O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dormir tarde, QI alto! (Oba!) Dormir cedo, QI baixo? (Putz!) Quem diz? A London School of Economics...

Bem, parece que tem gente que vai ficar contente aqui em casa. Aliás, ambos dormimos tarde, mas Carmen Lícia recupera pela manhã, enquanto eu tenho de sair me arrastando de sono para o trabalho, sempre lamentando ter dormido tarde, mas continuando a dormir tarde.
Bem, já são 1h26 da manha, ainda vou escutar as notícias da manhã na France Info (via iPad) e ler a biografia do Alberto Hirschman pelo Jeremy Aldman, na cama, antes de cair de sono. Será que meu QI ainda aumenta?
(Cá entre nós: eu acho esse estudo da London School uma pura perda de dinheiro dos contribuintes britânicos)
Paulo Roberto de Almeida

Pessoas mais inteligentes dormem tarde, diz estudo
E quem tem QI baixo acorda cedo e funciona melhor durante o dia, acrescentam
Do R7 notícias, 5 de junho de 2013
pessoa dormindoReprodução/Getty Images
Pessoas com QI alto dormem e acordam tarde, diz pesquisadores


Pessoas com QI alto são mais propensas a trabalhar melhor à noite, enquanto que os menos inteligentes acordam cedo e funcionam melhor durante o dia, segundo os pesquisadores da Escola de Economia de Londres.
Outros estudos encontraram uma ligação entre o período vespertino com tirar notas boas na escola, diz a pesquisa, republicada pelo site Winnipeg Free Press.
No entanto, as pessoas que ficam acordadas até tarde são menos confiáveis e mais propensas a sofrer de depressão e vícios diversos, quando comparado com aqueles que dormem e acordam cedo.

5 comentários:

Maria do Espírito Santo disse...

Aqui... Dormir cedo faz ficar bonita feito a Bela Adormecida que adorna este post? Na idade em que estou (além de aparecerem os tiques e as manias, como disse bem o Aldir Blanc pela voz de João Bosco) me interessa mais a impermanente e fugaz beleza do que os píncaros gloriosos de QIs everésticos.

Brincadeirinha besta, é claro. In medium virtus. como disse direitim o Agostinho da Civitas Dei. Engraçado: a Cidade de Deus é a República do Platão pavimentada com torturantes cruzes. Mas esta aí de virtude no meio, ele tirou foi do Aristóteles. O "algoztinho" não era mole: no geral, um Platão masoquista com necessidades compulsivas de purificação. Ele que seguiu à risca na juventude da sua máxima "pecai fortíssimo", acabou dando (êpa!) na velhice no ferrenho e corriqueiro moralista de todos os tempos. E detestava as mulheres, fonte de todos os males do mundo, prequeté, caixinha de fósforo.

Por falar em mulher competente, fui outro dia no blog da Carmen Lícia e me encantei. Ela tem um texto ótimo e um senso estético raro. Pena que não abra para comentários.

Quanto a horários de dormir e acordar, o Orlando é o mais metódico aqui em casa: dorme e acorda sempre tarde. Eu sou imprevisível quando a questão é sono. Mas acho que QI tem muito mais a ver com patrimônio genético e com ser criado num ambiente estimulante (artisticamente estimulante, acima de tudo). O resto é a burrice que assola não só o Brasil como o mundo inteiro. Não por acaso Paulo Coelho foi best em vendagem de livro no mundo inteiro.

É de se sentar à beira do rio Pietra (serve outro) e chorar muito!

Anônimo disse...

acho que a relação não é causal, apenas correlação estatística. afinal, quem dorme tarde diariamente normalmente o faz pq está estudando. se bem que mtos ficam na farra ou no youtube... no brasil essa pesquisa teria conclusão diversa.

Unknown disse...

A questão não são os que dormem tarde por obrigação, mas que dorme tarde por opção, eu mesmo posso ir dormir 10 horas da noite e acordar as 9 da manhã que vou acordar com sono.. e ir dormir as 2 da manhã e acordar as mesmas 9 da manhã e meu sono vai ser igual.. não importa a hora que tenho que acordar no outro dia e dia da semana for, eu nunca durmo antes das 2 da manhã

Maria do Espírito Santo disse...

Ariel, Miguel, Gabriel, Rafael: não são anjos, ou melhor, são anjos top de linha mais conhecidos pelo nome de arcanjos.

E seja entre anjos ou arcanjos, a questão do sono não afeta a produção, ou melhor, a proteção dos humanos que jazem sob as asas destes puros seres angélicos.

Não me perguntem como sei de tudo isto porque é fácil. Meu nome naturalmente alado já diz tudo.

Karen disse...

Eu não consigo dormir cedo nunca, fico estudando sobre mil coisas, faço trabalhos e temas pois saem bem melhores.. curiosidades vem a tona e perco a hora... durmo 3 horas dá madrugada, acordo sem sono as 6 dá manhã, vou para a aula, não durmo, e ainda vou muito bem! Haha