Se eles gostarem, depois podem oferecer o cardápio em bases voluntárias para outros restaurantes...
Paulo Roberto de Almeida
quarta-feira, 22 de maio de 2013
José Graziano da Silva, diretor da FAO, elogiou proposta
|
A organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) propôs reformar a gastronomia mundial para reduzir a poluição.
Segundo a proposta tratar-se-ia de comer insetos como besouros. gafanhotos e formigas em vez de carne bovina e porcina, porque o gado é tido esdruxulamente de “aquecedor do planeta”.
Num relatório de 200 páginas divulgado em Roma, a FAO defendeu que comer insetos beneficia o meio ambiente enquanto o gado consome vegetais e ração demais.
O diretor do organismo, o brasileiro José Graziano da Silva, ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome no gabinete do presidente Lula e ex-responsável do Programa Fome Zero, disse que para combater a fome no mundo grilos e formigas são “essenciais”.
Mas, acrescentou, deveriam ser “mais integrados com as políticas de segurança alimentar e com o uso da terra”, obviamente com reforma agrária e ambientalismo.
O trabalho foi realizado com a colaboração da Universidade de Wageningen, na Holanda.
Ele foi apresentado em Roma durante a Conferência Internacional sobre as florestas para a segurança alimentar e nutrição, informou a Folha de S.Paulo.
O documento elogia os insetos por se alimentarem de “resíduos, lixo humano, compostagem e chorume animal”.
“Os insetos estão em todo lugar e se reproduzem rapidamente”, elogia a FAO, acrescentando que eles deixam “pequena pegada ambiental”.
O Programa de Insetos Comestíveis agora lançado também examina o potencial alimentar de aranhas e escorpiões, embora não sejam considerados insetos.
Projeto parece horrorizar até os promotores
|
A FAO reconhece que muitas pessoas que “podem não gostar da ideia de consumir insetos podem já tê-los ingerido em algum momento na vida, já que muitos são engolidos inadvertidamente”.
Mas isso é um acidente repugnante.
Entretanto, para os militantes do ambientalismo radical propostas como esta preanunciam o futuro.
- Mais sobre o tema em:
- FAO promove comer insetos nauseabundos para “salvar o planeta”
- “Pepinos assassinos”: quando o “ecologicamente correto” toca na realidade
- Empresa mineira pretende vender insetos para consumo humano
- França: por trás dos ditirambos "verdes" e "vermelhos" se rendem à gastronomia refinada
Um comentário:
...fácil para nós brasileiros habituados a uma "dieta de batráquios"( engolir sapos!)...
Vale!
Postar um comentário