terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Brasil no contexto das mudancas economicas globais: podcast com PRAnoInstituto Millenium

Acabo de receber, do jornalista que me entrevistou, em nome do Instituto Millenium, um podcast que foi feito com parte de minha entrevista sobre temas globais e o Brasil:

http://www.imil.org.br/podcasts/o-brasil-ficou-para-tras-nos-intercambios-cientificos-tecnologicos/


Confesso que ainda não me ouvi...
Paulo Roberto de Almeida

“O Brasil ficou para trás 
nos intercâmbios científicos e tecnológicos”

24 de setembro de 2013 
Autor: Comunicação Millenium
pequeno normal grande
Paulo Roberto de Almeida
Intercâmbios no exterior como incentivo à capacitação de jovens brasileiros foi o tema abordado pelo Instituto Millenium em entrevista com o diplomata e cientista políticoPaulo Roberto Almeida. Neste podcast, o diplomata avalia o programa “Ciências sem fronteiras” e fala sobre a urgente necessidade por uma internacionalização das universidades brasileiras. Almeida aborda ainda a má gestão de recursos para educação e afirma: “precisamos atingir o padrão das grandes universidades do mundo”.

Comentário recebido de uma ouvinte:

As melhores universidades dos Estados Unidos e CE, atualmente estão coalhadas de asiáticos. Em Berkeley, onde meu filho esteve por ano e 1/2 como convidado, no laboratório Bio Poets, a maioria era asiática. 
Mas...é preciso reformular o ensino primário: inglês, português, matemática, ciência, informática, além de Geografia e História universais. Do contrário continuaremos com nossa mentalidade xenófoba. E sem base sólida para promover de fato o desenvolvimento do país nas áreas das Ciências e da Tecnologia. 
Nunca me esquecerei de meus estudos de línguas durante o ensino básico: Com os belíssimos livros da FTD. Além do estudo da linguagem, os livros continham textos sobre a cultura do país cuja língua aprendíamos,.
O Ciência sem Fronteiras foi sugestão do Nicolelis. 
Sua entrevista foi muito boa. Que seja muito ouvida...
Grande abraço,
Regina

Um comentário:

  1. Ótima entrevista Paulo, pena que o áudio não ficou muito bem acertado, mas dá para apreciar muito bem suas declarações. Abraços.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.