O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 6 de setembro de 2014

Across the Empire (9): de Twin Falls a Portland, pelo Oregon Trail - Paulo Roberto de Almeida


Across the Empire (9): de Twin Falls a Portland, pelo Oregon Trail
Paulo Roberto de Almeida

            Jornada cansativa, como soem ser os longos trajeto de carro, e autoestrada, tão somente. Hoje, sexta-feira 5 de setembro, uma semana depois que deixamos Hartford, quase na costa atlântica, fizemos quase 600 milhas (ou seja, mais de 900 km), para chegar quase na costa do Pacífico, em Portland, Oregon. Mas foi também uma jornada instrutiva, quando se está atento ao que existe pelo caminho.
            Paramos em Baker City, em plena trilha dos colonizadores do velho oeste, cidade fundada em 1874, ou seja, bem depois que tinham começado as caravanas dos pioneiros e desbravadores, carruagens pesadas puxadas a dois pares de bois ou de cavalos, as mais leves podendo ser por um par só, em terras que eram basicamente indígenas. De Baker City nos deslocamos ao Oregon Trail Interpretive Center, situado a algumas milhas dali, em Flagstaff Hill. Trata-se de um museu interativo, como sempre concebido e organizado de maneira didática, para adultos e crianças.
            Coloco apenas duas fotos, mais abaixo, das muitas que tirei, ambas de quadros retratando como era o Oregon trail realmente.
            Chegamos em Portland cerca de 21hs, mas contando com um novo deslocamento do fuso horário, o que nos deixa no último dos EUA continental, o horário do Pacífico, três horas a menos do que nosso fuso habitual do Atlântico.
            Ficamos num hotel central, Paramount, ainda com direito a filme na praça em frente: My Fair Lady, que nunca tinha visto, a não ser poucos trechos cantados.
            Cansados, fomos para o quarto, de onde também se podia assistir à sessão de cinema aberto na praça. Comi uma fruta e vim ao computador, mas já dormindo em ciam do teclado.



Paulo Roberto de Almeida
Portland, 5/09/2014

Nenhum comentário: