terça-feira, 17 de setembro de 2013

Across the whale in a month (3): Churchill's Cold War speech at Fulton, Missouri

Numa segunda-feira em que 99,99% dos museus americanos permanecem fechados, tivemos uma sorte danada ao poder visitar o memorial Churchill, localizado na pequena cidade de Fulton, no coração do Missouri, onde o famoso líder britânico da Segunda Guerra Mundial pronunciou o mais famoso discurso da Guerra Fria, na verdade, inaugurando, antecipadamente, a própria guerra fria.
Depois de sair de Saint Louis um pouco tarde, seguimos pela estrada que segue em direção a Kansas City. Exatamente no meio do caminho, e no meio do caminho entre a estrada principal e a capital do Missouri, uma sonolenta cidade de apenas 50 mil habitantes que responde pelo nome de Jefferson City (em homenagem ao terceiro presidente americano), fica esta pequena cidade que abriga o Westminster College (mesmo nome, talvez, do distrito eleitoral de Churchil, na Grã-Bretanha), que formulou o convite com o apoio do presidente Harry Truman, um caipira do Missouri (existe uma presidential library Harry Truman em Independence, pouco antes de Kansas City). 
Sempre tive curiosidade em saber por que, diabos, Churchill teria ido falar sobre tema tão importante quanto a dominação soviética na Europa centra e oriental numa cidadezinha sem qualquer importância no plano mundial como essa aldeia perdida na caipirolândia americana. Pois bem, soube agora como isso foi acontecer, um discurso memorável que colocou no mapa do mundo, e da História (com H maiúsculo) esta pequena cidade dotada de um belo museu dedicado ao maior inglês do século 20, um detestável imperialista, um indefectível colonialista, mas um grande líder militar, um estrategista razoável e um grande mestre das palavras. Ele ganhou os ingleses basicamente pela palavra e pelos escritos, pelas frases geniais, cheias de espírito. 
Relato abaixo como isso foi possível, que soube pelo guia do museu, ou doutorando em História dos EUA pelo Westminster College, e pela informação disponível na internet.

Tenho o prazer de apresentar, portanto, o

National Churchill Museum

no subsolo (ou térreo) desta bela igreja inglesa do século 17 (na verdade, do século 11, mas destruída por um incêndio, e reconstruída depois, em 1677), trazida pedra por pedra de Londres, para figurar nesse memorial construído especialmente para servir como uma espécie de panteão especial para Churchill e toda a sua história de vida, desde a juventude, até seu aparecimento inédito em Fulton. 

Na verdade, a história cobre até o final da Guerra Fria, e um pedaço do muro de Berlim figura no pátio da igreja, onde falou Gorbachev, em 1992 (ver foto abaixo).
Transcrevo uma informação sobre o local, retirada da atual "mãe dos burros", a Wikipedia.


The National Churchill Museum, (formerly the Winston Churchill Memorial and Library) located on the Westminster College campus in FultonMissouriUnited States, commemorates the life and times of Sir Winston Churchill. In 1946, Winston Churchill delivered his famous "Sinews of Peace" address in the Westminster Historic Gymnasium. His speech, due to one particularly famous phrase ("an ‘Iron Curtain’ has descended across the continent"), has come to be known as the "Iron Curtain" speech. One of Churchill's most famous speeches of all time, "Sinews of Peace" heralded the beginning of the Cold War.
The National Churchill Museum comprises three distinct but related elements: the Church of St Mary Aldermanbury, the museum, and the "Breakthrough" sculpture.

Aí estou eu, refletido no vidro da porta da entrada, para uma visita memorável, que me lembrou em algumas passagens as "catacumbas" do gabinete de guerra de Churchill em Londres, que visitamos um ano e meio atrás, quando fui dar uma palestra sobre o Brasil no King's College.

Continuo com a informação: 

Beneath the church is the Churchill museum, renovated in 2006. Through interactive new exhibits, the museum tells Churchill's story, discussing his personal and political life and his legacy. Additionally, the Clementine-Spencer Churchill Reading Room houses an extensive research collection about Churchill and his era.
Outside the church stands the "Breakthrough" sculpture, formed from eight sections of the Berlin Wall. Churchill's granddaughter, artist Edwina Sandys, designed the sculpture in order to commemorate both the "Sinews of Peace" speech and the fall of the Berlin Wall.

In 1946, Winston Churchill travelled to Westminster College in order to deliver his famous "Sinews of Peace" address as a part of the Green Lecture series. An extraordinary confluence of circumstances conspired to bring Winston Churchill to Westminster. At the time, the College had a unique connection to U.S. President Harry S. Truman's administration—Major General Harry Vaughan, a graduate of Westminster College. College president Franc McCluer asked Vaughan to see what President Truman could do to induce Churchill to come to Westminster. President Truman thought the idea of bringing Churchill to Missouri (Truman's native state) was a wonderful idea. On the bottom of Churchill's invitation from Westminster College Truman wrote: "This is a wonderful school in my home state. Hope you can do it. I will introduce you."

So it was that two world leaders, Winston Churchill and President Harry Truman, descended onto the little campus of Westminster College in Fulton, Missouri.
Churchill arrived on the Westminster College campus on March 5, 1946 and delivered his address. Churchill's "Sinews of Peace" delineated the complications and tensions of that moment in world history—less than a year after World War II and at the dawn of the Cold War. Churchill had been watching the Soviet Union with increasing concern. Churchill feared another war. "A shadow has fallen upon the scenes so lately lighted by the Allied victory," he said; adding, "whatever conclusion may be drawn from these facts…this is certainly not the liberated Europe we fought to build up. Nor is it one which contains the essentials of permanent peace."
Churchill noted the tensions mounting between Eastern and Western Europe. "From Stettin in the Baltic to Trieste in the Adriatic," he said, "an ‘iron curtain’ has descended across the continent." Churchill then predicted what he called the formation of the "Soviet sphere.


Agora uma descrição do museu, em si: 

Winston S. Churchill: A Life of Leadership gallery

Renovated in 2006, in honor of the 60th anniversary of the "Sinews of Peace," the Churchill museum strives to bring Churchill to life for new generations born years after Churchill's death. The objective of the museum is to tell the story of Churchill's life, giving due proportion both to his successes and his failures, and to let visitors make their own determinations about the man and his place in history.
This narrative is presented in the form of a "walkthrough" experience, organized chronologically. The exhibition begins with Churchill's birth and proceeds through the major events of his life, alongside an examination of the critical events of the 20th century. The exhibit relates the story of Churchill's entire life—not only his experiences in World War II—examining his pursuits as a politician, soldier, journalist, family man, and painter.
Some of the highlights of this exhibition include the "Admiralty, Army & Arsenal: 1914-1919" room. This portion of the exhibit is housed within a recreation of a World War I trench—complete with barbed wire, sandbags, and spent ammunition—that gives visitors a sense of a British soldier's experience on the Western Front. A periscope mounted on the trench wall gives visitors a glimpse of a real World War I battlescape from period footage. An accompanying ambient audio track plays the sound of soldiers’ conversations interspersed with distant gunfire and shell bursts. The World War I room also examines Churchill's role in the disasters of the Dardanelles and Gallipoliand his contributions to the technology of warfare.
Another highlight of the exhibition is "The Gathering Storm: 1929-1939" room which discusses Churchill's suspicion of Hitler and the Nazi movement. In this room, five video monitors play excerpts from Nazi propaganda films interspersed with images of the impending war, demonstrating how Nazi rhetoric differed from policy. Against this backdrop, the exhibit examines Churchill's view of the Nazis and his disgust for Britain's pre-war appeasement politics.
Yet another room, "Churchill's Finest Hour: World War II, 1939-1945", portrays World War II and Churchill's pivotal role in that conflict. Here, a sound and light show replicates an air-raid on London during the "Blitz". Simulated rubble surrounds the room and the room reverberates with the sounds of bombs detonating and air raid sirens sounding. Flashes of anti-aircraft fire and the prodding beams of searchlights illuminate the exhibit. Segments of war-time broadcasts add to the atmosphere. After the conclusion of the Blitzdemonstration, a short film, narrated by Walter Cronkite, examines Churchill's role as prime minister during the war. Around the walls of his room, more interactive displays describe the war-time skills of code breaking and plane spotting.
Other museum highlights include "The Sinews of Peace" room and the "Winston's Wit & Wisdom" room. "The Sinews of Peace" tells the story of how and why Churchill came to visit Westminster College. Featured in this exhibit are the lectern and chair used by Churchill during his speech and the ceremonial robes he wore. In "Winston's Wit & Wisdom" visitors sit in a simulated British club while listening to an audio presentation of Churchill stories. Visitors to this room may also search through a database of Churchill's most famous quotations and quips on a host of topics.

Foi, até agora, o ponto alto de nossa travessia pelos Estados Unidos.

Carmen Lícia fez várias fotos do museu, e minhas, fora e dentro do museu. Posto aqui uma delas.

Amanhã, ou melhor, hoje, terça-feira, dia 17, tem mais: vamos visitar o Memorial da Primeira Guerra Mundial em Kansas City, onde tem uma exposição especial sobre os dez anos que precederam a guerra.
A viagem continua.
Paulo Roberto de Almeida 

Racialismo oficial avanca na pos-graduacao: miseria educacional se torna mais miseravel

Apenas registrando...

Política de cotas avança na pós-graduação

Menos de um ano depois da vigência da Lei de Cotas, que garantiu pelo menos 12,5% de reserva de vagas em todos os cursos de graduação das universidades e institutos federais, algumas instituições foram além e já aplicam políticas afirmativas na pós-graduação. É o caso do programa de Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que vai reservar pelo menos duas vagas para indígenas e adicional de 20% para candidatos negros.
Jornal Ciência Hoje, SBPC, 16/09/2013, Página 8.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Siria: e a solidariedade brasileira com os refugiados?

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/09/130907_refugiados_siria_brasil_jf_mm.shtml

Sírios dizem que Brasil dificulta vinda de refugiados

João Fellet
Da BBC Brasil, em Brasília
Atualizado em  9 de setembro, 2013 - 05:08 (Brasília) 08:08 GMT
Mohamad e Amer Masarani
Mohamad e Amer Masarani tentam trazer os familiares, sem sucesso, e criticam Itamaraty
Quando, há três meses, seu cunhado foi morto e teve o corpo atirado em frente à casa dos filhos na cidade de Homs, Mohamad encorajou sua família na Síria a fugir para o Brasil.
Em São Paulo há 14 anos, ele temia que outros parentes se somassem aos cerca de cem mil sírios que, segundo a ONU, morreram desde a eclosão dos conflitos no país árabe, em 2011.
Desde então, porém, diz que nenhum deles conseguiu deixar a Síria – segundo ele, por causa de exigências irreais feitas pelo Brasil para lhes conceder vistos. "Os brasileiros estão com os braços abertos, mas o governo está complicando tudo", diz o sírio à BBC Brasil.
O Itamaraty afirma que as exigências buscam resguardar a segurança nacional.
Sede de uma das maiores colônias sírias fora do Oriente Médio, o Brasil concedeu refúgio a 258 sírios desde 2010, segundo o Ministério da Justiça. O número equivale a 0,01% dos 2 milhões de sírios que, de acordo com a ONU, fugiram desde o início dos confrontos.
Para analisar pedidos de refúgio, o governo determina que o solicitante esteja em território nacional. O problema, segundo Mohamad e outros sírios ouvidos pela BBC Brasil, é que muitos não têm conseguido sequer cumprir a etapa anterior: obter um visto para o Brasil. E, sem o documento, eles não podem voar até o país.
Refugiados sírios
Mais de um milhão de sírios deixaram suas casas desde que o conflito teve início há dois anos
Membro da Coordenação da Revolução Síria no Brasil, grupo no Facebook que defende a queda do presidente sírio, Bashar al-Assad, o comerciante Amer Masarani diz que o número de refugiados no Brasil seria muito maior se as regras para o visto fossem menos rígidas.
Masarani, que vive em São Paulo há 17 anos, afirma ter sido procurado por ao menos seis compatriotas que tiveram pedidos de visto negados.
Junto de outros pequenos empresários árabes de São Paulo e de duas associações islâmicas, Masarani tem auxiliado sírios que tentam vir ao Brasil desde o pedido de visto até sua chegada e regularização.
Como o Brasil não emite vistos específicos a candidatos a refúgio, a alternativa aos que querem fugir para o Brasil são vistos de turista. Para concedê-los, o governo exige dez requisitos, entre os quais comprovante de emprego, extrato bancário dos últimos seis meses, certificado de antecedentes criminais e uma carta convite.
Para Masarani, as exigências não levam em conta o conflito. "A economia síria entrou em colapso, os bancos pararam de funcionar, muitos perderam o emprego, os prédios públicos fecharam. É impossível conseguir esses documentos."
"O governo brasileiro está tratando esses sírios como turistas, mas eles são refugiados que estão correndo risco de vida. Muitos fogem só com a roupa do corpo".

Joias por comida

Ao testemunhar a agonia de um sírio incapaz de obter um visto para o Brasil, a agente de turismo carioca A.A.C. passou a considerar um plano radical.
Ela diz ter conhecido o homem – morador de Alepo, segunda maior cidade síria – pela internet há um ano. Desde então, afirma que passaram a dialogar diariamente, tornando-se "amigos íntimos".
No período, ela foi apresentada a seus parentes, consolou-o quando um amigo foi morto e habituou-se a ouvir explosões durante suas conversas. Em março, estimulou-o a fugir para o Brasil.
"Ele quer muito vir. Lá está faltando luz, água, comida. Quem tem joias troca por uma dúzia de ovos."
A agente de turismo diz, no entanto, que ele jamais conseguiu reunir a documentação exigida. Além dos dez requisitos, ela diz ter sido informada por uma funcionária da embaixada brasileira na Síria de que ele precisaria comprovar movimentação bancária de ao menos US$ 2 mil (R$ 4,6 mil) mensais.
Desempregado – ela diz que a indústria em que trabalhava fechou por causa da guerra –, ele não pôde cumprir as exigências. Foi então que ela teve a ideia de se casar com ele, para que o sírio pudesse viajar com um visto familiar.
O matrimônio ocorreria por procuração, sem que ela precisasse estar na Síria, e reduziria as exigências para o visto. Ela diz estudar formas de tirar os planos do papel. "Eu seria capaz de fazer isso por ele, mas tenho que planejar tudo com cuidado".

'Riscos à segurança nacional'

Desde julho de 2012, a embaixada brasileira na Síria mantém apenas funcionários locais, que encaminham os pedidos de visto para o consulado em Beirute, no Líbano. Segundo Amer Masarani, da Coordenação da Revolução Síria no Brasil, a análise dos pedidos leva entre três e quatro meses.
Para agilizar o processo, ele diz que muitos sírios têm viajado para Beirute ou para Amã, na Jordânia, onde os serviços consulares brasileiros operam normalmente. Ele afirma, porém, que mesmo nas duas cidades muitos pedidos têm sido negados.
Masarani diz que o governo brasileiro dificulta a vinda de sírios porque, segundo ele, apoia Bashar al-Assad. "O Brasil não quer dar mais visibilidade ao conflito".
Já o Itamaraty diz que as exigências feitas aos sírios se aplicam a qualquer estrangeiro de países com os quais o Brasil não tenha acordo de isenção de vistos. Além disso, segundo um assessor de imprensa do órgão, "numa circunstância como a presente (na Síria), temos que tomar cuidado para não aceitar pessoas que possam pôr em risco a segurança nacional".
O órgão diz recusar vistos apenas quando uma série de requisitos é descumprida. A pasta estima que, desde agosto de 2012, apenas 10% dos pedidos de visto de sírios processados pelo consulado em Beirute tenham sido negados.
Para Masarani, o argumento da segurança nacional não se sustenta. Ele cita o caso da Suécia, que recebeu cerca de 15 mil refugiados sírios desde 2012, quase 60 vezes mais que o Brasil. A maioria ingressou no país com vistos de entrada regulares; outros, por uma cota de refugiados acordada com a ONU.
"Será que a Suécia não se preocupa com sua segurança nacional?", indaga.

O projeto de poder dos companheiros - Gustavo Fernandes

O que querem os companheiros?
O poder, obviamente.
Mas o poder, como os outros partidos, para simplesmente usufruir das benesses do poder, desviando recursos em seu próprio benefício?
Certamente, mas não apenas isso.
Isso não basta para a sua mentalidade totalitária.
Eles querem o poder para si, exclusivamente, ou seja, o monopólio absoluto do poder.
E não apenas para usufruir pessoalmente dos recursos associados a todo poder -- para se enriquecerem no poder, como ratos famintos que são -- mas para moldar a sociedade à sua imagem e semelhança, e isso tem a ver com o fascismo, que é inerente à sua mentalidade totalitária: o comando do Estado Total sobre todos os indivíduos e empresas, em nome de uma ideologia tresloucada. 
Faz parte dessa mentalidade doentia colocar os companheiros, e afastar todos os opositores, em todos os escaninhos do poder, por mais incompetentes, calhordas e larápios que os primeiros possam ser. Isso não importa. Importa que sejam obedientes ao projeto de poder.
Os seus militantes passam antes de tudo e de todos, como o processo do Mensalão nos está demonstrando, inclusive com a ajuda de juizes complacentes, que foram ali colocados para isso mesmo.
Eles são incompetentes, por certo, mas também ignorantes em matéria econômica.
Os comunistas chineses, por exemplo, parece terem aprendido alguma coisa com os desastres incomensuráveis que provocaram, com dezenas de milhões de mortos, de morte matada e de morte morrida, inclusive por fome e com canibalismo.
Mas, a China, que é uma perfeita ditadura no plano político, um partido totalitário e opressor absoluto das liberdades individuais, é, no plano econômico, bem mais livre do que o Brasil, bem mais livre e dinâmica. Quem diz isso não sou eu, mas economistas independentes do relatório anual Economic Freedom of the World.
Os companheiros não aprenderam nada, e parece que não pretendem fazê-lo: continuam incompetentes, e totalitários, para melhor atrasarem o Brasil, e deixar mais pessoas dependentes do poder, empresários e simples cidadãos. Atualmente, um quarto da população está nesse curral eleitoral que se chama Bolsa Família, que foi feita justamente para isso.
Abaixo uma análise do poder companheiro por um observador defensor, como eu, das liberdades econômicas E políticas.
Paulo Roberto de Almeida

O projeto de Poder



gramsci_
“Continuo tão rebelde e sonhador como na juventude”
José Dirceu


“Ser comunista na juventude eu entendo, mas na velhice é burrice” 
Luís Inácio Lula da Silva

Gustavo Miquelin Fernandes
Marx está morto.
Mas, Antonio Gramsci não.
Coisa mais comum e, portanto, natural que há, é um esquerdista entoar loas ao regime democrático.
Realmente é espantoso e figura isso, a primeiro golpe de vista, um verdadeiro nonsense, contudo, não podemos olvidar que a palavra surrada, desgastada e banalizada “democracia” pode camuflar importantes desvios terminológicos.
Ela não raro redunda na simplicidade de uma aceitação popular passiva; uma chancela quase automática de programas governamentais geralmente de fundo paternalistas; e na aprovação de figuras políticas sacrossantas; um verdadeiro rapapé democrático, fantasioso e burlesco.
Nada que surpreende muito. Esse ato de confirmação e chancela popular são devidamente garantidos por uma hegemonia cultural, muito bem estruturada, longo-prazista, sutil e fecunda, em níveis tão profundos que configura dificuldade muito grande trazer à tona essas percepções.
Assim, posta essa premissa conceitual, que problematiza o próprio termo “democracia” e sua utilização rasteira, fica facilitada a tarefa de operar esse meu argumento.
Ademais, é fácil perceber que comumente os ditos “amantes da democracia” o são apenas quando do momento da aquisição desse poder, resumindo de forma pragmatica: quando ganham eleições. E jamais a amam loucamente no momento de exercê-la, inclusive com a repartição do poder e sujeitando-se a controle legítimo e prestação de contas.
Democrático, ma non troppo.
A capacidade eleitoral e discernimento político da sociedade hodierna, e qualquer um que se aprofunde no tema pode registrar, está devidamente viciada. Ocorre aqui o fenômeno da democracia numérica, de chancela, de urna; que jamais pode ser a real e legitima.
Fato é que esse adesionismo dos cidadãos que compõe a comunidade política é sumamente necessário e jamais dispensável.
A comunidade não é inerte a totalitarismos abertos e ostensivos. Existem potencialmente revoltas. O patrocínio da comunidade é fundamental para a tomada, a conquista e a manutenção, a perder de vista, do poderio estatal.
Esse arrebatamento das massas, essa adesão formal e incondicional é fruto da hegemonia cultural, pouco a pouco disseminada por intelectuais (dito orgânicos) e agentes micro e macro de uma estrutura grande e ousada que deseja sempre mais poder.
Não há como uma classe, manu militari, ou forçadamente, com mão armada, subjugue a outra. Isso ocasionaria mais revoltas, danos sociais grandes e guerras. A insegurança social seria sintomática e desestabilizaria o processo seguinte.
O ideal, e isso foi bem percebido e praticado por algumas dezenas de anos é uma revolução tranquila, sutil, quase que espiritual, para implantar a semente da inocência e complacência no seio da sociedade, arrebatando e convocando todos para participar de um grande projeto de mudança social.
O discurso se dá neste nível. Assim opera a hegemonia cultural.
O Estado é e tem que ser deles, inexoravelmente. Necessário um convencimento robusto acerca disso, através de todos meios de comunicações, do Estado e dos entes privados. O bem-estar coletivo necessita de um projeto grande e convergente – e todos podem e devem participar dessa mudança social.
Assim, a efetiva revolução se dá no nível espiritual, ou, melhor cultural. A revolta armada, a tomada compulsória, a guerrilha civil, são elementos instabilizadores, que contam com tempo diminuto de vida. Fracassam, hora menos hora.
O processo verdadeiro para desmonte do sistema capitalista, do mercado opressor, do poderio da classe burguesa, da mudança das superestruturas, constituem-se em processo demorado e de longo-prazo; eis que a disseminação, a implantação ideológica, e a percepção dos resultados é de obtenção postergada, consumindo gerações. Mas traz consigo a afetividade e, muita vez, a irreversibilidade.
Não é mister a existência da lucidez ou clarividência políticas ou de uma  análise poderosa da situação. É possível vislumbrar detalhadamente esse processo.
O projeto de poder ou assalto ao Estado, em curso, é estratégia de prazo longo, ora adormecida, ora posta em mais franca atividade. Sob Governos anteriores ditos de “centro esquerda” ou “neoliberais”, o projeto estava um pouco mais latente, dado que comprova isso é a atitude sóbria, reconheçamos, do ex-presidente Fernando Henrique em comparação com a ridiculamente ativista (no pior sentido da palavra) de Luís Inácio, que comanda um diretória à parte dentro do Governo atual. Nada mais anti-republicano e vergonhoso.
A arregimentação de tantos quantos forem necessários em qualquer instância social e a extinção da oposição parlamentar já fazem parte de uma realidade nua a crua, observável macroscopicamente, a olho nu, sem necessidade de muita teoria.
O cardápio de ação é amplo: tentativas, sempre presentes, de reescrever a História, personalismos messiânicos (há um corrupto com nível de aprovação elevadíssimo), gasto social elevado, sem maiores contrapartidas e uma técnica semiótica e discursiva excelentemente elaborada.
Essa convergência deve ser a mais ampla possível a fim de que a hegemonia se autocomplete. Veja-se que o M.S.T. foi um agrupamento que se beneficiou muito da estratégia, e que vez ou outra, pinça uma divergência tosca, muito da mentirosa, para ludibriar e assim inculcar uma insatisfação com o Governo que o banca paternalmente, ao mesmo tempo que o movimento recebe generosas verbas para danificar propriedades privadas.
O palco universitário foi devidamente tomado, e as escolas particulares já permitem esse tipo de contaminação ideológica. A oposição congressual foi sufocada em nome de um pragmatismo esquizofrênico, de “todos pelo Brasil” ou idiotices análogas. Não há sequer um freio. A não ser poucos intelectuais brasileiros que se dedicam gratuitamente e o fazem com honestidade.
Os monopólios da comunicação já se dobraram de há muito, de maneira desavergonhada.
O “Grande Irmão”, no estilo orwelliano, não pode se mostrar tão grande assim, mostra-se necessário, eficiente, social, popular, que luta por melhorias sociais e repele qualquer tentativa do tipo “conservadora” ou “neoliberal” (dica: cada vez que ler esse termo sem aspas, feche o escrito – é puro charlatanismo intelectual).
Maciça presença de controle burocrático e sempre a criação de mais órgãos, secretarias e ministérios. É o Governo popular, que olha para o pobre, que luta por mais direitos.
A divulgação permanente do Governo do povo tem que ser mais ampla possível; quanto mais ONGs e sociedades de interesse público (alguns interesses não tão públicos assim) melhor para o establishment.
A mentalidade revolucionária pretende fazer a tomada e repartida do butim, sem pressa, mas com grande concretude e efetividade.  E o meio não é hostil para recepção dessa mentalidade. Somos um país primário, com uma democracia jovem, subconstitucionalizado, com abertura política e econômica recente, de baixíssimo nível cultural, com uma classe política populista e analfabeta. O vento sopra muito a favor, e o barco revolucionário prossegue em velocidade de cruzeiro, sem maior intercorrências.
Falácias oportunistas são comemoradas, movimentos populares são tipos como manifestações de uma democracia madura que se insurge contra abusos ou ilegitimidades.
Um analfabetismo do tipo econômico choca os mais leigos, que somente podem por a conta disso nessa estratégia sutil de feitio gramsciano.
Intra muros, a maior prova empírica do trabalho em busca do controle estatal perene está descrita na Ação Penal 470, no STF, o chamado “mensalão”. Em debates jurídicos duradouros e, com boas premissas e discussões profundas, pudemos ter ideia do pragmatismo e modus operandi dos agentes governistas. Como se deu, e, em meu entender, ainda se dá, o jogo do poder. Foi didático e um grande alerta para a sociedade.
Extra muros, a sociedade sendo bestializada e os últimos resquícios de uma pulsão de cidadania  estão sendo arremetidos para o lóbus do inconsciente, gerando “zumbis políticos”, de espectro esquerdista, demandistas, pseudo- democrático.
Os conformados e adesistas são peças de extrema utilidade e, portanto, indispensáveis.
Como vimos, o esquema de poder não prescinde daquele adesionismo (consciente, evidentemente). Assim não há que se negar qualquer tipo de apoio, por pior que sejam. Lembram-se daquela foto de um corrupto paulista, abraçado com um corrupto nacional em um jardim de uma residência? Foi um casemuito didático.
Não há projeto de Governo, há projeto de poder – coisas escandalosamente diferentes.
A jurisprudência formada no bojo de um Estado, o esquecimento do Governo, a estadolatria e a partidolatria, que são seitismos de caráter fascista
A força desse Estado pode ser vista em algumas medidas totalitárias recentemente tomadas, e que desvirtuaram forças produtivas do Brasil e incrementaram a crise interna, promovendo desemprego, pessimismo e debandada de investimentos. Essas medidas tiveram intensa propaganda, e por isso, um apoio popular enorme, estando assim, democraticamente respaldadas e legitimadas.
O desmonte de todos os pilares que sustentavam nossa estabilidade política, econômica e social estão sendo efetivados por essa corja burocrática que sentou o rabo em cima do Poder e de lá não desejam bater a retirada.
Esses pilares sofreram e sofrem diuturnamente ataques perversos. A liberdade imprensa, a alternância do poder, a estabilidade econômica, a ética na coisa pública (mensalão e escândalos governistas diários).
O caso da PEC que submetia qualquer julgamento do STF ao Congresso foi escandaloso e inolvidável. Uma tentativa maquiavélica de desmonte da nossa Tripartição de Poderes.
A impunidade dos agentes desse movimento em curso chegou a ser cogitada, por meio da PEC 37 , que subtraia poderes investigatórios do Ministério Público.
A neutralidade da comunicação – com dinheiro maciço saindo do bolso do contribuinte e indo para blogs e sites propagandearem falsamente grandes feitos do Governo e tripudiar com reputação de opositores do “Grande Regime”. A situação vai além do absurdo.
É a destituição de um Estado para a formação de um Governo hegemônico, revolucionário e fruto de um consenso amplo e de uma democracia farsesca e pseudo-legitimada por contaminados com ideologias, disseminadas essas por todos os órgãos de difusão de conhecimento, informação cultura e Saber.
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Advogado e Articulista do Liberdade Econômica.
Está à disposição para responder dúvidas e questionamentos a respeito de temas como Direito, Política, Liberdade, Democracia e Economia, através de seu e-mail
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Las interminables negociaciones UE-Mercosur - Carlos Malamud

Las negociaciones UE Mercosur a la espera de nuevas definiciones

America Latina Europa
En el presente mes de septiembre tanto la UE como Mercosur deberían presentar sus ofertas en materia comercial
Infolatam
Madrid, 15 septiembre 2013 
Por CARLOS MALAMUD
(Infolatam).- La firma de un Tratado de Asociación entre la Unión Europea (UE) y Mercosur sigue en el aire. Si bien en la Cumbre UE – América Latina y Caribe celebrada en Madrid en mayo de 2010 se acordó relanzar la negociación con el objetivo de cerrar antes de finales de ese año un acuerdo birregional, poco se ha avanzado desde entonces en la materia.
En el presente mes de septiembre tanto la UE como Mercosur deberían presentar sus ofertas en materia comercial, ya que en los aspectos político y de cooperación no parecen existir grandes diferencias. Pero es precisamente en ese punto donde las resistencias dentro de Mercosur son mayores. Pese a no ser ésta la única causa del atraso negociador, es una de las más importantes.
A esto se agregan los cambios trascendentales ocurridos tanto en la UE y el Mercosur como en el contexto global. En la UE se pasó de una asociación de 15 miembros a otra de 28, mientras que en el Mercosur el ingreso de Venezuela fue acompañado de la suspensión de Paraguay. Recientemente el anuncio de negociaciones entre Estados Unidos y la UE para firmar un mega acuerdo de libre comercio transatlántico que se suma a la iniciativa del Trans-Pacific Partership (TPP) ha impactado de lleno en la relación UE – Mercosur.
Pese a ser apoyada por Dilma Rousseff José Mujica, la incorporación venezolana al bloque subregional suramericano debilita la posición negociadora de Brasil frente a la UE. El gobierno bolivariano hace gala de una filosofía comercial antagónica con el libre comercio y la abolición o reducción de sus barreras arancelarias no figura entre sus premisas.
Simultáneamente en Brasil ven con preocupación la próxima pérdida de sus preferencias comerciales con Europa. El país ha sido clasificado por la UE como de renta media alta, una decisión que comenzaría a tener consecuencias a partir de 2014. De este modo, según el Financial Times, cerrar un acuerdo con la UE se ha convertido en una necesidad urgente para el gobierno brasileño.
En Brasilia ya es un secreto a voces que Rousseff ha perdido la “paciencia estratégica” que tenía con Argentina y, muy especialmente, con los gobiernos kirchneristas. En los últimos meses su relación con Cristina Fernándezse ha ido tensando de forma creciente y hay muchos empresarios, funcionarios y políticos que insisten en que “Con Argentina o sin Argentina es necesario arreglar pronto con Europa”.
Sin embargo ni la UE ni mucho menos Brasil, dada su compleja relación con sus vecinos, están interesados en ser los responsables de la desaparición de Mercosur. De ahí la necesidad de buscar soluciones imaginativas para esquivar las actuales rigideces institucionales que impiden a sus miembros negociar unilateralmente tratados comerciales. Si eso no fuera posible, cada vez son más los que se atreven a afirmar que Brasilia podría discutir en solitario un Tratado con la UE, convencidos de que su paso sería rápidamente seguido por Uruguay e inclusive por Paraguay.
Entre las opciones barajadas para eludir lo dispuesto en la Decisión 32/00 que prohíbe a los países del Mercosur negociar de forma individual se ha comenzado a hablar de un posible acuerdo a dos velocidades. El precedente es el Acuerdo de Complementación Económica Nº 59 de 2003 firmado por Mercosur con Colombia, Ecuador y Bolivia (la Comunidad Andina).
De este modo, todos los miembros del Mercosur deberían negociar y firmar un acuerdo marco para avanzar en el Tratado con la UE. En un momento posterior Brasil debería presentar su propuesta y calendario de desgravación arancelaria al tiempo que recibiría de forma recíproca el esquema de la UE. Si bien es factible que Uruguay y Paraguay se sumen de inmediato, los restantes países, especialmente Argentina y Venezuela, no tendrían que cumplir los mismos plazos, aunque en algún momento también se deberían sumar a la negociación.
Según el último informe de la CEPAL sobre comercio exterior los países latinoamericanos se verían seriamente afectados por los mega acuerdos regionales de libre comercio. Sin embargo, no todos ellos sufrirían las mismas consecuencias. Los más abiertos y con TLC firmados con Estados Unidos y la UE estarían en una situación más favorable que los demás. Éste es un tema de creciente preocupación para las autoridades brasileñas y una de las principales diferencias entre los países de la Alianza del Pacífico y los del Mercosur.

Across the whale in a month (2): quase chegando ao coração da caipirolandia americana

Sexta feira 13 foi o dia da partida, talvez não muito apropriado para começar uma viagem de mais de 7 mil milhas (ou mais de 12 mil kms), mas ainda assim tudo deu certo, embora a distância fosse pequena: foram só 206 milhas entre Hartford, CT e Wilkes-Barre, PA, como relato nesta minha postagem:

sábado, 14 de setembro de 2013

Sábado e domingo foram dois dias de mais deslocamentos e visitas. Em lugar de parar em Pittsburgh, que já conhecemos, e que podemos visitar novamente em algum fim de semana ampliado (afinal fica apenas 680 milhas distante de Hartford, o que para mim e Carmen Lícia é ali pertinho), seguimos adiante no sábado, e viemos em direção a Cincinnati, a grande cidade industrial ao sul de Ohio.
No caminho paramos em Columbus, uma cidade quase "normal" para os padrões americanos, ou seja, com ruas que alternam residências e comércio e bairros centrais bastante aprazíveis, o que destoa daquele estilo "centro comercial" esvaziado, e subúrbios afluentes. Nesse dia, fizemos 550 milhas ao total, o que está perfeitamente normal, embora um pouco acima da média diária que eu tinha planejado (de pouco mais de 400 milhas).
Domingo foi sim um dia de grandes visitas, começando por Cincinnati.
A placa ao lado, homenageando o grande naturalista e artista James Audubon, o mestre inspirador de todos os ecologistas americanos e do mundo, fica em frente de um museu de História Natural, famoso pela sua arquitetura imponente, supostamente Art Déco, mas que eu apenas achei, neste caso, de mau gosto.
Quem não concordar olhe a foto do edifício de concreto aparente que eu tirei, com meu modesto iPhone.
Pode ler lá suas curvas, mas o estilo é tão stalinista quanto certas coisas horrendas feitas por aquele stalinista reincidente que se chamava Oscar Niemeyer. A foto é de Carmen Lícia, e este que aparece encarapitado na escadaria é um anti-stalinista que detesta até arquitetura stalinista, achando que ela pode massacrar um inocente.

Depois, fomos ao Museu de Arte, bem mais bonito em sua concepção arquitetônica e em seu conteúdo (já que o museu de história natural foi feito bem mais pensando nas crianças). Riquíssimo, em arte asiática, arte americana e com alguns impressionistas e modernistas europeus que nos deu uma sensação de déjà vu, tantos são os impressionistas que integram os grandes museus americanos.
Na entrada do museu, uma imensa escultura do Pinocchio, o que não deixa de ser bem homenageado. Confiram o tamanho, nesta foto feita, infelizmente contra o sol, na hora em que entrávamos no museu.

Enquanto eu estacionava o carro, para entrar no museu, Carmen Lícia fez uma foto melhor da estátua do Pinoccho, justo no momento em que eu passava por trás: fotógrafos profissionais, com máquinas decentes, sempre tiram fotos melhores do que essas coisas de iPhone...

No caminho para St. Louis, fizemos um pequeno détour pelo Kentucky, cidade de Louisville, que é também a de Cassius Clay, vulgo Mohammad Ali. Louisville é conhecida por abrigar o famoso Derby do Kentucky, uma corrida de cavalos que é famosa no mundo inteiro. A cidade é cruzada pelo rio Ohio, já da bacia do Mississipi, e tem edifícios interessantíssimos pela sua arquitetura. Carmen Lícia tirou muitas fotos, como ela deve postar em seu blog ou Facebook.
De lá, viemos dormir em St. Louis, MO, cidade que já conhecemos de uma estada anterior na Universidade do Illinois,
O percurso não foi tão extenso quanto o de ontem, "apenas" 403 milhas, mas que no total perfaz um acumulado de 1.160 milhas, ou seja, mais de 1.850 kms, em dois dias e algumas horas do primeiro.
Amanha, vamos visitar mais uma vez St. Louis, passar, talvez, por Jefferson City, a capital do Missouri (mas que tem modestos 50 mil habitantes) e depois parar em Kansas City, ainda no Missouri (porque tem a Kansas City, menor, do lado do Kansas, separada pelo rio Missouri, justamente). Pretendo visitar (mas só na terça-feira pela manhã, pois na segunda todos os museus estão fechados) uma exposição sobre os dez anos que precederam a Primeira Guerra Mundial, no Memorial dedicado a esse conflito. Depois vamos para Omaha, já no Nebraska, desviando do nosso roteiro original (já que o Colorado está submergido por inundações).
A viagem continua...
Paulo Roberto de Almeida

Siria: toda a atencao para as armas quimicas; mas e o desastre humanitario?

Parece que, com essa discussão sobre as armas químicas, estão deixando de lado o drama dos refugiados e deslocados pela guerra cruel, uma guerra que dura dois anos e só existe porque um ditador -- aliás muy amigo dos companheiros -- pretende manter sua ditadura...
Paulo Roberto de Almeida

Pablo Uchoa
Da BBC Brasil em Washington
Atualizado em  12 de setembro, 2013 - 05:00 (Brasília) 08:00 GMT

ONU recebeu apenas 30% da ajuda requisitada para ajudar os refugiados sírios
Elas são a razão subjacente e, paradoxalmente, um dos fatores menos citados na discussão sobre uma possível intervenção militar na Síria: as vítimas de um desastre humanitário que já dura dois anos e meio.

A ONU calcula que o número de mortos desde o início da guerra civil síria supera 100 mil – mais de 1,4 mil só nos ataques com armas químicas no dia 21 de agosto, segundo os EUA – e cerca de 2 milhões de pessoas se aglomeram em campos de refugiados nos países vizinhos.
Apesar disso, até julho, a agência da ONU para refugiados, Acnur, havia recebido apenas 30% dos US$ 4,4 bilhões em ajuda requisitados junto aos países membros para prestar auxílio no conflito.
Nações como o Brasil são acusadas de dificultar a entrada de refugiados sírios, piorando a situação em um país onde mais de 4 milhões já contam como deslocados.
E enquanto as principais potências mundiais debatem o destino das armas químicas sírias, organizações e analistas de direitos humanos lamentam que pouca atenção seja dedicada também à questão humanitária no país.
"Não creio que as discussões correntes façam grande diferença (para a questão humanitária), porque estão focadas unicamente na questão das armas químicas", disse à BBC Brasil um porta-voz da Human Rights Watch em Nova York, Philippe Bolopion.
"Aplaudimos os esforços para garantir que a Síria não volte a usar armas químicas contra sua própria população, mas eles não mudam nada em relação às mais de 100 mil mortes que já foram causadas no conflito."
Questionado sobre se o adiamento da ação militar em favor da opção diplomática poderia recolocar as necessidades da população civil como uma preocupação central, Bolopion expressou ceticismo.
"Quisera eu que assim fosse", disse o porta-voz. "Mas a questão das armas químicas já é um tema demasiado complexo e divisivo, e se acrescentarmos a dimensão humanitária à discussão corremos o risco de fazer com que a Rússia dê um passo atrás na sua própria proposta."
Debate precário
A brevidade do debate sobre os refugiados ficou evidente no conjunto de argumentos que o presidente Barack Obama reuniu na terça-feira à noite para tentar convencer o cidadão comum a não descartar a opção militar por enquanto.
"Resisti aos pedidos de ação militar (na Síria) porque não podemos resolver o problema alheio à força, particularmente depois de uma década de Iraque e Afeganistão", disse Obama.
"A situação mudou profundamente nas primeiras horas de 21 de agosto, quando mais de mil sírios – incluindo centenas de crianças – foram mortas por armas químicas lançadas pelo governo (do presidente Bashar al) Assad."
Apesar da menção aos civis sírios, a explicação do presidente caminhou para falar do risco da proliferação das armas de químicas – que não fazem distinção entre civis e militares – não para as vidas sírias, mas para as de americanos e seus aliados.
"O que aconteceu àquelas pessoas – e àquelas crianças – não é apenas uma violação do direito internacional: é também um perigo para a nossa segurança", argumentou Obama.
"Com o tempo, nossas tropas podem enfrentar o prospecto de uma guerra química nos campos de batalha. Ficaria mais fácil para organizações terroristas obter estas armas e usá-las contra civis. Se o conflito extrapolar as fronteiras da Síria, estas armas podem ameaçar os nossos aliados na região."
Interesses de quem
"
"Nunca escondemos que, quando integravam no Conselho de Segurança, Brasil, Índia e África do Sul poderiam ter feito muito, muito mais para cuidar das necessidades dos civis sírios. Agora que está fora do Conselho, o Brasil poderia ser uma voz mais firme denunciando o apoio incondicionalo da Rússia ao governo sírio."
Philippe Bolopion, porta-voz da Human Rights Watch em Nova York
É compreensível que o presidente, ao se dirigir ao eleitorado doméstico, enfatize os interesses de seu país ao defender uma intervenção mais direta na Síria.
No entanto, mesmo em outros contextos, a falta de um plano contido na proposta americana para reduzir o impacto humanitário da ação militar é uma das críticas levantadas por ONGs.
Além da questão do financiamento, organizações de assistência humanitária se queixam da falta de cooperação do governo Sírio em permitir o acesso a áreas onde a população carece de necessidades básicas, como alimentos, medicamentos e combustível.
Segundo a Human Rights Watch, 2,8 milhões de sírios dentro do país vivem em situação de risco à vida por falta de assistência, ainda que a ajuda esteja, nas palavras de Bolodion, "a alguns quilômetros de distância", nas fronteiras dos países vizinhos.
Nesta quarta-feira, a Comissão da ONU criada em 2011 para monitorar a questão dos direitos humanos no país apresentou um relatório em que acusa ambos os lados do conflito sírio de cometer crimes de guerra e contra a humanidade.
Do lado do governo, a comissão recolheu acusações de massacres contra civis, bombardeios a hospitais e uso amplo de bombas de fragmentação.
Entre os grupos rebeldes, o órgão, chefiado pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, disse ter ouvido denúncias de assassinatos, execuções sumárias, tortura e sequestros.
Fora da agenda
Nada leva a crer que o tema seja discutido em profundidade pelo secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, quando se encontrarem para negociar uma solução diplomática para as armas químicas, em Genebra na quinta-feira.
A Rússia não somente tem bloqueado iniciativas humanitárias no Conselho de Segurança da ONU, como é acusada de continuar suprindo o governo Assad de armamentos pesados, como caças.
Outros atores internacionais, como os países emergentes, são criticados por expressar sua preocupação com o conflito sírio, defender uma saída política mas continuar ausente das operações para apoiar os civis em situação de fragilidade.
"Nunca escondemos que, quando integravam no Conselho de Segurança, Brasil, Índia e África do Sul poderiam ter feito muito, muito mais para cuidar das necessidades dos civis sírios", disse Bolodion.
"Agora que está fora do Conselho, o Brasil poderia ser uma voz mais firme denunciando o apoio incondicionado da Rússia ao governo sírio."
Durante o encontro do G20 – o grupo de 20 principais nações industrializadas e emergentes – em São Petersburgo, na Rússia, na semana passada, organizações pediram apoio político para a proposta de investigar os abusos cometidos por governo e oposição sírios no âmbito do Tribunal Criminal Internacional.
Onze dos vinte membros do grupo – incluindo o Brasil – não haviam se manifestado sobre o tema.

Falando especificamente sobre a questão das armas químicas, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o governo brasileiro "repudia e considera como crime hediondo qualquer uso" desses armamentos

domingo, 15 de setembro de 2013

Brasil-Bolivia: o instituto do asilo diplomatico - Celso Lafer

Asilo diplomático - o caso do senador Roger Pinto

O Estado de S.Paulo, 15 de setembro de 2013 | 2h 10
Celso Lafer
A concessão de asilo diplomático ao senador boliviano Roger Pinto Molina e os episódios que levaram à sua saída da Bolívia para o Brasil pela ação do diplomata Eduardo Saboia, embaixador interino em La Paz, vêm suscitando muita discussão. Creio que o bom entendimento do assunto pode ser beneficiado por uma análise jurídica da questão.
O sentido geral e originário do termo asilo é o local onde se está em segurança contra perseguição e perigo. O asilo visa a dar proteção ao indivíduo e é uma instituição que remonta à Antiguidade. No mundo contemporâneo, o fundamento do direito do asilo está vinculado à proteção e à garantia dos direitos humanos e inspira-se em considerações humanitárias. A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 consagra o direito de asilo no seu artigo XIV ("Toda pessoa vítima de perseguição tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países"), ressalvando, no seu item 2, que o direito não pode ser invocado em caso de perseguição motivada por crimes de delito comum.
A Constituição federal, no seu artigo 4.º, contempla-o, no inciso X. O asilo previsto na Constituição e na Declaração Universal abrange tanto o asilo territorial quanto o asilo diplomático. O texto em vigor, pertinente para a análise do caso do senador Roger Pinto, é a Convenção de Caracas de Asilo Diplomático (CCAD), de 1954, da mesma data da Convenção de Caracas de Asilo Territorial (CCAT). O Brasil é signatário da CCAD e a promulgou pelo Decreto n.º 42.628, de 13 de novembro de 1957. A Bolívia também é signatária da CCAD, mas não a ratificou. Entretanto, a assinatura envolve a obrigação de abster-se de atos que frustrem o seu objeto e a sua finalidade, como estipula a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados (artigo 18).
O asilo pode ser outorgado na missão diplomática - como ocorreu neste caso - a pessoas perseguidas "por motivos ou delitos políticos" e "será respeitado pelo Estado territorial". Todo Estado tem o direito de conceder asilo, mas não se acha obrigado a concedê-lo (artigo II). "Compete ao Estado asilante a classificação da natureza do delito" ou dos motivos da perseguição (artigo IV) e, como diz o artigo IX, "a autoridade asilante tomará em conta as informações que o governo territorial lhe oferecer para formar seu critério sobre a natureza do delito ou a existência de delitos comuns conexos; porém, será respeitada sua determinação de continuar a conceder ou exigir salvo-conduto para o perseguido" (grifos meus).
O asilo é concedido em casos de urgência e pelo tempo estritamente indispensável para que o asilado deixe o país com as garantias concedidas pelo governo do Estado territorial, a fim de não correrem perigo sua vida, sua liberdade ou sua integridade pessoal (artigo V). Concedido o asilo, estipula o artigo XII, o Estado asilante pode pedir a saída do asilado para o território estrangeiro, sendo o Estado territorial obrigado a conceder imediatamente, salvo caso de força maior, o correspondente salvo-conduto.
Neste caso, o governo da Bolívia não concedeu o salvo-conduto prontamente, como previsto na CCAD: o senador permaneceu 455 dias na sede da representação brasileira em La Paz em condições precárias. Registro que é da prática da América Latina a concessão de salvo-conduto e dela não se afastaram nem o regime Pinochet nem o regime autoritário militar brasileiro.
Diante desta situação-limite, fruto da má vontade intencional (para usar um termo benévolo) do governo de Evo Morales, voltada para frustrar a prática do Direito Internacional da região, o diplomata Eduardo Saboia operacionalizou, em termos não ortodoxos, um trecho do artigo XIII da CCAD: "Ao Estado asilante cabe o direito de conduzir o asilado para fora do país". Como ex-ministro das Relações Exteriores, tenho perfeita consciência da importância da disciplina na vida do Itamaraty. No entanto, como estudioso de Hannah Arendt, tenho clareza de que, em situações-limite, é preciso parar para pensar e evitar, pela ação, o mal contido em disposições ou inércias burocráticas. Foi o que fizeram o embaixador Sousa Dantas e Aracy e João Guimarães Rosa, concedendo vistos aos perseguidos pelo regime nazista. Por isso, Eduardo Saboia teve a coragem de um homem de bem e agiu certo, em consonância com o artigo 4.º da Constituição.
Diz o artigo XVII da CCAD que, efetivada a saída do asilado, o Estado asilante não poderá mandá-lo de volta ao seu país de origem, ainda que não seja obrigado a conceder-lhe permanência no seu território. Creio que esta permanência deve ser assegurada ao senador Roger Pinto.
Cabe lembrar que a CCAT, que o Brasil promulgou (Decreto n.º 55.929, de 19 de abril de 1965), estabelece, no artigo I, que nenhum Estado pode fazer reclamação alguma diante da decisão soberana de um Estado de conceder asilo territorial. Diz o artigo III da CCAT que "nenhum Estado é obrigado a entregar a outro Estado ou a expulsar do seu território pessoas perseguidas por motivos ou delitos políticos".
O direito dos refugiados, extensão do de asilo, resultou da existência, em larga escala, de pessoas deslocadas no mundo, é objeto de regulamentação internacional (Convenção de 1951 e seu Protocolo de 1966) e sobre ele dispõe a Lei n.º 9474, de 22 de julho de 1997. Como o asilo, a função do direito dos refugiados é oferecer proteção aos que correm perigo de perseguição no seu país de origem e, à semelhança da CCAT, tem como princípio fundamental o non refoulement, a não devolução do refugiado ao seu país de origem.
Tendo o Brasil, ao conceder asilo diplomático ao senador, reconhecido a sua condição de perseguido por motivos ou delitos políticos, seria juridicamente inconsistente venire contra factum proprium e não lhe conceder asilo territorial.
Professor Emérito do Instituto de Relações Internacionais da USP, foi ministro das relações exteriores do governo Fernando Henrique Cardoso

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