sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Minibiografia não autorizada de um tirano - Paulo Roberto de Almeida

Minibiografia não autorizada de um tirano

Paulo Roberto de Almeida


Putin é apenas um ex-KGBista cleptocrata mentiroso e fraudulento, que se utilizou de todas as trapaças, recursos e assassinos a soldo controlados pelo todo poderoso órgão repressor e de inteligência do finado Estado soviético para ascender a golpes de punhal, metralhadora e veneno, para conquistar o poder absoluto, sem qualquer restrição quanto aos meios. Gostaria de ser Pedro o Grande mas é só um reles Ivan o Terrível, que começou matando todos os possíveis concorrentes e adversários políticos, jornalistas independentes e associados recalcitrantes (entre eles, vários milionários que ele mesmo alavancou ao início).

Sua frustrada invasão e conquista da Ucrânia foi um peixe grande demais para capturar, mas ele não hesita em perpetrar todos os crimes pelos quais dirigentes civis e militares nazistas foram processados e condenados em Nuremberg (1946): crimes contra a paz, contra a humanidade e, sobretudo, milhares de crimes de guerra. Merece um Nuremberg só seu.

A Ucrânia talvez seja sua última aventura à la Hitler, mas quem quiser saber como foi a sua carreira de criminoso político, desde os tempos de Dresden até a conquista do poder absoluto, eu recomendo o livro de Karen Dawisha: Putin’s Kleptocracy: who owns Russia.

São Paulo, 6/01/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.