terça-feira, 4 de março de 2014

O capitalista da soja e dois socialistas amigos do capital: vai dar certo?

Uma plantação capitalista numa ilha-fazenda socialista?
Vai dar certo? Vai ter tratores, insumos, trabalhadores, condições políticas, econômicas, financeiras e de infraestrutura para transformar Cuba num novo paraíso da soja?
Depende. Com dinheiro pode-se inclusive plantar banana no polo norte.
Vai sair caro, mas se dinheiro não for o problema dá para fazer.
Socialistas funcionam com o dinheiro dos outros, como se sabe.
Capitalistas brasileiros também: de preferência financiamento generoso do BNDES.
Pode até ser que o povo brasileiro acabe pagando para capitalistas e socialistas cubanos (e alguns brasileiros) ganhem muito dinheiro.
Parece que esta é a missão histórica dos companheiros: recolher dinheiro de todo mundo e dar para capitalistas, com algumas migalhas para os pobres.
Paulo Roberto de Almeida

Lula, Raul e o rei da soja em Cuba

Exclusivo para assinantesPara ler a matéria completa faça seu login ou cadastre-se
Em viagem a Cuba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou a tiracolo o senador Blairo Maggi (PR-MT), um dos líderes do agronegócio brasileiro, para propor ao presidente cubano, Raúl Castro, a plantação em larga escala de soja na ilha e a ampliação do uso de biomassa na matriz energética cubana. Conhecido como "rei da soja" e alvo de críticas de ambientalistas, Blairo acompanhou Lula em visita ontem à fazenda da empresa agrícola militar Cubasoy, em Ciégo de Ávila, onde há produção de soja e feijão. Hoje, devem visitar outra plantação de soja, no interior da ilha socialista. Ex-governador de Mato Grosso, o senador é cotado para disputar o governo estadual nestas eleições.
Leia mais em:
http://www.valor.com.br/politica/3445750/lula-raul-e-o-rei-da-soja-em-cuba?utm_source=newsletter_tarde&utm_medium=04032014&utm_term=lula+raul+e+o+rei+da+soja+em+cuba&utm_campaign=informativo&NewsNid=3446894#ixzz2v1ahHbcO

Um comentário:

  1. Bom dia Paulo!
    Os empresarios brasileiros estao acostumados com o capitalismo de estado. Será o modelo chines de capitalismo, onde a mao de obra é barata e o lucro enorme. Isto só é capitalismo de fachada. Alias este nome foi dado por Marx, e de forma pejorativa. Tem liberais clsssicos que nao usam o nome capitalismo mais.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.