O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 29 de março de 2012

Progressos linguisticos no Brasil: incorporando novidades

Não, infelizmente a matéria não tem nada a ver com melhorias na qualidade da educação no Brasil, o que eu espero ardentemente, mas que infelizmente não verei em minha vida útil, e tem a ver apenas, não com avanços na própria língua, e sim com adições vocabulares, digamos assim, nestes casos, para maior vergonha nossa e para deterioração geral da moralidade pública, já que correspondendo a vocábulos absolutamente nefastos do ponto de vista da ética pública.
Enfim, isso apenas comprova o dito que diz que nada está tão ruim que não possa ainda melhorar...
Paulo Roberto de Almeida 



Reinaldo Azevedo, 28/03/2012
Como vocês sabem, o “Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa” (Editora Nova Geração), do professor e lexicógrafo Luiz Antônio Sacconi, passou a registrar a palavra “petralha”.
Pois bem. Na mais recente edição do dicionário, houve uma atualização do conteúdo. O verbete ficou assim:


Como viram, o professor teve a gentileza de dar a autoria do vocábulo. A obra é excelente. Um dicionário não pode registrar todos os neologismos e gírias que surgem por aí. Mas o dicionarista competente tem de ter a sensibilidade de identificar as palavras que vão ficar, que serão incorporadas à língua.
Alguém tem, por exemplo, alguma dúvida de que o “mensalão” veio para ficar? Será uma referência para os historiadores no futuro — e, infelizmente, a prática nefasta continuará entranhada na vida púbica por muito tempo. No vocábulo “mensal”, Sacconi registrou a derivação “mensalão”, assim definido: “mesada paga a parlamentares, por membros do governo, em troca de votos a favor do governo”. Exato!
Sacconi é autor de mais de 70 livros na área de língua e gramática, incluindo o best seller “Não Erre Mais”.

Um dicionário atento à história e que, também por isso, cuida muito bem da língua.

Nenhum comentário: