O MEC já não é essa maravilha. Ao contrário, eu acho o MEC um horror, em todos os sentidos que se possa pensar. Se quisermos melhorar a educação brasileira, temos antes de acabar com o MEC, e criar uma outra coisa em seu lugar.
OK, eu sei que isso não vai ocorrer, infelizmente. Então vejamos a realidade.
Sendo a porcaria que é, o MEC certamente fez uma avaliação ao seu jeito.
OK, OK, não estamos falando do MEC, mas da Capes, que é um pouco menos pior.
Enfim, admitindo-se que a Capes faz algo de útil e relevante para o país, ela acaba de reprovar grande parte do ensino superior no Brasil. E não pensem que se trata apenas de um terço que não consegue cumprir requisitos mínimos. Acho que se trata da maioria absoluta, e as instituições decentes devem se contar nos dedos de uma mão, OK, duas, mas não mais de duas. Portanto, não metam os pés pelas mãos, como faz o MEC, e rendam-se à realidade.
E a realidade é esta aqui: do jardim da infância (talvez da creche) até o pós-doutorado, o ensino no Brasil está num rápido processo de deterioração, de mediocrização, de perda de qualidade, tanto no setor público (bem, mas isso é evidente, não é mesmo?), como no privado (ou eu deveria dizer particular, para evitar associações indevidas?).
Não tenho nenhuma ilusão de que essa porcaria venha a ser corrigida ou melhorada no futuro próximo, inclusive porque as saúvas freireanas e os companheiros trogloditas da educação continuam por aí, espalhando seu cortejo de barbaridades educacionais.
Enfim, façam como eu: sejam auto-didatas...
Paulo Roberto de Almeida
Um terço das instituições de ensino superior no País é reprovada em avaliação do MEC
Agências de Notícias (Jornal da Ciência), 7/12/2012
Ministério promete pena rigorosa a 324 cursos 'repetentes'.
Quase um terço (31%) das instituições de ensino superior brasileiras tiveram um desempenho considerado insatisfatório no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, o principal indicador de qualidade do ensino superior. Das 1.875 instituições que receberam conceito do Ministério da Educação (MEC), 577 obtiveram notas 1 ou 2 numa escala que vai até 5. Os números foram divulgados ontem (6) pelo MEC. Também foi apresentado o resultado de 2011 de outro índice, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que faz uma avaliação por curso, e não por instituição. De 6.324 cursos com conceitos divulgados, 976 (15%) tiveram notas insatisfatórias (1 ou 2).
No caso das notas de instituições, em relação a 2008, houve uma diminuição de 35% para 31% na proporção de faculdades, centros e universidades com avaliação insatisfatória e um aumento de 9% para 12% no percentual com boas avaliações (conceitos 4 ou 5). A maioria dos cursos e das instituições teve nota 3.
O IGC, indicador de instituições, é o resultado da média trienal ponderada do CPC, o conceito que avalia cursos. Como a avaliação do MEC leva em conta um ciclo de três anos, a melhor base de comparação dos índices de 2011 são os resultados de 2008.
Como em anos anteriores, a instituições públicas se saíram melhor que as privadas e as universidades (instituições de maior porte e com obrigação de investimento em pesquisa) têm, em média, avaliações melhores que os centros universitários (instituições com mais autonomia que faculdades, porém menos obrigações que as universidades) e faculdades.
Ao apresentar os resultados, o MEC divide as instituições nesses três grupos (universidades, centros universitários e faculdades) por entender que eles têm porte e missões diferentes.
O CPC (conceito que avalia cursos e serve de base para o índice das instituições) é calculado a partir de três áreas: desempenho dos estudantes no Enade, responsável por 55% do índice; infraestrutura e organização didático-pedagógica, com 15%; e professores, com 30%. Em 2011, os cursos avaliados foram das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins, além dos cursos dos eixos tecnológicos de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial, pertencentes a 1.387 instituições.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante fez uma interpretação positiva da diminuição da proporção de cursos com conceitos insatisfatórios. Segundo ele, alguns programas governamentais foram decisivos para a melhora das notas, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) - que concede bolsas para estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas - e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar dos programas, as instituições não podem ser mal avaliadas.
"A avaliação é uma política pública de qualidade, com resultados muito concretos. Os instrumentos de estímulo como Prouni e Fies também contribuíram decisivamente para essa melhora significativa do IGC", disse o ministro.
Mercadante também afirmou que as universidades, que em geral têm notas melhores, respondem 53,9% das matrículas no ensino superior brasileiro, ou seja, mais da metade. Os centros universitários têm 13,7% do total, e as faculdades 30,9%. Segundo o Censo da Educação Superior, havia em 2011, 6,7 milhões de alunos de graduação no País.
Sob investigação - Onze instituições não tiveram as notas no IGC (Índice Geral de Cursos) divulgadas pelo MEC por serem alvos de investigação.
Entre elas está a Facic (Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro), ligada à família de Paulo Vieira, ex-diretor de uma agência estatal preso pela Polícia Federal sob acusação de tráfico de influência no governo federal. Em conversa interceptada pela PF, ele pede a uma funcionária da instituição que altere dados da faculdade em um sistema do MEC usando a senha de um servidor do ministério.
Também estão na lista unidades mantidas pela Reges (Rede Gonzaga de Ensino Superior), União das Instituições Educacionais da Alta Paulista, a Faculdade de Educação de Colorado do Oeste (RO) e a Faculdade de Realeza (PR).
Pena rigorosa - O MEC promete punir 324 cursos universitários que, após quatro anos, continuam com um baixo indicador de qualidade. Essas graduações tiveram, tanto em 2008 como em 2011, um desempenho insatisfatório no CPC (Conceito Preliminar de Curso).
A pasta não detalhou a lista de cursos e instituições cujo desempenho ruim se repetiu em 2008 e 2011 - a relação total de escolas e suas notas, no entanto, está disponível no portal do ministério. "Nós seremos muito rigorosos com aqueles que concluíram o ciclo e não melhoraram a qualidade", disse o ministro Aloizio Mercadante.
De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, entre as medidas punitivas, o MEC considera impedir a realização de novos vestibulares. Os alunos já matriculados teriam garantida a emissão do diploma. A maior parte desses cursos está em instituições privadas.
Hoje, esses cursos já enfrentam restrições do governo, como impedimento para participar do Fies, programa de financiamento estudantil, e do Prouni, que concede bolsas para estudantes de baixa renda. "Nós queremos dar bolsa para cursos que tenham um padrão de qualidade", disse Mercadante sobre o Prouni.
O ministério analisa a possibilidade de aumentar o corte de vagas e fazer supervisão mais rigorosa nas instituições com cursos de desempenho insatisfatório nos últimos anos. Mercadante disse que o candidato precisa considerar a nota do curso que pretende pleitear. "Curso nível 1 não é recomendado. E mesmo o nível 2 ele tem de olhar com muito cuidado, muita prudência."
Apesar da promessa de punição mais rigorosa, o MEC adotou recentemente postura menos incisiva Um corte de 18,5 mil vagas em cursos de administração e contabilidade, anunciado em 2011 com base no CPC de 2009, foi adiado.
Ao mesmo tempo, a maioria das vagas efetivamente cortadas em cursos da área de saúde em 2011 eram ociosas. Das 31,5 mil vagas extintas em cursos como fisioterapia e enfermagem, 72,8% não estavam sendo usadas pelas faculdades.
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Maioria dos formandos em Medicina não passa em exame do Cremesp
No primeiro ano da prova obrigatória do conselho paulista, 54% dos novos médicos avaliados não tiraram a nota mínima.
Mais da metade (54,5%) dos recém-formados em Medicina no Estado de São Paulo foi reprovada no exame do Conselho Regional de Medicina (Cremesp). A prova, criada em 2005, se tornou obrigatória neste ano. Nas edições anteriores, a avaliação era voluntária, o que deixava a amostra vulnerável a erros.
A maioria dos atuais formandos acertou menos de 60% das 120 questões de múltipla escolha da prova. Elas envolviam temas das nove principais áreas da Medicina - entre elas clínica médica, saúde pública, saúde mental, pediatria e ginecologia. Em 2011 e em 2010 a reprovação foi mais baixa: 46% e 43%, respectivamente, mas a participação na prova também era muito menor.
Ao todo, 2.943 alunos se inscreveram para o exame desta edição. Mas a prova foi feita por 2.872 estudantes, ou 97,6% dos inscritos, sendo que 2.411 são de escolas de São Paulo. Já em 2011, por exemplo, apenas 418 alunos se inscreveram. Para tirar o CRM (registro profissional), é necessário apresentar o documento que comprove presença na prova, mas não é necessário ser aprovado no exame.
As questões da prova eram básicas, de média e baixa complexidade. E, ainda assim, menos da metade conseguiu acertar 60% da prova. Lamentavelmente, áreas cruciais, como clínica médica, tiveram notas muito baixas", afirma Renato Azevedo, presidente do Cremesp. Na prova, detalha Azevedo, são cobrados conteúdos básicos, como vacinas obrigatórias e a identificação e o tratamento de diarreia em crianças - as questões dessa prova específica não foram divulgadas.
Boicote - Dos formandos que fizeram a prova, 119 (4,2% do total) tiveram a prova invalidada por boicote - 86 marcaram apenas a letra B - ou por outras tentativas de anulação, como desenhos. Segundo o Cremesp, 99% dos que boicotaram são de instituições públicas. O conselheiro Bráulio Luna, um dos coordenadores do exame, criticou o boicote. "São alunos extremamente egoístas. Estudam em universidades públicas, com dinheiro público, e quando se formarem vão atender em clínicas privadas, não vão para o Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é o perfil dos boicotadores. São parte de uma elite que não quer ser avaliada", disse.
Apesar de a legislação determinar a entrega do CRM para o recém-formado, mesmo que ele tenha boicotado o exame, o Cremesp tem segurado o registro profissional de alguns alunos que decidiram protestar. Os formandos da Unicamp Josué Augusto do Amaral Rocha, de 23 anos, e Marília Francesconi Felício, de 27 anos, boicotaram o exame e não conseguiram tirar o registro profissional. Receberam uma carta afirmando que suas provas apresentavam inconsistências e, por isso, seriam revisadas. "É claramente uma forma de retaliação para atrasar a emissão do nosso CRM. Ficamos impedidos de exercer a profissão", diz Marília.
Azevedo, presidente do conselho, admitiu que as provas dos boicotadores serão reavaliadas, mas garantiu que os registros profissionais desses médicos serão entregues até 31 de janeiro. Os recém-formados vão receber o resultado individual na prova comparando com a média geral. O Cremesp, porém, não vai divulgar a lista das melhores e piores para evitar um ranking. "Havia grande resistência das instituições em apoiar o exame por causa do ranqueamento. Então temos um compromisso de não divulgar os resultados por escola", disse Reinaldo Ayer, que também coordenou a avaliação.
Resultado do Cremesp nos deixa temerosos, afirma professor
Coordenador do exame do Cremesp, o médico Bráulio Luna Filho, que também é professor na Unifesp, defende a prova e diz que o resultado retrata a qualidade do profissional que vai para o mercado de trabalho, principalmente para a periferia.
Pode-se dizer que o resultado foi muito ruim?
Bráulio Luna Filho - Sim. Uma prova de avaliação ao final do curso de medicina no Canadá, nos EUA, tem, em média, 95% de aprovação. Imaginei que nosso resultado seria de 70% e foi de 44,5%. Isso nos deixa temerosos sobre o exercício profissional futuro desses colegas.
Como o cidadão pode se defender de um médico mal qualificado?
Infelizmente, a população não tem como saber se o indivíduo foi bem treinado. O problema é maior nas camadas mais pobres porque o médico recém-formado vai atender nas unidades mais periféricas.
O boicote dos alunos não foi legítimo?
O conselho se ressente quando alunos formados em universidades de ponta, principalmente, protestam. O cidadão teve o ensino pago pelo contribuinte, teve boas condições de aprendizado e ainda é contra uma avaliação?
Prova do Cremesp deveria ser teórica e prática, diz formando
Josué Augusto do Amaral Rocha, da Unicamp, um dos líderes do movimento que defendia o boicote à prova do Cremesp, diz que a avaliação deveria ser teórica e prática.
O resultado ruim é reflexo da prova ou do ensino de medicina?
Josué Augusto do Amaral Rocha - Quando se fala da prova, é preciso falar da qualidade dela. Para ser adequada, não poderia ser só teórica. Tinha de ter uma parte prática. É preciso fazer uma avaliação global dos estudantes, ao longo de todos os anos do curso e não apenas no final. A avaliação precisa envolver a infraestrutura da escola, o corpo docente e o aprendizado do estudante. Prova de múltipla escolha, como faz o Cremesp, qualquer cursinho ajuda a passar.
A adesão ao boicote não ficou abaixo do esperado?
O movimento lançou a discussão sobre o ensino médico no Brasil.
Quem mais aderiu não vem de boas escolas e tem mais chances de emprego?
Isso mostra a mobilização das escolas publicas. Vou trabalhar na periferia de Campinas. O movimento é para discutir a qualidade de saúde pública e nosso interesse é total na população.
Quem nos salva dos médicos?
Artigo de Gilberto Dimenstein
Aconteceu o que já prevíamos: a reprovação da maioria dos estudantes de medicina que fizeram a prova para medir seus conhecimentos, realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. A pergunta mais importante ao cidadão: quem nos salva dos médicos?
Apesar de reprovados, os formados têm o pleno direito de exercer a profissão. Não somos informados quais os reprovados. Nem quais as piores faculdades - era o mínimo de transparência necessária. O que sabemos é que, em breve, eles estarão num pronto-socorro atendendo casos de emergência.
A culpa é dos estudantes que não aprenderam? Eles também são vítimas. Vítimas que geram vítimas. A culpa, em essência, é dos governos que liberaram a abertura de escolas de medicina e não desenvolveu melhores mecanismos para cobrar qualidade.
Sou solidário, até certo ponto, com estudantes que fizeram o boicote ao exame, argumentando que as escolas deveriam ser avaliadas com profundidade. Mas sou mais solidário com o cidadão comum que tem o direito de saber dos riscos à sua saúde.
(Fonte: O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo)
Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas. Ver também minha página: www.pralmeida.net (em construção).
sábado, 8 de dezembro de 2012
Professores universitarios: bondades governamentais com o dinheiro de todos os brasileiros?
Todos os brasileiros, universitários ou não, professores ou não, ricos ou não, estão sendo chamados a pagar esta conta: a dos aumentos salariais para professores universitários. Ainda que se possa concordar em que esta é uma justa causa, eu me pergunto, sinceramente, se a produtividade dos ditos professores -- não de todos, mas da maioria, com perdão dos produtivos -- justifica toda essa bondade com o dinheiro da sociedade.
Eu sempre me pergunto: em troca do quê, mesmo?
Professores universitários deveriam estar produzindo boa ciência -- o que é apenas em parte verdade --, formando os professores dos nossos filhos -- o que me parece até agora um desastre, tendo em vista os resultados desastrosos da educação brasileira -- e contribuindo para a tecnologia nacional, terreno no qual sua contribuição também deixa muito a desejar.
Então, pergunto: os professores merecem?
Talvez, mas deveríamos exigir mais em troca...
Paulo Roberto de Almeida
Aprovada reestruturação de carreira e reajuste para magistério federal
Agência Câmara, 7/12/2012
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 4368/12, do Executivo, que reestrutura a carreira de professores das instituições federais de ensino e reajusta a remuneração ao longo de três anos, a partir de 1º de março de 2013.
Os aumentos variam conforme o estágio da carreira, podendo chegar a 45% até 2015. O projeto ainda será votado pelo Senado.
A matéria foi aprovada com emendas da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, de autoria do deputado Alex Canziani (PTB-PR). Entre as novidades está a previsão de recebimento de uma retribuição por trabalho eventual em projetos de pesquisa e extensão no âmbito de convênios das instituições com as fundações de apoio.
O projeto permite o recebimento de outras remunerações, como já ocorre atualmente com bolsas, direitos autorais, pró-labore por palestras ou retribuição por participar de comissões julgadoras (da qualidade do ensino privado).
Professor titular-livre - Tanto para o magistério superior quanto para o ensino básico, técnico e tecnológico, o projeto cria o cargo isolado de professor titular-livre, para melhorar o acesso ao último nível da carreira. O cargo de titular continua existindo, mas os acessos serão diferentes.
Para atingir o cargo de titular, o professor associado precisa possuir o título de doutor, ser aprovado em processo de avaliação de desempenho e ter aprovado memorial sobre suas atividades ou defender tese acadêmica inédita.
Já o cargo de titular-livre será preenchido por meio de concurso público de provas e títulos, com exigência de 20 anos de obtenção do título de doutor ou de experiência. A prova será escrita, oral e com defesa de memorial.
As vagas serão abertas conforme disponibilidade orçamentária. Para as universidades, estão previstos 1,2 mil cargos. Para o ensino básico e técnico, 880 cargos.
Progressão acelerada - Os professores das universidades aprovados em estágio probatório e que atenderem a requisitos de titulação poderão concorrer a processo de aceleração da promoção. Normalmente, ela ocorre a cada dois anos.
Se possuir o título de mestre, o professor em qualquer nível da classe auxiliar poderá passar à classe de assistente. Com o doutorado, professores assistentes poderão passar a adjuntos. Critério semelhante será aplicado aos docentes do ensino básico e técnico, envolvendo os títulos de especialista, mestre e doutor.
No caso dos professores da classe "associado", nas universidades, haverá um reposicionamento antes da aplicação da nova tabela de remuneração. Aqueles do nível 1 passarão ao nível 2 se forem doutores há 17 anos. Para os níveis sucessivos (até o 4), serão necessários 19 (do 2 para o 3) e 21 anos (do 3 para o 4) de doutorado.
Aposentados - O Plenário aceitou emenda do relator que permite o exercício de cargos de direção nas instituições federais de ensino pelos professores já aposentados. O relator também excluiu do texto a exclusividade dos docentes na ocupação de funções relacionadas à administração acadêmica.
Professor visitante - Alguns requisitos para a admissão de professor visitante, estrangeiro ou não, são disciplinados pelo projeto, como ser doutor por dois anos, no mínimo; ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área; e ter produção científica relevante, preferencialmente nos últimos cinco anos.
Comissão permanente - Em cada instituição federal de ensino deverá ser instituída uma Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) para assessorar a instituição na formulação e no acompanhamento da execução da política de pessoal.
A comissão poderá se manifestar sobre a contratação de professores efetivos e substitutos e também sobre a avaliação de desempenho para fins de progressão funcional e a liberação de professores para programas de cooperação com outras instituições, universitárias ou não
Eu sempre me pergunto: em troca do quê, mesmo?
Professores universitários deveriam estar produzindo boa ciência -- o que é apenas em parte verdade --, formando os professores dos nossos filhos -- o que me parece até agora um desastre, tendo em vista os resultados desastrosos da educação brasileira -- e contribuindo para a tecnologia nacional, terreno no qual sua contribuição também deixa muito a desejar.
Então, pergunto: os professores merecem?
Talvez, mas deveríamos exigir mais em troca...
Paulo Roberto de Almeida
Aprovada reestruturação de carreira e reajuste para magistério federal
Agência Câmara, 7/12/2012
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 4368/12, do Executivo, que reestrutura a carreira de professores das instituições federais de ensino e reajusta a remuneração ao longo de três anos, a partir de 1º de março de 2013.
Os aumentos variam conforme o estágio da carreira, podendo chegar a 45% até 2015. O projeto ainda será votado pelo Senado.
A matéria foi aprovada com emendas da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, de autoria do deputado Alex Canziani (PTB-PR). Entre as novidades está a previsão de recebimento de uma retribuição por trabalho eventual em projetos de pesquisa e extensão no âmbito de convênios das instituições com as fundações de apoio.
O projeto permite o recebimento de outras remunerações, como já ocorre atualmente com bolsas, direitos autorais, pró-labore por palestras ou retribuição por participar de comissões julgadoras (da qualidade do ensino privado).
Professor titular-livre - Tanto para o magistério superior quanto para o ensino básico, técnico e tecnológico, o projeto cria o cargo isolado de professor titular-livre, para melhorar o acesso ao último nível da carreira. O cargo de titular continua existindo, mas os acessos serão diferentes.
Para atingir o cargo de titular, o professor associado precisa possuir o título de doutor, ser aprovado em processo de avaliação de desempenho e ter aprovado memorial sobre suas atividades ou defender tese acadêmica inédita.
Já o cargo de titular-livre será preenchido por meio de concurso público de provas e títulos, com exigência de 20 anos de obtenção do título de doutor ou de experiência. A prova será escrita, oral e com defesa de memorial.
As vagas serão abertas conforme disponibilidade orçamentária. Para as universidades, estão previstos 1,2 mil cargos. Para o ensino básico e técnico, 880 cargos.
Progressão acelerada - Os professores das universidades aprovados em estágio probatório e que atenderem a requisitos de titulação poderão concorrer a processo de aceleração da promoção. Normalmente, ela ocorre a cada dois anos.
Se possuir o título de mestre, o professor em qualquer nível da classe auxiliar poderá passar à classe de assistente. Com o doutorado, professores assistentes poderão passar a adjuntos. Critério semelhante será aplicado aos docentes do ensino básico e técnico, envolvendo os títulos de especialista, mestre e doutor.
No caso dos professores da classe "associado", nas universidades, haverá um reposicionamento antes da aplicação da nova tabela de remuneração. Aqueles do nível 1 passarão ao nível 2 se forem doutores há 17 anos. Para os níveis sucessivos (até o 4), serão necessários 19 (do 2 para o 3) e 21 anos (do 3 para o 4) de doutorado.
Aposentados - O Plenário aceitou emenda do relator que permite o exercício de cargos de direção nas instituições federais de ensino pelos professores já aposentados. O relator também excluiu do texto a exclusividade dos docentes na ocupação de funções relacionadas à administração acadêmica.
Professor visitante - Alguns requisitos para a admissão de professor visitante, estrangeiro ou não, são disciplinados pelo projeto, como ser doutor por dois anos, no mínimo; ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área; e ter produção científica relevante, preferencialmente nos últimos cinco anos.
Comissão permanente - Em cada instituição federal de ensino deverá ser instituída uma Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) para assessorar a instituição na formulação e no acompanhamento da execução da política de pessoal.
A comissão poderá se manifestar sobre a contratação de professores efetivos e substitutos e também sobre a avaliação de desempenho para fins de progressão funcional e a liberação de professores para programas de cooperação com outras instituições, universitárias ou não
Acordo Trans-Atlantico de Livre Comercio (2) - Paulo Roberto de Almeida
Um acordo UE-EUA de livre comércio?
Paulo Roberto de Almeida
(trechos do capítulo conclusivo de um próximo livro meu, sobre a integração regional)
Voltam a
frequentar as páginas dos jornais do mundo norte-atlântico notícias sobre uma aspiração
antiga, de certa forma recorrente e, até o momento, “inconclusiva”: a retomada,
e eventual finalização, de negociações para a assinatura de um acordo de livre
comércio entre as duas maiores economias do planeta, a União Europeia, de um
lado, e os Estados Unidos, de outro (com o potencial, inclusive, de “arrastar”
o Canadá e o México, já sócios deste último no Nafta, e, possivelmente, outros
países associados, por diferentes tipos de acordos, à UE ou aos próprios
Estados Unidos).
Se realmente
levada a termo, essa antiga ideia de promotores da liberalização comercial dos
dois lados do Atlântico tem o potencial de produzir uma pequena revolução na
economia mundial. Sua importância, na verdade, é bem maior do que a própria
dimensão dos fluxos comerciais que seriam criados a partir desse acordo,
reconhecidamente limitada, uma vez que as duas grandes economias já desfrutam
de amplo grau de abertura e de imbricação recíprocas, independentemente da
conclusão bem sucedida – isto é, sem muitas exceções setoriais – de um acordo
desse tipo. Afinal de contas, ambas economias regionais já estão vinculadas
entre si por laços históricos de comércio, investimentos, licenciamentos
tecnológicos, joint-ventures industriais, seja no âmbito bilateral, seja no
contexto da OCDE, além da intensa troca de capital humano que se estabelece
continuamente nas mais diferentes esferas da cooperação científica e
educacional, para não falar, obviamente, das barreiras notoriamente limitadas
que existem para os mais diversos intercâmbios que existem, desde mais de três
séculos entre as duas regiões, tanto sob a forma de poucos obstáculos
substantivos às trocas privadas e oficiais, como na modalidade tarifaria, com
alíquotas bastante reduzidas praticadas na maior parte dos casos. Ou seja,
existem poucos entraves ao intenso fluxo de bens, serviços, capitais, tecnologia,
pessoas entre essas duas grandes regiões econômicas do mundo, a da UE e a da
América do Norte, inclusive porque a segunda foi construída, historicamente,
pela primeira, até que o dinamismo da segunda, expressa em suas maiores taxas
de crescimento da produtividade, veio a colocar em segundo plano o peso da
primeira, a fonte original da ordem econômica global, tal como a conhecemos nos
últimos cinco séculos.
Mas, se o
impacto econômico efetivo desse tipo de acordo é pequeno, por que destacar com
tanta ênfase, o que não parece deixar de ser, até aqui,
uma mera possibilidade teórica, tantas vezes anunciada e tantas vezes frustrada
em sua implementação prática? Existem muitas razões, e elas têm a ver com
diferentes aspectos que foram discutidos ao longo do livro, e que podemos agora
retomar seletivamente para algumas lições que podem ser extraídas dos capítulos
precedentes e como guias para o possível mundo do futuro de médio ou de longo
prazo.
A importância de um
acordo entre dois gigantes do comércio internacional – os quais, justamente,
estão no centro do fenômeno da regionalização, um pelo lado do livre comércio,
o outro pela integração profunda – situa-se precisamente no fato concreto de
que ambos mobilizarão proporção relevante, atualmente determinante, do PIB
global e do comércio internacional, mesmo se o acordo, em si, não agregará
muito aos fluxos que já vem sendo efetivados “naturalmente” entre os dois lados
do Atlântico. Se e quando efetivado tal acordo – e as apostas contrárias também
são poderosas –, ele terá um impacto profundo em termos institucionais (ou
seja, sobre o sistema internacional de comércio e suas rodadas de negociação) e
em relação a terceiros mercados, para dentro e para fora dos dois blocos eventualmente
unidos pelo livre comércio. Mais ainda, um acordo desse tipo parece sintetizar
todos os bons efeitos e todos os defeitos, todos os méritos e muitos vícios do
minilateralismo comercial.
Cabe
destacar, em primeiro lugar, que o que se discute entre a União Europeia e os
Estados Unidos não é nenhuma forma mais elaborada de integração, e sim um
acordo de livre comércio, pura e simplesmente, embora bem mais abrangente e
complexo do que aqueles usualmente registrados na OMC, provavelmente concebido,
aos olhos americanos, no estilo e no formato do Nafta. A retomada dessas
negociações, depois de muitos anos de torpor burocrático, apresenta evidências
de novos elementos, de caráter político, que não estavam presentes quando se
cogitou, originalmente, de um tipo qualquer de desarme tarifário entre os
mesmos personagens (a UE contando, então, com um número bem mais reduzido de membros).
A resposta está, provavelmente, no fator China, mas convém, antes de qualquer
outra consideração, ressaltar o impacto positivo de um real arranjo
liberalizador que se faça entre a UE e os Estados Unidos.
De fato, a
primeira consequência mais geral de um acordo desse tipo é, essencialmente, um efeito
demonstração, ou seja, o exemplo positivo dado pelo engajamento de dois grandes
parceiros, na verdade os maiores, do sistema multilateral de comércio, no
sentido de confirmar a vocação liberalizadora que esteve presente no momento de
criação do Gatt e que se manteve mais ou menos constante nas primeiras cinco ou
seis rodadas de negociações comerciais multilaterais. Infelizmente, esse
impulso começou a se perder a partir dos anos 1970, quando, tanto em função do
menor peso das tarifas nos processos liberalizadores – já que elas tinham sido
consideravelmente reduzidas desde o final dos anos 1940, adquirindo maior
importância, então, os temas sistêmicos, ou de caráter regulatório – quanto em
virtude da perda de competitividade de velhas indústrias labor-intensive dos países desenvolvidos em face dos chamados
“novos países industrializados”, alguns periféricos da Ásia e da América Latina
(Coreia do Sul, Taiwan, Hong-Kong, Brasil, México, etc.) que passaram a
competir agressivamente em grandes nichos de mercados nos quais possuíam
vantagens comparativas (calçados, têxteis, manufaturas leves, etc.). Acresce a
isto a crise fiscal e de “estagflação” dos países avançados, mais ou menos coincidente
com a primeira e a segunda crise das dívidas externas dos países em
desenvolvimento, que redundou no renascimento de instintos protecionistas no
seio mesmo do sistema, entre aqueles que tinham garantido, até então, o sucesso
das rodadas de liberalização de comércio.
O mundo
atravessou, desde essa época, fases de maior ou menor fechamento comercial, ao
mesmo tempo em que ensaiava a revitalização dos velhos princípios
multilateralistas que haviam guiado os negociadores em Bretton Woods, e que
tinham resultado na criação de uma primeira organização mundial de comércio,
inscrita na Carta de Havana (março de 1948), mas que infelizmente não foi
implementada na prática. Em todo caso, o processo foi retomado na segunda fase da
rodada Uruguai (entre 1991 e 1992), quando se decidiu relançar a ideia de uma
organização de pleno direito – uma vez que o Gatt era um simples acordo entre
partes contratantes, dotado de um secretariado mínimo, esquema que tinha
permanecido “provisoriamente” em vigor durante meio século – o que foi
concretizado em Marraqueche (1993), com a assinatura da Ata Final da rodada, da
qual emergiu a OMC (1995).
Mas a
institucionalização da OMC também foi contemporânea da maior expansão já vista
dos acordos regionais preferenciais, um pouco em todos os continentes, como já
constatado nos capítulos precedentes. O minilateralismo parecia querer ganhar
preeminência sobre o multilateralismo e, de fato, nas estratégias comerciais
das grandes, como nas das pequenas e médias potências da economia mundial,
ganhava força a ideia de que a solução para os problemas de acesso a mercados e
de compatibilização de regras não tarifárias não estava mais no âmbito do Gatt,
ou da OMC (dependendo do tipo de acordo), mas na constituição de blocos
restritos, ditos de regionalismo aberto, mas potencialmente discriminatórios.
O anúncio,
portanto, de que Estados Unidos e UE vão voltar a discutir a criação de uma
vasta zona de livre comércio recíproco – a maior do mundo, talvez só superável
quando os países membros da Asean e seus parceiros da bacia da Ásia Pacífico
fizerem a sua, em algum momento da próxima década – é auspiciosa, no sentido em
que essa iniciativa pode representar um novo impulso à (conclusão da?) Rodada
Doha de negociações comerciais multilaterais, cuja partida foi dada em 2001.
Supõe-se que, uma vez concretizada a nova superaliança comercial, seus
dispositivos liberalizadores representem inclusive um avanço sobre o estado
atual das negociações comerciais, em termos de desmantelamento de barreiras e do
estabelecimento de regras uniformes para o mútuo reconhecimento de padrões
industriais e de diversas outras normas que podem atuar (deliberadamente,
segundo os casos) como medidas protecionistas disfarçadas.
As
respectivas barreiras tarifárias, em si, são pouco relevantes, representando
uma média de 3% para os produtos manufaturados, mas como o comércio inter,
intraindustrial e também intrafirmas, entre os dois lados, é especialmente
intenso, mesmo uma pequena diminuição dos custos pode significar, no plano
microeconômico, um incremento significativo para as empresas engajadas no
intercâmbio, estimulando inclusive novos investimentos diretos estrangeiros,
das duas regiões e de terceiras partes. Subsistem zonas de protecionismo
setorial, sobretudo na agricultura – e aqui é provável que ambos lados
conservem não apenas entraves protecionistas, como subsídios por vezes abusivos
–, bem como políticas de sustentação de setores ditos estratégicos (como
aviação civil, por exemplo) que poderiam ser objeto de mais alguma unificação
de critérios nas medidas de apoio doméstico ou comunitário.
Haveria, do
lado americano, bem menos resistências políticas e sociais, no Congresso ou dos
sindicatos, a um acordo com os europeus, uma vez que não estariam presentes as
mesmas preocupações com um suposto “dumping social” mexicano que quase
comprometeram a aprovação do Nafta, exigindo a negociação de acordos paralelos
para lograr a superação de paranoias setoriais e a aprovação congressual. Em
resumo, tanto no plano teórico – como a efetivação de economias de escala e os
estímulos ao crescimento econômico, do emprego e da renda – quanto no plano
prático – tendo em vista a uniformidade relativa de padrões produtivos e
financeiros, já obtida no âmbito da OCDE –, diferentes elementos concorrem para
reforçar os traços positivos que esse tipo de integração comercial entre as
duas maiores economias planetárias pode representar não apenas para as partes
no acordo, mas para outros parceiros externos e, sobretudo, para o sistema
multilateral de comércio.
(...)
Acordo Trans-Atlantico de Livre Comercio (1) - Wall Street Journal
- REVIEW & OUTLOOK
- The Wall Street Journal, December 4, 2012
Trans-Atlantic Trade Stimulus
A way to spur growth without spending taxpayer money.
A Trans-Atlantic Free Trade Agreement is one of those ideas that's always at the wedding party but never catches the bouquet. Since 1985, when the U.S. signed its first bilateral free-trade deal (with Israel), America has agreed to FTAs with 19 countries. The EU has four comprehensive trade deals to its own name, in addition to agreements of various sorts with non-EU neighbors and former colonies.But despite approving noises from both sides of the ocean over the years, a comprehensive EU-U.S. trade deal has never seriously been attempted. That could be about to change, and a good thing too.
In the coming days, the European Commission will make a formal recommendation on whether to open FTA negotiations with Washington. The Commission is enthusiastic. The Obama Administration is ready to start talks, though it remains to be seen whether President Obama will spend political capital backing a deal given how hostile his labor constituency is to open markets.
A good trade deal could be the cheapest stimulus that you don't need money to buy. The U.S. and the EU represent nearly half of global GDP. One-third of world trade is between the U.S. and Europe. Trans-Atlantic direct investment totals some $2.7 trillion, and total bilateral annual trade tops $600 billion.
Europe and America, in other words, already do a lot of business. Tariffs between the two are relatively low on most goods—5% to 7% on average. The problems come in such politically sensitive areas as agriculture and textiles, although a simulation run by the Brussels-based think tank ECIPE suggested that the EU and U.S. would both see increased textile exports to each other if trade barriers were eliminated. In any case, the usual way around sensitivities in one area is to do a comprehensive deal, so the total benefits outweigh the fears of any particular industry.
This is where things get sticky. The EU's usual modus operandi in trade negotiations is to attempt to impose its standards—in food safety, or public procurement, sometimes environmental or labor standards—on its trading partner. The U.S. often isn't much better.
But the EU isn't likely to get a deal if it tries to force the U.S. to sign up to whole swaths of Europe's regulatory state. Nor is regulatory harmonization necessary if the two sides commit to genuinely free trade, as opposed to some sort of joint regulatory cabal. Fredrik Erixon of ECIPE likes to say that a true free trade agreement is a blank piece of paper, and he has a point. The bigger the rulebook gets, the less free the trade is, whatever the tariff schedule says.
The 1930s saw a global economic downturn become the Great Depression in no small part because governments reacted by throwing up tariff barriers to protect domestic industry from foreign competition. In pursuing free trade as a way out of the current economic quagmire, the EU and U.S. could show that, sometimes, we do learn from history.
Raymond Aron: penseur de l'Europe et de la nation - Giulio De Ligio (ed.)
De Ligio, Giulio (dir.)
Raymond Aron, penseur de l'Europe et de la nation
Series:
Euroclio - Volume 66
Year of Publication: 2012
Bruxelles, Bern, Berlin, Frankfurt am Main, New York, Oxford, Wien, 2012. 160 p.
ISBN 978-90-5201-826-3 br. (Softcover)
ISBN 978-3-0352-6178-3 (eBook)
Weight: 0.240 kg, 0.529 lbs
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- eBook (PDF / Epub)
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* includes VAT – valid for Germany and EU customers without VAT Reg No
** includes VAT - only valid for Austria
** includes VAT - only valid for Austria
Discipline
Book synopsis
À mesure que le temps passe, la pertinence des démarches et des
analyses de Raymond Aron se confirme au lieu de s'estomper. Parce qu'il a
été le commentateur inlassable des événements, parce que ses livres ont
souvent répondu à des situations bien différentes de la nôtre, on a pu
penser que son oeuvre, à l'exception bien sûr des grands ouvrages
théoriques, perdrait de son actualité en raison de l'éloignement des
circonstances qui lui avaient donné naissance. C'est le contraire qui se
produit. C'est de nous et donc à nous qu'Aron parle encore.
À travers la forme politique propre à l'Europe, la journée d'études du 7 juin 2011, dont est issu cet ouvrage, s'était proposée de dégager la science politique que Raymond Aron nous lègue pour mieux comprendre la condition humaine et la situation présente des pays européens.
À travers la forme politique propre à l'Europe, la journée d'études du 7 juin 2011, dont est issu cet ouvrage, s'était proposée de dégager la science politique que Raymond Aron nous lègue pour mieux comprendre la condition humaine et la situation présente des pays européens.
Contents
Contenu : Pierre Manent : Avant-propos. Permanence de Raymond
Aron - Giulio De Ligio : Présentation. La politique digne de l'Europe :
l'actualité de la leçon aronienne - Giulio De Ligio : Nature et destin
des nations : Aron et la forme politique de l'Europe - Danny Trom :
L'État d'Israël, objet de pensée et d'expérience chez Raymond Aron -
Agnès Bayrou : L'Europe comme corps politique ? L'analyse aronienne de
la construction européenne - Joël Mouric : Raymond Aron, citoyen
français et intellectuel européen - Nicolas Baverez : L'Europe à l'âge
de l'histoire universelle - Olivier de Lapparent : La crise de la
conscience europèenne : L'Europe entre décadence et vitalité historique -
Matthias Oppermann : Raymond Aron et la défense de l'Europe : Questions
militaires et politiques - Raymond Aron : Universalité de l'idée de
nation et contestation - Raymond Aron : Europe, avenir d'un mythe.
About the author(s)/editor(s)
Giulio De Ligio est docteur de recherche en histoire de la pensée
politique de l'université de Bologne, il enseigne actuellement à
l'Università per stranieri di Perugia et poursuit parallèlement ses
recherches au Centre d'études sociologiques et politiques Raymond Aron
de l'École des hautes études en sciences sociales (Paris). Il est membre
du comité de rédaction de la Rivista di politica (Rome) et secrétaire général de l'Istituto di politica (Rome-Pérouse). Il a reçu en 2007 le prix Raymond Aron.
Series
Euroclio. Études et Documents. Vol. 66
Directeurs de collection : Éric Bussière, Michel Dumoulin et Antonio Varsori
Directeurs de collection : Éric Bussière, Michel Dumoulin et Antonio Varsori
Jean-Baptiste Say to the rescue of the doomed and failed...
Genial, para quem gosta da boa economia:
http://youtu.be/7uKnd6IEiO0
I thought this would be of interest to historians of economics. John Papola, the animating spirit behind the Keynes-Hayek Rap, has now done a video on Say’s Law, the fundamental principle of the pre-Keynesian theory of the cycle. While most of those who come to this site have an interest in the history of economics, not everyone is a specialist in the issues he raises. To help appreciate the video, here are a few bits of background to catch the full flavour of just how beautifully done it is.
John Maynard Keynes introduced the notion of aggregate demand into economic theory. Before his General Theory of Employment, Interest and Money was published in 1936, demand deficiency as a cause of recession was literally and with no exaggeration seen as a fallacy by virtually all mainstream economists. That is what an acceptance of Say’s Law meant. Today, of course, macroeconomics is the mainstream and when recessions occur the first thought in almost everyone’s mind is to restore the level of demand.
Keynes took the idea of demand deficiency from Thomas Robert Malthus who published his Principles of Political Economy in 1820, the most important aspect of which was his argument that recessions are caused by too much saving leading to too little demand. Keynes was reading Malthus’s letters to Ricardo in October 1932 which was the specific reason that he would eventually write a book on demand deficiency as the cause of recession. Most scholars who have looked into the transition from The Treatise on Money do not accept Malthus as the inspiration for Keynes. But since there is general consensus that Keynes formed the idea of demand deficiency in late 1932 and there is no question that Keynes was reading Malthus in late 1932, there are very strong reasons to believe that it was because Keynes was reading Malthus at just that moment that he wrote The General Theory to explain demand deficiency as the cause of recession. But it is a controversial point so some may not accept the notion that Malthus was the inspiration for Keynes as suggested in the video.
Say’s Law, which does not get mentioned by name, was called the Law of Markets during classical times. The principle was not given the name Say’s Law until the 1920s but it was Jean-Baptiste Say in France and James Mill in England who together are responsible for the initial crafting of this bedrock classical proposition. And as a very good first approximation to its meaning there is this, the best short statement on the law of markets and its implications, which was given by David Ricardo in a letter to Malthus dated 9 October 1820. It is briefly referred to in the video as part of a song title as it flashes by:
“Men err in their productions, there is no deficiency of demand.”
Ricardo was trying to explain to Malthus that in his view the recessions that followed the ending of the Napoleonic Wars in 1815 were not due to there having been too much saving and therefore too little spending. It was not even spending that mattered. What had gone wrong was that the goods and services produced did not match the specific demands that people with incomes had ("men err in their productions"). There were therefore unsold goods and services, but not because there was too little spending and too much saving, but because businesses had produced one set of goods (housing in the US to take the most recent example of recession) that could not be sold at prices which covered their costs. The structure of production was wrong which would inevitably, as it always does, affect credit markets as defaults became legion.
And finally there is the question of effective demand which is different from the notion of aggregate demand. Aggregate demand is just a total. Effective demand explains what creates purchasing power. What makes individuals within an economy able to buy more than they presently do is more production of goods that can find a market. Producing saleable products – raising productivity – is the only means by which economies can grow and therefore, beneath it all as Friedrich Hayek explains, there must be more investment in capital (actual productive assets) and more innovation which improves the technology embodied in the capital. An economy is driven by supply, never demand. Only if value adding supply goes up can demand go up.
That is the message of the video. It is a piece of genius that so much can be so condensed into just over four minutes.
--
Dr Steven Kates
School of Economics, Finance
and Marketing
RMIT University
Level 12 / 239 Bourke Street
Melbourne Vic 3000
http://youtu.be/7uKnd6IEiO0
I thought this would be of interest to historians of economics. John Papola, the animating spirit behind the Keynes-Hayek Rap, has now done a video on Say’s Law, the fundamental principle of the pre-Keynesian theory of the cycle. While most of those who come to this site have an interest in the history of economics, not everyone is a specialist in the issues he raises. To help appreciate the video, here are a few bits of background to catch the full flavour of just how beautifully done it is.
John Maynard Keynes introduced the notion of aggregate demand into economic theory. Before his General Theory of Employment, Interest and Money was published in 1936, demand deficiency as a cause of recession was literally and with no exaggeration seen as a fallacy by virtually all mainstream economists. That is what an acceptance of Say’s Law meant. Today, of course, macroeconomics is the mainstream and when recessions occur the first thought in almost everyone’s mind is to restore the level of demand.
Keynes took the idea of demand deficiency from Thomas Robert Malthus who published his Principles of Political Economy in 1820, the most important aspect of which was his argument that recessions are caused by too much saving leading to too little demand. Keynes was reading Malthus’s letters to Ricardo in October 1932 which was the specific reason that he would eventually write a book on demand deficiency as the cause of recession. Most scholars who have looked into the transition from The Treatise on Money do not accept Malthus as the inspiration for Keynes. But since there is general consensus that Keynes formed the idea of demand deficiency in late 1932 and there is no question that Keynes was reading Malthus in late 1932, there are very strong reasons to believe that it was because Keynes was reading Malthus at just that moment that he wrote The General Theory to explain demand deficiency as the cause of recession. But it is a controversial point so some may not accept the notion that Malthus was the inspiration for Keynes as suggested in the video.
Say’s Law, which does not get mentioned by name, was called the Law of Markets during classical times. The principle was not given the name Say’s Law until the 1920s but it was Jean-Baptiste Say in France and James Mill in England who together are responsible for the initial crafting of this bedrock classical proposition. And as a very good first approximation to its meaning there is this, the best short statement on the law of markets and its implications, which was given by David Ricardo in a letter to Malthus dated 9 October 1820. It is briefly referred to in the video as part of a song title as it flashes by:
“Men err in their productions, there is no deficiency of demand.”
Ricardo was trying to explain to Malthus that in his view the recessions that followed the ending of the Napoleonic Wars in 1815 were not due to there having been too much saving and therefore too little spending. It was not even spending that mattered. What had gone wrong was that the goods and services produced did not match the specific demands that people with incomes had ("men err in their productions"). There were therefore unsold goods and services, but not because there was too little spending and too much saving, but because businesses had produced one set of goods (housing in the US to take the most recent example of recession) that could not be sold at prices which covered their costs. The structure of production was wrong which would inevitably, as it always does, affect credit markets as defaults became legion.
And finally there is the question of effective demand which is different from the notion of aggregate demand. Aggregate demand is just a total. Effective demand explains what creates purchasing power. What makes individuals within an economy able to buy more than they presently do is more production of goods that can find a market. Producing saleable products – raising productivity – is the only means by which economies can grow and therefore, beneath it all as Friedrich Hayek explains, there must be more investment in capital (actual productive assets) and more innovation which improves the technology embodied in the capital. An economy is driven by supply, never demand. Only if value adding supply goes up can demand go up.
That is the message of the video. It is a piece of genius that so much can be so condensed into just over four minutes.
--
Dr Steven Kates
School of Economics, Finance
and Marketing
RMIT University
Level 12 / 239 Bourke Street
Melbourne Vic 3000
The Top Ten Best Books by the NYTimes
No comments neither...
The 10 Best Books of 2012
The New York Times, November 30, 2012
The year’s best books, selected by the editors of The New York Times Book Review.
Photograph by Kristina DiMatteo and Rex Bonomelli
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100 Notable Books of 2012 (December 2, 2012)
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Sunday Book Review: Children's Books: Notable Children’s Books of 2012 (December 2, 2012)
Kristina DiMatteo and Rex Bonomelli
FICTION
Taking up where her previous novel, “Wolf Hall,” left off, Mantel makes
the seemingly worn-out story of Henry VIII and Anne Boleyn newly
fascinating and suspenseful. Seen from the perspective of Henry’s chief
minister, Thomas Cromwell, the ruthless maneuverings of the court move
swiftly to the inevitable executions. Both this novel and its
predecessor were awarded the Man Booker Prize. Might the trilogy’s
forthcoming conclusion, in which Cromwell will meet his demise, score
Mantel a hat trick?
Ware’s innovative graphic novel deepens and enriches the form by
breaking it apart. Packaged in a large box like a board game, the
project contains 14 “easily misplaced elements” — pamphlets, books,
foldout pages — that together follow the residents of a Chicago triplex
(and one anthropomorphized bee) through their ordinary lives. In doing
so, it tackles universal themes including art, sex, family and
existential loneliness in a way that’s simultaneously playful and
profound.
In an empty city in Saudi Arabia, a middle-aged American businessman
waits day after day to close the deal he hopes will redeem his forlorn
life. Eggers, continuing the worldly outlook that informed his recent
books “Zeitoun” and “What Is the What,” spins this spare story — a
globalized “Death of a Salesman” — into a tightly controlled parable of
America’s international standing and a riff on middle-class decline that
approaches Beckett in its absurdist despair.
Smith’s piercing new novel, her first in seven years, traces the
friendship of two women who grew up in a housing project in northwest
London, their lives disrupted by fateful choices and the brutal
efficiency of chance. The narrative edges forward in fragments,
uncovering truths about identity and money and sex with incandescent
language that, for all of its formal experimentation, is intimate and
searingly direct.
A veteran of the Iraq war, Powers places that conflict at the center of
his impressionistic first novel, about the connected but diverging fates
of two young soldiers and the trouble one of them has readjusting to
life at home. Reflecting the chaos of war, the fractured narrative jumps
around in time and location, but Powers anchors it with crystalline
prose and a driving mystery: How did the narrator’s friend die?
NONFICTION
BEHIND THE BEAUTIFUL FOREVERS
Life, Death, and Hope in a Mumbai Undercity.
By Katherine Boo.
Random House, $27.
Life, Death, and Hope in a Mumbai Undercity.
By Katherine Boo.
Random House, $27.
This National Book Award-winning study of life in Annawadi, a Mumbai
slum, is marked by reporting so rigorous it recalls the muckrakers, and
characters so rich they evoke Dickens. The slum dwellers have a skillful
and empathetic chronicler in Boo, who depicts them in all their
humanity and ruthless, resourceful glory.
For more than a decade, Solomon studied the challenges, risks and
rewards of raising children with “horizontal identities,” traits that
they don’t share with their parents. As he investigates how families
have grown stronger or fallen apart while raising prodigies, dwarfs,
schizophrenics, transgendered children or those conceived in rape, he
complicates everything we thought we knew about love, sacrifice and
success.
The fourth volume of Caro’s prodigious masterwork, which now exceeds
3,000 pages, explores, with the author’s signature combination of
sweeping drama, psychological insight and painstaking research,
Johnson’s humiliating years as vice president, when he was excluded from
the inner circle of the Kennedy White House and stripped of power. We
know what Johnson does not, that this purgatory is prelude to the event
of a single horrific day, when an assassin’s bullet placed Johnson, and
the nation he now had to lead, on a new course.
THE PATRIARCH
The Remarkable Life and Turbulent Times of Joseph P. Kennedy.
By David Nasaw.
The Penguin Press, $40.
The Remarkable Life and Turbulent Times of Joseph P. Kennedy.
By David Nasaw.
The Penguin Press, $40.
Nasaw took six years to complete this sprawling, arresting account of a
banker-cum-speculator-cum-moviemaker-cum-ambassador-cum-dynastic
founder. Joe Kennedy was involved in virtually all the history of his
time, and his biographer persuasively makes the case that he was the
most fascinating member of his large, famous and very formidable family.
WHY DOES THE WORLD EXIST?
An Existential Detective Story.
By Jim Holt.
Liveright Publishing/W. W. Norton & Company, $27.95.
An Existential Detective Story.
By Jim Holt.
Liveright Publishing/W. W. Norton & Company, $27.95.
For several centuries now, thinkers have wondered, “Why is there
something rather than nothing?” In search of an answer, Holt takes the
reader on a witty and erudite journey from London to Paris to Austin,
Tex., as he listens to a varied cast of philosophers, scientists and
even novelists offer solutions that are sometimes closely reasoned,
sometimes almost mystical, often very strange, always entertaining and
thought-provoking.
A version of this article appeared in print on December 9, 2012, on page BR11 of the Sunday Book Review with the headline: The 10 Best Books of 2012.
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