terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

IRICE: um novo centro de relacoes internacionais em SP - Embaixador Rubens Barbosa, Prof. Carlos Pio

Recebido nesta terça-feira, 23/02/2016:

São Paulo, 23 de fevereiro de 2016.

Prezados

A despeito de sua centralidade econômica e política, o estado de São Paulo carece de uma instituição dedicada à discussão da inserção internacional do Brasil. Em particular, precisamos discutir com profundidade e objetividade temas de política externa e de comércio exterior que afetem o ambiente de negócios e as empresas brasileiras, nos moldes do que fazem renomados thinktanks internacionais, como a ChathamHouse (Reino Unido), o Council on Foreign Relations, o Center for Strategic and International Studies e o AspenInstitute(todos nos Estados Unidos) e o CARI—Conselho Argentino de Relações Internacionais.

Em vista disso, estou constituindo o IRICE—INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR, com o propósito de aglutinar diferentes setores da sociedade de São Paulo para discutir os interesses do País e sua estratégia de inserção internacional. O IRICE terá um olhar para o futuro. Ele pretende estruturar o debate nacional sobre a evolução das relações internacionais, de um lado, e sobre a inserção internacional do Brasil, de outro. Será uma referência no debate nacional da política externa brasileira e da agenda de reformas estruturais com vistas a preparar nossas empresas para os sobressaltos que nos chegam do exterior e para torná-las mais competitivas e realmente globais.

O IRICE pretende disseminar uma visão objetiva dos desafios e oportunidades enfrentados pelo país e pelas empresas estabelecidas em sua região mais dinâmica e globalizada. Privilegiará os aspectos voltados aos interesses empresariais, governamentais e da sociedade paulista, na justa medida do seu potencial e de suas necessidades.

O IRICE será um fórum privilegiado para a discussão de temas da agenda externa do Brasil. O Instituto receberá visitantes internacionais de passagem por São Paulo e promoverá reuniões e, inicialmente, encontros virtuais para discutir temas relevantes aos seus stakeholders.

O Instituto desenvolverá parcerias com organizações análogas e com organismos intergovernamentais para promover reuniões, seminários e estudos nas seguintes áreas: política externa brasileira; comércio exterior e negociações comerciais; competitividade, inovação e internacionalização de empresas; investimento e negócios transnacionais; energia, meio-ambiente e mudança climática; terrorismo, epidemias e crises migratórias; segurança internacional e defesa nacional.

O IRICE começará a funcionar em abril de 2016 e será uma entidade privada, sem fins lucrativos, independente e inteiramente desvinculada de partidos políticos e grupos de interesse.

O Instituto será presidido pelo Embaixador Rubens Barbosa. O IRICE será gerido por um Conselho Consultivo, do qual fazem parte algumas das mais destacadas lideranças do mundo empresarial, político e cultural de São Paulo. A Secretaria Executiva será exercida pelo Dr. Carlos Pio, acadêmico de prestígio na área de abrangência do Instituto.

Certo de poder contar com seu interesse nos trabalhos do IRICE, informo que a primeira reunião do Instituto deverá ocorrer no inicio de abril.

Em anexo, a missão, a justificativa e os objetivos do Instituto.

Cordialmente,
Rubens Barbosa
___________________________

IRICE
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2413
Sobreloja, Conj B, Pinheiros
São Paulo-SP 01452-000
Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.