O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

IRICE: um novo centro de relacoes internacionais em SP - Embaixador Rubens Barbosa, Prof. Carlos Pio

Recebido nesta terça-feira, 23/02/2016:

São Paulo, 23 de fevereiro de 2016.

Prezados

A despeito de sua centralidade econômica e política, o estado de São Paulo carece de uma instituição dedicada à discussão da inserção internacional do Brasil. Em particular, precisamos discutir com profundidade e objetividade temas de política externa e de comércio exterior que afetem o ambiente de negócios e as empresas brasileiras, nos moldes do que fazem renomados thinktanks internacionais, como a ChathamHouse (Reino Unido), o Council on Foreign Relations, o Center for Strategic and International Studies e o AspenInstitute(todos nos Estados Unidos) e o CARI—Conselho Argentino de Relações Internacionais.

Em vista disso, estou constituindo o IRICE—INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR, com o propósito de aglutinar diferentes setores da sociedade de São Paulo para discutir os interesses do País e sua estratégia de inserção internacional. O IRICE terá um olhar para o futuro. Ele pretende estruturar o debate nacional sobre a evolução das relações internacionais, de um lado, e sobre a inserção internacional do Brasil, de outro. Será uma referência no debate nacional da política externa brasileira e da agenda de reformas estruturais com vistas a preparar nossas empresas para os sobressaltos que nos chegam do exterior e para torná-las mais competitivas e realmente globais.

O IRICE pretende disseminar uma visão objetiva dos desafios e oportunidades enfrentados pelo país e pelas empresas estabelecidas em sua região mais dinâmica e globalizada. Privilegiará os aspectos voltados aos interesses empresariais, governamentais e da sociedade paulista, na justa medida do seu potencial e de suas necessidades.

O IRICE será um fórum privilegiado para a discussão de temas da agenda externa do Brasil. O Instituto receberá visitantes internacionais de passagem por São Paulo e promoverá reuniões e, inicialmente, encontros virtuais para discutir temas relevantes aos seus stakeholders.

O Instituto desenvolverá parcerias com organizações análogas e com organismos intergovernamentais para promover reuniões, seminários e estudos nas seguintes áreas: política externa brasileira; comércio exterior e negociações comerciais; competitividade, inovação e internacionalização de empresas; investimento e negócios transnacionais; energia, meio-ambiente e mudança climática; terrorismo, epidemias e crises migratórias; segurança internacional e defesa nacional.

O IRICE começará a funcionar em abril de 2016 e será uma entidade privada, sem fins lucrativos, independente e inteiramente desvinculada de partidos políticos e grupos de interesse.

O Instituto será presidido pelo Embaixador Rubens Barbosa. O IRICE será gerido por um Conselho Consultivo, do qual fazem parte algumas das mais destacadas lideranças do mundo empresarial, político e cultural de São Paulo. A Secretaria Executiva será exercida pelo Dr. Carlos Pio, acadêmico de prestígio na área de abrangência do Instituto.

Certo de poder contar com seu interesse nos trabalhos do IRICE, informo que a primeira reunião do Instituto deverá ocorrer no inicio de abril.

Em anexo, a missão, a justificativa e os objetivos do Instituto.

Cordialmente,
Rubens Barbosa
___________________________

IRICE
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2413
Sobreloja, Conj B, Pinheiros
São Paulo-SP 01452-000
Brasil

Nenhum comentário: