O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mundorama: divulgando um empreendimento exemplar em RI

Fazendo explicitamente propaganda (o que não é hábito neste blog):

Mundorama
Divulgação Científica em Relações Internacionais – ISSN 2175-2052

O que é o Boletim Mundorama

Mundorama é uma abordagem ágil sobre os temas da agenda internacional e da política externa brasileira. A iniciativa divulga análises de conjuntura, notas técnicas, teses de doutorado, dissertações de mestrado, artigos científicos, relatórios de pesquisa, notícias de eventos e notícias sobre o acervo em formato digital de periódicos especializados. Tudo desenvolvido em uma abordagem não-exaustiva, mas cuidadosa e atenta aos rumos do desenvolvimento da comunidade especializada em Relações Internacionais no Brasil.

Mundorama é uma publicação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília – iREL-UnB, desenvolvida pela equipe do projeto integrado de pesquisa Parcerias Estratégicas do Brasil: as experiências em curso e a construção do conceito, e apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Em Mundorama são publicadas contribuições em formato variado dos pesquisadores vinculados ao projeto e de pesquisadores colaboradores externos cuja reflexão de algum modo se alinhe com os temas da nossa agenda. São especialmente valorizadas contribuições curtas versando sobre os temas da agenda internacional contemporânea.
Expediente

Editor: Antônio Carlos Lessa – Universidade de Brasília – UnB

Conselho Editorial/Equipe do projeto integrado de pesquisa Parcerias Estratégicas do Brasil: as experiências em curso e a construção do conceito:

* Amado Luiz Cervo – Universidade de Brasília – UnB
* Ana Flávia Granja e Barros Platiau – Universidade de Brasília – UnB
* Antônio Jorge Ramalho da Rocha – Universidade de Brasília – UnB
* Argemiro Procópio Filho – Universidade de Brasília – UnB
* Cristina Soreanu Pecequilo – Universidade Estadual Paulista – UNESP
* Eiiti Sato – Universidade de Brasília – UnB
* Estevão Chaves de Resende Martins – Universidade de Brasília – UnB
* Henrique Altemani de Oliveira – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
* José Flávio Sombra Saraiva – Universidade de Brasília – UnB
* Miriam Gomes Saraiva – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
* Paulo Fagundes Vizentini - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
* Pio Penna Filho – Universidade de São Paulo – USP

Secretaria: Celi Rodrigues de Oliveira (admin@mundorama.net)
Quem somos

A equipe do projeto integrado de pesquisa “Parcerias Estratégicas do Brasil: a construção do conceito e as experiências em curso” é composta por professores de universidades brasileiras e estrangeiras, que colaboram em uma grande rede de pesquisa dedicada ao estudo do sistema de relações internacionais internacionais do Brasil, em múltiplas perspectivas teóricas e metodológicas. Os objetivos precípuos do projeto são, além da formação e do funcionamento regular da rede científica internacional, a formação de quadros em nível de pós-graduação especializados nos temas do projeto, a criação de uma ambiência multiinstitucional dedicada ao estudo e à pesquisa acerca dessa agenda (o que inclui o envolvimento de estudantes de graduação e a orientação de projetos de iniciação científica), a disseminação de resultados (publicação de trabalhos científicos, na forma de artigos e livros, e organização de seminários e cursos temáticos) e a formação de insumos para a formulação de políticas com repercussão internacional.

A iniciativa Mundorama, desenvolvida como portal de divulgação científica do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e do projeto integrado de pesquisa, é dirigida pelo Professor Antônio Carlos Lessa (coordenador), com apoio técnico de Celi Rodrigues de Oliveira.

Biblioteca
Seleção de recursos bibliográficos sobre Relações Internacionais e política exterior do Brasil, em diferentes perspectivas metodológicas – acervos de periódicos científicos, teses de doutorado, dissertações de mestrado e relatórios técnicos


Revista Brasileira de Política InternacionalRBPI
Publicação semestral do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI), editada desde 1958. Na nossa biblioteca estão disponíveis os números completos publicados desde 1993.
Saiba mais sobre a Revista Brasileira de Política Internacional
Acesse as edições completas

Revista Cena Internacional
Publicação semestral do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (iREL-UnB), editada desde 1999. Na nossa biblioteca está disponível a série completa.
Acesse as edições completas

Meridiano 47 – Boletim de Análise de Conjuntura em Relações Internacionais
Publicação mensal do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, editada desde julho de 2000. Na nossa biblioteca está disponível a série completa.
Saiba mais sobre o Boletim Meridiano 47
Acesse as edições completas

Livros
Seleção de livros publicados em formato digital, disponíveis em bases de dados abertas.
Acesse a seleção

Teses de doutorado e dissertações de mestrado
Seleção de teses de doutorado e dissertações de mestrado em Relações Internacionais defendidas na Universidade de Brasília e em outras instituições nacionais componentes da rede.
Acesse a seleção

Relatórios técnicos
Seleção de documentos públicos (inclusive documentação diplomática) versando sobre temas relacionados à agenda internacional contemporânea e de especial interesse para a compreensão da política externa brasileira. Compõem primariamente esta base de dados documentos levantados pelos pesquisadores da rede em suas estratégias de pesquisa.

Como publicar

1. O Boletim Mundorama publica artigos de análise de conjuntura e resenhas de livros, além de notícias sobre eventos e processos seletivos;
2. As contribuições na forma de artigos e resenhas de livros devem conter cerca de 7.000 caracteres, incluindo espaços, e devem ser apresentadas em processador de textos de uso universal;
3. As contribuições podem ser submetidas em português, inglês ou espanhol;
4. As contribuições devem conter o nome completo do autor, sua titulação e filiação institucional;
5. No caso de resenhas de livros, devem ser informados os dados completos e o ISBN da obra analisada;
6. As contribuições devem vir acompanhadas de: 3 palavras-chave em português e 3 key words em inglês; Título em inglês; Resumo em português e abstract em inglês, ambos com até 20 palavras.
7. Não devem ser usadas notas de rodapé. No caso de citação de bibliografia, usar o sistema Chicago (Autor, data), referenciando a literatura citada ao final do artigo, em ordem alfabética, como se vê abaixo:

(...) [ver no link abaixo]

Todas as contribuições na forma de artigos e resenhas de livros serão submetidas a arbitragem científica. O processo de análise editorial se estende por cerca de 5 (cinco) dias úteis e os artigos aprovados são imediatamente publicados.
Submissão de contribuições
As submissões são feitas em formulário específico – Clique aqui.

Contato

Endereço postal:
Mundorama – Divulgação Científica em Relações Internacionais
Instituto de Relações Internacionais
Universidade de Brasília
Caixa Postal 04359
70910-970 – Brasília – DF
Brasil

Telefone: + (55 61) 33072426 – r. 212
Telefax: + (55 61) 3274 4117

Entre em contato por e-mail.

Nenhum comentário: