O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Livro sobre Guerra Civil Espanhola e a América Latina, capítulo de Paulo Roberto de Almeida (livremente disponível)

Meu trabalho publicado mais recente: 

1436. “O Brasil no turbilhão da guerra civil espanhola”, in: Ismara Izepe de Souza, Angela Meirelles de Oliveira e Matheus Cardoso da Silva (orgs.), A Guerra Civil espanhola e as Américas (São Paulo: Todas as Musas, 2022, 215 p.; e-book-pdf; ISBN: 978-65-88543-52-8, p. 161-196). Relação de Originais n. 3535.



Sumário de meu capítulo: 

O cenário geral da geopolítica internacional na primeira metade do século XX, 162

A situação da Espanha no contexto internacional dos anos 1930, 164

Exacerbação do conflito internacional no Brasil nos anos 1930, 168

As Brigadas Internacionais na Guerra Civil Espanhola, 174

Os voluntários brasileiros na Guerra Civil Espanhola, 180

Derrota e evacuação, 186

Referências, 192 

Apresentação do editor e dos organizadores:

Um livro sobre a guerra civil espanhola e a América Latina, do qual participei, livremente disponível em versão digital:
A Guerra Civil Espanhola e as Américas
Organização de:
Ângela Meirelles de Oliveira
(Professora da Unioeste e Doutora em História Social pela USP),
Ismara Izepe de Souza
(Professora da UNIFESP e Doutora em História Social pela USP) e
Matheus Cardoso da Silva
(Doutor em História Social pela USP)
A Guerra Civil Espanhola e as Américas
Sinopse:
Os textos que ora se apresentam trazem ao leitor múltiplas dimensões da internacionalização do conflito civil espanhol, contribuindo para o robusto arcabouço de conhecimento sobre um dos eventos europeus mais estudados no século XX. Tal interesse pela Guerra Civil Espanhola pode ser atribuído a inúmeros motivos, mas é fato que um dos principais está em sua capacidade de despertar a atenção, o engajamento e a solidariedade dos povos americanos.


Veja o Sumário do livro

 

Prefácio – A Guerra Civil Espanhola e a Moral Histórica Americana

       José Carlos Sebe Bom Meihy, 7 

 

Introdução

       Ângela Meirelles de Oliveira, Ismara Izepe de Souza e MatheuCardoso da Silva, 12

 

Entre la diplomacia y la propaganda: reflejos de la Guerra Civil Española en América Latina

       Nuria Tabanera García, 25

 

Entre rojos y fascistas, el consulado argentino en Alicante. Solidaridad y no intervención en la guerra civil española

       Beatriz Figallo, 57

 

A imprensa e a internacionalizaçãda Guerra Civil Espanhola nCone Sul (1936-1939)

       Ângela Meirelles de Oliveira e Ismara Izepe de Souza, 93

 

Guerra Civil Espanhola e a história alternativa da Intervenção dos Estados Unidos da América

       ChristopheVials, 111

 

A conferência emergencial internacional de apoio aos refugiados espanhóis de julho de 1939: o apoihumanitário às timada Guerra Civil Espanhola como causa transnacional

       MatheuCardoso da Silva, 137

 

O Brasil no turbilhão da Guerra Civil Espanhola

       PaulRoberto de Almeida, 161

 

Mulherena guerra e a memória dconflitcivil espanhol

       Maria Helena Rolim Capelato197

 

Autores e Autoras, 213

 

Conheça os autores e autoras do livro

 

 

 

AUTORES E AUTORAS

 

ÂNGELA MEIRELLES DE OLIVEIRA

 

Doutora em Hisria Sociapela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutoradpelamesma universidade. Pesquisou o antifas- cismeperspectiva transnacional nos países do ConeSul e nos Estados Unidos. É autora do livro Palavras como Balas. Intelectuais e imprensaantifascista no Cone Sul (1933-1939)publicadpela Editora Alameda (2015). Atualmente éprofessora de História das Américas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus MarechaCândido Rondon, Paraná, Brasil.

 

BEATRIZ JOSEFINA FIGALLO

 

Doctora en Historia Contemporánea por la Universidad Complutense de Madrid. Miembro denúmero de la Academia Nacional de la His- toria de la República Argentina. Profesora titular deHistoria del Siglo XX en la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universi- dadCatólica Argentina. Investigadora deCONICET y directora a cargo de su Unidad Ejecutora enReIDEHESI (Instituto de Estudios Históricos, Económicos, Sociales e Internacionales). Se hadedicado al estudio de la historia internacional de la Argentina, en sus nculos con AméricaLatina y España. Entre sus publicaciones destacan: El Protocolo Perón-Franco. Relacioneshispano-argentinas, 1942-1952 (1992)Diplomáticos y marinos argentinos en la crisis española. Los asilos de la guerra civil (2007), Argentina-EspaEntre la pasión y el escepticismo (2014),“LRevolución Libertadora y la Guerra Civil Española como mito de origen. Identificaciones ypara- dojas de dos dictaduras de liberación” (2018). Ha editadel libro Desarrollismo, franquismoy neohispanidad. Historias conectadas entre Espa, América Latina y Argentina (2018).

 

CHRISTOPHER VIALS

 

Professor of English and the Director of American Studies at the University of Connecticut. Heis the author of Haunted by Hitler: Liber- als, the Left, and the Fight against Fascism in theUnited States (2014) and co-editor, with Bill Mullen, of The US AntifascisReade(2020). He isalso in the leadership of his country’s Campus Antifas- cist NetworkVials researches U.S. leftand righwing movements and their cultural impacts, and is currently at work on a book on right-wing violence in the United States. He has spoken on the sub- ject of fascism on NPR, PBS, andCBC radio.

 

ISMARA IZEPE DE SOUZA

 

Professora do Departamento de Relações Internacionais da Univer- sidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no qual leciona na área de Política Externa Brasileira: história e contemporânea e docente do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Univer- sidade Federal do ABC (UFABC). É doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), possuindo pesquisas e publicações sobre os seguintes temas: Imigração Espanhola; Rela- ções diplomáticas entre Brasil e Espanha; Política Externa Brasileira e suas intersecções com aimprensa.

 

MARIA HELENA ROLIM CAPELATO

 

Professora Titular de História da América Latina Departamento de História da Faculdade deFilosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paul(2006) e Professora Sênior damesma universidade (2018). Pesquisadora do CNPQ 1 A (Área de Hisria) Coordenadora doComi de Avaliação da área de História/ CNPq, de 2008 a 2009 e 1997 e 1998. É autora do livroMultidões em Cena. Propaganda política no varguismo e peronismopublicadpela EditoraUNESP (2008).


 

MATHEUS CARDOSO DA SILVA

 

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, com s- doutorado peloDepartamento de História da Universidade Estadual Paulista e estágio de pós-doutorado na QueenMaryUniversity of London. Atualmente es preparando livro sobre a atuação transna- cional doLeft Book Club, editora que exerceu grande influência entre os grupos da esquerda britânica de1936 e 1948.

 

NURIA TABANERA GARCIA

 

Licenciada en Historia de América por la Universidad Complutense de Madrid y Doctora enHistoripor la Universidad de Valencia, donde ahora ejerce como Profesora Titular eeldepartamento de Historia Moderna y Contemporánea. Se ha especializado en Historia de lasRelaciones Internacionales y en la historia de las culturas polí- ticas en América latina. Entre susúltimos trabajos está Historia In- ternacional de América Latina (1776-1945), Madrid, Síntesis,2018.

 

PAULO ROBERTO DE ALMEIDA

 

Doutor em Ciências Sociais (Universidade de Bruxelas, 1984), mestre em PlanejamentoEconômicos (Universidade de Antuérpia1976) e diplomata de carreira desde 1977, tendodesempenhado diversas funções na Secretaria de Estado e em postos no exterior. Foi diretor doInstituto de Pesquisas de RelaçõeInternacionais da Fundação Alexandre de Gusmão, vinculadaao Itamaraty (2016-2019); possuvárias obras nas áreas de relações internacionais e de históriadiplo- mática.

 

 


quinta-feira, 7 de abril de 2022

The “Shadow” of International Law: the case of Russia's war crimes - Interview of Oona Hathaway by Isaac Chotiner (New Yorker)

 Interview com a prof. Oona Hathaway , autora de um livro sobre o Pacto Briand-Kellog muito interessante.

The “Shadow” of International Law

Can accountability for Russian war crimes exist without American support?

By Isaac Chotiner

The New Yorker, April 7, 2022

“You’re seeing this reaction of the international community,” Oona Hathaway says, “because everybody realizes that their own safety and security is at risk if Ukraine falls.” 

As Russian forces have pulled back from Kyiv and its surrounding suburbs, a disturbing series of images have appeared, which seem to show the execution of civilians. In Bucha, bodies have been found with hands tied and gunshot wounds to the head. A report published by Human Rights Watch, on Sunday, documented sexual violence and alleged killings by Russian troops in other parts of the country. Earlier this week, President Biden called for the Russian President, Vladimir Putin, to face a trial for war crimes. (Satellite imagery revealed that the dead bodies in Bucha had been present for weeks, casting doubt on Russian claims that they had been placed there after Russian forces departed.) On Tuesday, the Ukrainian President, Volodymyr Zelensky, addressed the United Nations Security Council, and asked, “Are you ready to close the U.N.? Do you think the time of international law is gone? If the answer is no, then you need to act immediately.” (Later in the week, the New York Times posted a still frame from a video that appeared to show Ukrainian troops executing captured Russian combatants.)


To talk through what, if any, consequences the Russian leadership could face for these actions, I recently spoke by phone with Oona Hathaway, a professor at Yale Law School and the director of the school’s Center for Global Legal Challenges and the co-author, with Scott J. Shapiro, of the book “The Internationalists” She also serves on a committee that offers guidance to the State Department on international law. During our conversation, which has been edited for length and clarity, we discussed the different mechanisms that could be used to bring members of the Russian military to justice, how American actions have undermined the prospects for international accountability, and how international law might change after the Ukraine conflict.


What does it mean, in practice, for a big and powerful country to commit war crimes in 2022?

Well, it means that the international legal order is really under serious stress. This is, of course, not the first time that a major country has committed war crimes, even in recent years. We’ve seen war crimes taking place, for instance, in Syria, for much of the last several years. But what’s distinctive about this current moment is that we haven’t seen a fight between a major global power (here, Russia) and another state (here, Ukraine) in the last couple of decades, where the rules of the Geneva Conventions, the vast rules of international humanitarian law, are being broken on a massive scale.

We all have an idea of what war crimes are, but what is the underlying legal framework here? Is it just the Geneva Conventions, or something else?

The rules are not limited simply to the Geneva Conventions. It could also include customary international law that supplements the treaty rules in the Geneva Conventions. International humanitarian law creates a kind of foundational framework that we look to when we’re thinking about war crimes, and war crimes are any serious violation of international humanitarian law. So we look to: What does international humanitarian law provide? What does it require? What does it allow states to do? What does it prohibit states from doing? And then is there any significant violation of those rules? And, if there is, that can be a war crime.

And, in terms of enforcement mechanisms, it seems like there is the International Criminal Court, but beyond that?

There are two categories of accountability mechanisms. There are domestic courts, and there are international courts. And, generally speaking, when war crimes are committed it’s often the domestic courts that take the lead in addressing the problem. So you may remember that there were some courts-martial of U.S. soldiers for war crimes, and a few of them were pardoned by President Trump after having been convicted. And actually in Ukraine we see that the prosecutor general of the country has already opened more than two thousand investigations into possible war crimes taking place in Ukraine, and is likely to start prosecuting Russian soldiers—particularly soldiers who are currently being held as prisoners of war and may have participated in some of those war crimes and therefore can be subject to prosecution for violating international humanitarian law.

So it would be prosecutions on the domestic level for violations of international law?

Exactly. Almost every country in the world that is party to the Geneva Conventions has its own domestic statute that allows for the criminal prosecution of war crimes. So the United States has its own War Crimes Act that allows prosecution of war crimes here in the United States. And Ukraine has war crimes as part of its domestic criminal law. But that is done in the shadow of the international law, and the Geneva Conventions in fact require states that are party to the conventions to to be able to criminally prosecute violations of the conventions. So every state is actually required to have a mechanism for domestic prosecutions of war crimes.

And what happens if America or Russia just decides not to follow the Geneva Conventions? There is no enforcement mechanism for that, correct?

Yeah, other than all the enforcement mechanisms we’re seeing the world try to use against Russia. So sanctions. And, if any of those who are suspected of crimes were to travel outside Russia, they potentially could be subject to prosecution for war crimes. So there are some possible mechanisms.

Yes, this happened with Pinochet.

Yeah, and that’s an issue that can come up for a number of these folks. And then they’re also subject to prosecution in Ukraine. And Ukraine actually has a system in place for not only indicting people in absentia but potentially even trying them, although I’m not sure that that’s something the international community is going to be enthusiastic about because it’s considered to be not entirely kosher with human-rights norms. But if they were to travel to other states that have war-crimes statutes . . .

Why isn’t it considered kosher?

The idea of trying someone who isn’t present brings up concerns that he or she is not able to properly defend themselves.

Can you talk a little bit about the International Criminal Court, which Russia is not party to? How does it function?

I think the I.C.C. has a lot of potential to be useful here. You are absolutely right that neither Russia nor Ukraine is a party to the Rome Statute, which is the treaty that created the I.C.C. But back in 2014 Ukraine agreed to submit events taking place in Ukraine to the jurisdiction of the International Criminal Court, and then it renewed that and expanded it. And that submission remains in place. And so, even though Ukraine is not party to the International Criminal Court, it has submitted to the jurisdiction of the International Criminal Court, which basically means that if there are crimes committed in Ukraine that are within the scope of the crimes that can be prosecuted in the International Criminal Court, then the I.C.C. can open an investigation and in fact move forward with the prosecution, and that has happened.

So an I.C.C. prosecutor announced that he was opening an investigation. And he also announced that he’s received forty-one state referrals, which essentially indicates that the state strongly supports moving forward with an investigation. Some states have offered additional funding and assistance to the prosecutor in investigating war crimes and crimes against humanity. And now we’re hearing reports potentially of genocidal acts, as well, in Ukraine. So that is the international mechanism that is already at work with doing some of the evidence collection and doing some investigations that would be necessary in order to move forward with prosecution of these war crimes.

America has played a huge role in undermining the I.C.C. The Bush Administration would not coöperate with it. The Trump Administration sanctioned people at the I.C.C. and said that we would never send people there for trial. Beyond the morality of this, what about the practical impact? Is the I.C.C. really going to function without meaningful American support?

So it has been functioning even without strong U.S. support. It’s not perfect, but it has managed to move forward with some significant prosecutions, some of which have been with U.S. support. It’s important to note that the United States supported the referral of the situation in Sudan to the International Criminal Court, for instance. [The U.S. declined to formally support a referral, but didn’t object.]

I was referring to referrals of our own citizens.

Oh, yes, absolutely. The United States has had a very fraught relationship with the International Criminal Court from the beginning of the Bush Administration, which was shortly after the Clinton Administration signed the Rome Statute. Bush came in, and he tried to unsign the Rome Statute and then proceeded to go around the world telling countries that if they didn’t sign an agreement exempting the U.S. from the jurisdiction of the International Criminal Court, for crimes committed on their soil, the U.S. would withdraw foreign aid from them.

So, from the beginning, the U.S. has had a pretty contentious relationship with the I.C.C. An investigation into possible war crimes in Afghanistan was the latest episode. President Trump threatened sanctions against judges and the prosecutor of the International Criminal Court and lawyers who were participating in assisting in the Afghan investigation.

The relationship has been interleaved with moments of attempted coöperation, though. The U.S. did accede to referring the situation in Sudan to the International Criminal Court. And during the Obama Administration there was an effort at some level of coöperation between the International Criminal Court and the U.S. Administration. But this is potentially a turning point in the relationship between the U.S. and the I.C.C., because what’s become clear is that it’s very hard to get accountability for Russia in any other way. And the International Criminal Court is the best-positioned, most legitimate institution with the capacity that’s been built up to actually investigate and prosecute these crimes. And the United States, I think, has signalled an openness to allowing the International Criminal Court to play this role, and perhaps could even support it playing that role. There was an announcement by Secretary of State Tony Blinken that the U.S. not only believed that there were war crimes being committed by Russia but was committed to supporting efforts to bring those responsible to account. And, while the I.C.C. wasn’t specifically mentioned, that was in the shadow of the moment when I.C.C. was beginning its investigation.

It just seems like the United States will never want a court with as much teeth as it could have because it could mean accountability for Americans, which I imagine even a Democratic Administration does not want. Do you think that is incorrect?

Well, I’d like to think that is incorrect. The answer to that critique is, well, if the U.S. doesn’t engage in actions that might fall within the jurisdiction of the International Criminal Court, then it doesn’t have a problem. So, you know, if you don’t commit war crimes, genocide, crimes against humanity, then you’re not going to be subject to the jurisdiction of the International Criminal Court. And, with the International Criminal Court,its jurisdiction is limited—it’s important to remember. So it’s limited to having jurisdiction over state parties to the I.C.C., or where crimes have been committed on the territory of the state party. So the reason that the situation in Afghanistan fell within the jurisdiction of the International Criminal Court was because the United States was alleged to have committed a crime on the territory of Afghanistan. Afghanistan is a party to the I.C.C.

But do I think the U.S. is ever going to join the Rome Statute? Certainly not anytime soon. Maybe never. But could the U.S. find a way to get comfortable with the idea of a robust International Criminal Court to investigate these major international crimes? I think it might be able to. The way the International Criminal Court is structured is basically to say: not only does it have these limits on its jurisdiction, which are pretty significant, but it also provides an out for states that are willing to investigate the situation themselves in a serious way, or prosecute potential crimes in a serious way. That falls outside of the jurisdiction of the International Criminal Court, because the I.C.C. has what’s called complementarity provisions, which basically mean that it doesn’t investigate a situation if a state has adequately dealt with it itself.

Yes. I just wonder whether the dissonance would be too great if America was really putting forward the idea of the importance of the court but not fully participating itself.

I think there are different kinds of participation. There is participation as a member of the court, and then there is participation supporting the work of the court by providing evidence and information the U.S. has unique access to, or by helping to apprehend those who have been indicted by the court. Would there be hypocrisy there? I mean, I think there would be an argument many would make that the U.S. should submit itself to the I.C.C. jurisdiction. Again, I don’t think that that’s ever going to be successful. But I think it would be welcomed by members of the court if the U.S. was willing to shift from animosity and trying to tear down the court to coöperative engagement, even if it’s not willing to fully submit itself to the jurisdiction of the court.

Or coöperative engagement about American allies.

Absolutely. There is a way in which we are seeing an evolution where more and more states are willing to exercise universal jurisdiction over these crimes. So even in Europe you see a number of prosecutions for crimes that have been committed not in the jurisdiction of the state that’s holding the trial but outside of that state. So Germany, for instance, recently convicted a Syrian military officer for crimes committed in the course of the Syrian war, and those were not committed in Germany, obviously. And a number of European states have similar statutes. And it could be the case that the U.S. would see that, look, with this rise of universal-jurisdiction statutes in various states, the idea of evading responsibility if there are serious allegations of a significant international crime is not very realistic. And having a host of domestic courts with different kinds of—maybe not particularly adequate—due-process protections may be worse than having a functioning, effective I.C.C. So it may be one of the things where there’s no evading some level of responsibility going forward.

What hope do you have about whether this war and the response to it could end up strengthening international law?

I want to acknowledge the fact that there have been major war crimes committed in the last many years, and Syria is the most obvious case where I think we need to engage in a little bit of introspection about why it is that all this machinery of the international system is coming into play now when we saw so little of it coming into play in the Syrian situation. And part of that was just structurally that Syria was not participating in an effort to bring itself to justice. So, you know, here we have Ukraine, which is very eager to have international-justice mechanisms come into play and prosecute these international crimes that are being committed by Russia on its territory. But I think it’s important to acknowledge that we can overstate the degree to which this is brand new, and suddenly these crimes are being committed, because a lot of crimes have been committed in the last twenty or thirty years that haven’t elicited the same kind of response.

But what I do think that we see here is a moment when a lot of what we had begun to take for granted is—suddenly, we realize—incredibly important. And we need tools to be able to enforce these rules. We have kind of taken it for granted for the past few decades that we live in a world in which a state like Russia is not going to attack and try to absorb a state like Ukraine. You know, the U.N. Charter’s prohibition on the use of force has been pretty successful in preventing interstate wars—that is, preventing wars by states against other states. There have been lots of civil wars, and a lot of failed states, and there have been a number of fights within states, but there have not been as many wars between states. And this is a bit of a wake-up call. Because, if Russia can invade Ukraine, and bring the might of a major global power to bear on it and potentially absorb it, then all bets are off. The entire foundation of the international legal system that we’ve all come to assume we can count on is suddenly up for grabs, and no longer stable in the way we all assumed that it was.

And I think part of the reason you’re seeing this reaction of the international community to this moment is precisely that everybody realizes that their own safety and security is at risk if Ukraine falls. And they might be next. And I think that’s why you suddenly see states willing to take steps that, you know, until now they have been reluctant to take in terms of supporting investigations of international courts into war crimes, and sanctioning Russia for illegal actions, and basically every international legal tool has kind of been thrown at Russia. And I think that’s because they all see themselves at risk. And I think this has the possibility of reviving a system that’s been falling aside. That is the hopeful piece of this.

I do wonder if that’s more of a European reaction, though. The system that was created—that we’ve been operating under since the Second World War—was made at a time when Western powers had lots of colonies all around the world. Do you think countries elsewhere feel that that system was working, and that you couldn’t be invaded, and so on? I think you see this in some ways with who has and hasn’t gone along and supported sanctions.

I’d point to the fact that you had a hundred and forty states in the General Assembly vote to condemn Russian aggression, and only five states, including Russia, voting against the condemnation. So it isn’t just Western Europe that is condemning the actions of the Russians. It’s countries from all around the world. And I think they do see that this is a kind of fundamental threat to their existence. Some of them do point out that the system hasn’t been working perfectly well for them, either, for a long time. And you saw a number of African countries abstaining from the General Assembly resolution. And there are a number of possible reasons for that. But one of them may be this sort of sense of, like, “Oh, now you care about international law? You know, we’ve been suffering for some time.” And I think that’s a critique the international system needs to take incredibly seriously as we think about how we move on from here.

Isaac Chotiner is a staff writer at The New Yorker, where he is the principal contributor to Q. & A., a series of interviews with public figures in politics, media, books, business, technology, and more.

More:UkraineRussiaVladimir PutinJoe BidenVolodymyr ZelenskyGeneva ConventionsWar Crimes

 

More on Russia’s Invasion of Ukraine

Sign up for our daily newsletter to receive the best stories from The New Yorker.


Pequena observação sobre a miséria da política no Brasil:- Paulo Roberto de Almeida

 Pequena observação sobre a miséria da política no Brasil


Parte da bizarra 3a via (sem Ciro Gomes) promete marchar unida no 1o turno, mas isso foi feito em um simples conchavo de caciques partidários, num acordo SEM QUALQUER PROGRAMA, SEM IDEIAS OU PROPOSTAS, apenas com base em “pesquisas eleitorais”. 

É uma confissão indireta da FALÊNCIA TOTAL da política e dos partidos na nossa “democracia” de baixíssima qualidade.

Os caciques não se deram sequer ao trabalho — certamente muito difícil para homens que só manipulam os indecorosos fundos Partidário e Eleitoral — de elaborar as bases mínimas de uma plataforma de campanha VOLTADA PARA O BRASIL!

Eles só pensam na conquista da máquina do Estado, o principal instrumento do estamento político para à continuidade do patrimonialismo predatório no qual se converteu o sistema político-partidário do Brasil: programa? Para que programa?

Isso é totalmente dispensável e talvez até inútil, para esses fraudadores da democracia e da própria dignidade pessoal.

O candidato, se houver, dessa vergonhosa “3a via” não será definido ao cabo de laboriosas discussões programáticas, pelas quais se poderá (ou se poderia) chegar a uma plataforma de campanha eleitoral e a um PROGRAMA DE GOVERNO PARA O BRASIL! 

NÃO! Isso não existe para esses caciques pilantras: o Brasil não lhes importa o minimo!

Eles sequer se darão o trabalho de discutir princípios, valores, programas e propostas de governo. Nada disso importa.

O candidato será “escolhido” para eles pelas consultas eleitorais conduzidas por institutos de pesquisas, algumas delas possivelmente manipuladas e distorcidas!

Isso é a FALÊNCIA da democracia no Brasil.

Nunca esperei que chegássemos a esse descalabro completo dos valores da democracia!

Paulo Roberto de Almeida

Porto Alegre, 7/04/2022

Ainda sobre a terrível carnificina na Ucrânia - Paulo Roberto de Almeida e Garry Kasparov, via Carlos Pozzobon

 Paulo Roberto de Almeida:

“Em 1938, os líderes — supostos estadistas “pacificadores” — da Grã-Bretanha e da França se recusaram a interromper a ascensão expansionista de um outro ditador megalomaníaco e psicopata, em nome da “paz” na Europa. Como disse Churchill, perderam a honra e não tiveram a paz, e sim a maior guerra da humanidade, na qual pereceram, por baixo, 50 milhões de vítimas, entre civis e militares. 

Atualmente, temos um novo candidato a ditador expansionista, o tirano de Moscou, que, unido à Igreja Ortodoxa Russa (e isto é algo extraordinário, pois o patriarca de Moscou apoiou e santificou a conquista), pretende reconstruir o grande império do czarismo e dos tempos do despotismo soviético. 

Felizmente, líderes ocidentais não estão dispostos a permitir desta vez, mas seus esforços não têm sido suficientes, até aqui, para parar o insano ditador na escala do morticínio.

E infelizmente, uma outra grande ditadura, uma grande democracia autoritária, e duas outras democracias de baixíssima qualidade, todos países membros dessa fantasmagoria diplomática que se chama BRICS, apoiam ou se declaram “isentos” em relação a essa tremenda tragédia que afeta o povo ucraniano.

Vai ser preciso um novo Nuremberg para o tirano Putin; duvido que virá. Mas pelo menos a condenação moral do TPI é absolutamente necessária. 

O Brasil deveria estar unido às democracias de verdade na condenação e na oposição resoluta contra as atrocidades do tirano de Moscou. Infelizmente não está, e isto me enche de vergonha pela diplomacia paraplégica, míope e parcial, indigna das tradições do Itamaraty, a que se assiste atualmente sob o desgoverno de um inepto.

Paulo Roberto de Almeida”


Carlos Pozzobon, reproduzindo Garry Kasparov:

“Garry Kasparov no livro de 2015 Winter is Coming:

Quando o presidente fantoche de Putin na Ucrânia, Viktor Yanukovych, fugiu do país após os protestos “Euromaidan” exigindo maior integração europeia, Putin aproveitou a chance. Citando a necessidade de proteger os russos na Ucrânia, ele primeiro ocupou e anexou a Crimeia e depois começou a incitar a violência por meio de “rebeldes” apoiados pelos russos no leste da Ucrânia. Logo depois, apesar das alegações cada vez mais absurdas do Kremlin em contrário, tropas russas e armas pesadas transformaram o conflito em uma invasão real.

Uma guerra por qualquer motivo é terrível, mas a perigosa virada de Putin para o imperialismo de base étnica não pode ser ignorada. Aqueles que dizem que o conflito na Ucrânia está longe e que provavelmente não levará à instabilidade global perdem o aviso claro que Putin nos deu. Não há razão para acreditar que sua visão anunciada de uma “Grande Rússia” terminará com o leste da Ucrânia e muitas razões para acreditar que não. Os ditadores só param quando são parados, e apaziguar Putin com a Ucrânia só vai alimentar seu apetite por mais conquistas.

A Ucrânia é apenas uma batalha que o mundo livre gostaria de ignorar em uma guerra maior que se recusa a reconhecer que existe. Mas fingir que você não tem inimigos não torna isso verdade. O Muro de Berlim e a União Soviética se foram, mas os inimigos da liberdade que os construíram não. A história não termina; ela funciona em ciclos. O fracasso em defender a Ucrânia hoje é o fracasso dos Aliados em defender a Tchecoslováquia em 1938. O mundo deve agir agora para que a Polônia em 2015 não seja chamada a desempenhar o papel da Polônia em 1939.”

PRA: infelizmente a Ucrânia de 2022 tomou o lugar da Polônia de 1939. 


Novo livro de João Almino: Homem de Papel (dia 12/04, pelo YouTube da Livraria da Travessa)

 


Um novo livro do colega diplomata, grande amigo, insigne escritor, membro da Academia, João Almino, e sendo ainda dedicado aos apreciadores de Machado de Assis, sempre é um grande acontecimento, pois também presente, em seu lançamento, outro grande escritor.

Convite para a VI Conferência Atlantos: Painel "Perspectiva Histórica da Democracia no Brasil" - Paulo Roberto de Almeida

Convite recebido do Vice-Presidente do Instituto Atlantos: 

Prezado Sr. Paulo Roberto de Almeida,

Repetindo o sucesso da sua participação no nosso evento do ano de 2021, gostaríamos de convidá-lo para participar como palestrante da VI Conferência Atlantos em nosso painel "Perspectiva Histórica da Democracia no Brasil"

Este ano o tema será a Democracia Brasileira sob as perspectivas histórica e futura e acontecerá entre os dias 09 e 10 de abril de 2022, no Teatro da Unisinos em Porto Alegre/RS.

Considerando a sua expertise, ficamos muito felizes em convidá-lo para participar como palestrante da VI Conferência Atlantos.

Aproveito, também, para encaminhar os links de acesso às nossas redes sociais caso queira conferir nossos projetos.

Instagram: @institutoatlantos

Site: https://atlantos.com.br

Como o tema sugerido foi Perspectiva Histórica da Democracia no Brasil, já preparei um texto para divulgação no momento oportuno, sintetizando algumas de minhas ideias sobre a questão: 

4097. “Perspectiva Histórica da Democracia no Brasil”, Brasília, 6 março 2022, 11 p. Texto de apoio a palestra na VI Conferência Atlantos.

Paulo Roberto de Almeida


Livros de Paulo Roberto de Almeida oferecidos em promoção especial da Kindle-Amazon: vários títulos...

O Kindle, da Amazon, acaba de me contatar para informar que os seguintes livros meus entrarão em promoção especial, o que pode ser uma boa oportunidade para os interessados.

Paulo Roberto de Almeida 

==============

Congratulations! We selected the following title(s) for a Kindle Deal on Amazon.com.br. Amazon will handle the price updates during this period. 



 - O Principe, revisitado: Maquiavel para os contemporaneos (Pensamento Politico Livro 18) entrara em promocao no valor de R$4.99  em uma promocao especial do dia 10/04/2022 ate 14/04/2022. [PRA: Livro composto em 2013, em formato Kindle, disponível no link: 
http://www.amazon.com/dp/B00F2AC146]



- Minhas colaboracoes a uma biblioteca eletronica: Contribuicoes a periodicos do sistema SciELO (Pensamento Politico Livro 9) entrara em promocao no valor de R$5.99  em uma promocao especial do dia 10/04/2022 ate 14/04/2022.


 [PRA: Livro composto em 
26 dezembro 2019, 300 p., coletando exclusivamente os principais trabalhos publicados nas revistas Contexto Internacional, Sociologia e Política e Revista Brasileira de Política Internacional, e poucas outras.Divulgado no blog Diplomatizzando (link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2019/12/minhas-contribuicoes-periodicos-do.html)] 



 - O Itamaraty num labirinto de sombras: ensaios de politica externa e de diplomacia brasileira (Pensamento Politico Livro 5) entrara em promocao no valor de R$7.29  em uma promocao especial do dia 10/04/2022 ate 14/04/2022. [PRA: Livro composto em 
Brasília, 1 junho 2020, 225 p.]



- O Itamaraty Sequestrado: a destruicao da diplomacia pelo bolsolavismo, 2018-2021 (Bolsolavismo diplomatico Livro 1) entrara em promocao no valor de R$9.99  em uma promocao especial do dia 10/04/2022 ate 14/04/2022. [PRA: Livro composto em 
Brasília, 1-9 maio 2021, 114 p.;  


 Sumário no blog Diplomatizzando (link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2021/05/o-itamaraty-sob-ataque-2018-2021.html).]



Please do not update your title(s) price prior to the Kindle Deal date, including using Kindle Countdown Deals and/or Free Book Promotions. If changed, the title(s) will be removed from the Kindle Deal.

===============


PRA: Tenho muitos outros livros no sistema Kindle, inclusive este que acaba de ser incluído entre os sete mais vendidos entre os livros de Diplomacia, Ciências Sociais:



  
O Mercosul e o regionalismo latino-americano: ensaios selecionados, 1989-2020 (7o. lugar nas vendas da Amazon, categoria Ciências Sociais) 


e ainda este aqui:


 A ordem econômica mundial e a América Latina: ensaios sobre dois séculos de história econômica


Boa degustação.

Paulo Roberto de Almeida


quarta-feira, 6 de abril de 2022

Brasil mediador da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia? Uma diplomacia novamente megalomaníaca?

Creio que o Brasil erra, se equivoca, patina, se exibe e exagera nessa mania de se achar o melhor do mundo em matéria de imparcialidade, de neutralidade, de postura tucana de ficar em cima do mundo, na verdade de pretender ser o que não é.

Em primeiro lugar caberia explicar ao chanceler que não existe um "conflito entre a Rússia e a Ucrânia". O que existe, vou deixar bem claro, é uma GUERRA DE AGRESSÃO da Rússia contra a Ucrânia, o que já configura um CRIME CONTRA A PAZ, depois ocorreram CRIMES DE GUERRA contra civis inocentes, e em seguida CRIMES CONTRA A HUMANIDADE, por assassinato deliberado contra tudo o que se move na Ucrânia. Se o Brasil ainda não compreendeu isso, então é preciso retornar esses diplomatas ao Instituto Rio Branco, para novamente aprenderem Direito Internacional e os protocolos multilaterais (inclusive vários acordos assinados pela URSS/Rússia sobre tratamento de civis, prisioneiros, atos contra as leis aplicáveis em casos de guerra, etc.). O Brasil está do OUTRO LADO DO MUNDO! Que desgraça!

Paulo Roberto de Almeida

 No Senado, chanceler diz que Brasil tem condições de mediar fim da guerra entre Rússia e Ucrânia

Carlos França voltou a criticar sanções contra Moscou, mas admitiu que Rússia 'cruzou a linha vermelha' ao invadir Ucrânia

Eliane Oliveira

O Globo, 06/04/2022 - 13:32

BRASÍLIA — O chanceler Carlos França afirmou nesta quarta-feira que o Brasil pode atuar como mediador para ajudar a acabar com o conflito entre Rússia e Ucrânia. Em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, França voltou a criticar as sanções econômicas aplicadas aos russos, defendeu o diálogo como saída para a obtenção de um acordo de paz e ressaltou que a diplomacia brasileira é conhecida como formadora de consensos e voz respeitada pela comunidade internacional.  

— O Brasil tem credenciais para ser mediador. Somos membros do Brics [bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul], somos um ator global, com tradição democrática, e temos uma diplomacia que se construiu ao longo de 200 anos como formadora de consensos e voz sempre respeitada na ONU —afirmou França aos senadores.

Segundo o ministro, o Brasil mantém boas relações com Rússia e Ucrânia e agiria facilmente como conciliador e facilitador de um consenso. França disse que colocará a diplomacia brasileira a serviço da paz e que conversará sobre o assunto ainda este mês, durante visita a Brasília do chanceler turco, Mevlut Cavusoglu. A Turquia tem atuado como mediadora das negociações entre russos e ucranianos. 

Linha vermelha

Apesar de sua posição contrária às sanções, França reconheceu que a Rússia ultrapassou os limites ao invadir a Ucrânia. Em resposta à presidente da Comissão, senadora Kátia Abreu (PP-TO), que chamou a agressão de "inadmissível", o chanceler afirmou:

—  Vossa excelência tem razão. A agressão é inadmissível. No momento em que há conflito armado, invasão de território, nós entendemos que a Rússia cruzou uma linha vermelha. Quanto a isso não há dúvida.

Carlos França disse que as sanções econômicas aplicadas à Rússia são seletivas e já prejudicam países fornecedores de alimentos, como o Brasil, que tenta conseguir fertilizantes para o plantio da safra de grãos. Ele disse considerar “lamentável” que as retaliações contra os russos se estendam à cultura e aos esportes. 

— Eu até entendo o uso de sanções pela Europa e os EUA. No entanto, não posso deixar de estranhar a seletividade das sanções —afirmou França. — Sanções tendem a preservar interesses imediatos de um pequeno grupo de países e prejudicam quem mais depende de importação de alimentos e tem menor capacidade financeira — completou.

Em entrevista GLOBO, o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez, havia dito que, quanto mais países aderirem às sanções, inclusive o Brasil, mais rápido termina o conflito. França questionou esse argumento. Disse que a Alemanha, por exemplo, está precisando de combustíveis.  

— Se até esses países têm dificuldades, o que dirá um país como o Brasil — disse o chanceler.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, a questão dos fertilizantes, que o Brasil tradicionalmente importa da Rússia, é “muito grave”. Ele afirmou que há um esforço diplomático no governo brasileiro para buscar o produto em países como Nigéria, Marrocos, Irã, Canadá e Arábia Saudita — cujo príncipe herdeiro, Mohammad bin Salman, chegou a conversar por telefone sobre o assunto com o presidente Jair Bolsonaro, recentemente. 

No caso do Irã, também sob sanções americanas, França lembrou que pediu ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, para que seja aberta uma exceção que permita o pagamento dos fertilizantes pelo sistema financeiro. Com a Rússia, ele disse que o governo brasileiro tenta vencer “dificuldades logísticas”. 

—Os importadores brasileiros têm dificuldades para fazer negócios com o Irã. Pedi ao Blinken para que pudéssemos ter um "waiver" (permissão) do Departamento do Tesouro, para que não haja sanções a quem fizer negócios com empresas iranianas — explicou.  — Com a Rússia, queremos garantir ao importador que não haverá problema.  Assim como energia para Alemanha é fundamental, para o Brasil o fertilizante é fundamental.

O chanceler, que completa um ano no cargo nesta quarta-feira,disse que o Itamaraty conseguiu retirar 230 brasileiros da Ucrânia, dos quais 43 retornaram ao Brasil pela Polônia. Há ainda outros 17 nacionais em território ucraniano, dos quais 11 querem permanecer no país. O restante são jornalistas que cobrem o conflito. Ele acrescentou que, até a última segunda-feira, foram emitidos 81 vistos de acolhida humanitária para cidadãos ucranianos que fugiram da guerra. 

https://oglobo.globo.com/mundo/no-senado-chanceler-diz-que-brasil-tem-condicoes-de-mediar-fim-da-guerra-entre-russia-ucrania-25464689