O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

domingo, 18 de março de 2012

Ministros tropecam na ortografia: Banco do Sul

Consultando o texto do convênio constitutivo do Banco do Sul, assinado por sete países da América do Sul em 2009, leio na mensagem que os ministros Mantega e Patriota remeteram à Presidente da República, para seu envio ao Congresso, em 22/12/2011, o seguinte trecho:

2. Os principais aspectos que caracterizam essa nova instituição financeira, conforme detalhado no Convênio Constitutivo, são os seguintes: 
a) (...)
b) (...)
c) possibilidade de ascenção do capital do Banco, no futuro, ao valor de US$ 20 bilhões (capital autorizado)...
[EM Interministerial nº 219/2011 - MF/MRE; Mensagem 45, ao Congresso Nacional]

Bem, esperamos que o Banco do Sul, que tem sede em Caracas, possa logo ascender aos céus, e lá permanecer, para maior felicidade de todos, inclusive porque o Brasil deveria se fazer responsável por 2 bilhões dos 7 bilhões de dólares de seu capital. Como o banco é socialista, ou seja, terá "sistema decisório com representação igualitária de seus membros", a despeito da desigualdade nos aportes, pode-se esperar um desempenho menos que perfeito em suas operações...
Paulo Roberto de Almeida 

Nenhum comentário: