José Honório pedia apenas 5 mil cruzeiros a cada sócio.
O IBRI atual não parece cobrar nenhuma anuidade aos seus sócios, entre os quais eu supostamente me incluo (mas nunca fui cobrado por isso).
Em todo caso, quando efetuei a transferência do IBRI e da RBPI para Brasília, em 1993, precisei arranjar recursos com um capitalista amigo, Stefan Salej, então à frente da FIEMG, que financiou praticamente sozinho a edição do primeiro número na nova capital, tendo como editor o professor Amado Luiz Cervo (e presidente do IBRI o professor José Carlos Brandi Aleixo, que hoje é seu presidente honorário). Desde então, a revista vem sobrevivendo (é o termo) graças aos aportes do CNPq para publicações científicas e a colaboração do IRel-UnB, que praticamente se encarregou dos aspectos práticos da feitura e distribuição, com o trabalho hercúleo do professor Antonio Carlos Lessa, o atual editor da RBPI. Basicamente a revista deve sua existência continuada a ele e uma pequena equipe de abnegados acadêmicos e alguns poucos diplomatas.
Um seminário como o que estamos realizando na segunda-feira 7/11/2016, deve permitir discutir o passado, o presente e o futuro do IBRI e da RBPI, e nossa aposta agora é chegar aos 100 anos sem qualquer ruga ou achaque (mas provavelmente com a conta quase a zero, como tem sido a regra).
Não teremos dinheiro nem para comprar champagne, nem para oferecer jantar no evento.
Precisamos ao menos encontrar uma frase simbólica para esse empreendimento heroico.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 2 de novembro de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.