Celso Lafer: um reconhecimento ao mestre - Paulo Roberto de Almeida in: Celso Lafer, Relações internacionais, política externa e diplomacia brasileira (2018)


 Uma das mais relevantes obras que pude editar, enquanto fui diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), da Fundação Alexandre de Gusmão, entre 2016 e 2018, foi a coleção quase completa de artigos, ensaios, entrevistas e discursos de Celso Lafer, que pode ser considerado, junto com Hélio Jaguaribe, o "pai" das relações internacionais no Brasil.

Aliás, depois de receber uma tonelada de textos em diferentes formatos, corri para colocá-los numa formatação adequada, enquadrando a cronologia, complementando informações faltantes, e até fazendo um ensaio de avaliação do conjunto de sua obra, que acabou sendo colocado, como posfácio, e por iniciativa do próprio Celso Lafer, ao segundo volume (uma vez que a introdução, no 1o. volume, tinha sido feita pelo embaixador Gelson Fonseca). Digo que corri, pois pressenti, logo nas eleições de 2018, que  a situação no Itamaraty mudaria significativamente a partir de 2019; assim, trabalhei intensamente para que os dois volume ficassem prontos ainda em 2018, e eles foram lançados em 18 de dezembro com a presença em Brasília do próprio Celso Lafer.

Apresento neste volume, os índices dos dois volumes e o meu próprio posfácio, como registrado na ficha abaixo:


 3302. “A educação de Celso Lafer: um reconhecimento ao mestre”, Brasília, 19 julho 2018, 9 p. Discussão geral da obra em publicação pela Funag de Celso Lafer, Relações internacionais, política externa e diplomacia brasileira: pensamento e ação, com base num paralelo intelectual com a obra de Henry James, The Education of Henry Adams: an autobiography(New York: The Modern Library, 1999), e alguma referência às Confissões de Santo Agostinho. Revisão em 18/09/2018. Inserido como posfácio ao segundo volume da obra de Celso Lafer. Apresentado numa postagem do blog Diplomatizzando (link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2018/12/celso-lafer-dois-volumes-com-seus.html). Publicado in: Celso Lafer, Relações internacionais, política externa e diplomacia brasileira: pensamento e ação (Brasília: Funag, 2018, 2 vols., 1437 p.; lo. vol., ISBN: 978-85-7631-787-6; 762 p.; 2o. vol., ISBN: 978-85-7631-788-3, 675 p.), 2o. vol., p. 1335-1347. Relação de Publicados n. 1297. 

Divulgado na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/55778823/Celso_Lafer_Relacoes_internacionais_politica_externa_e_diplomacia_brasileira_pensamento_e_acao_Posfacio_PRAlmeida_2017_).

Nenhum comentário: