O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Odorico Paraguassu na ONU: o famoso discurso - Cronista misterioso do Itamaraty bolsolavista (semana 22)

 22) O Discurso (Semana 22)


 

Ladies and the gentleman, let's put the aside the howevers and go straight to the endsly, I am here to kill the snake and show the stick, because with me, is bread - bread, cheese - cheese! Esse foi o discurso que Odorico Paraguaçu, personagem principal da inigualável sátira política O Bem-Amado, do igualmente inigualável Dias Gomes, proferiu nas escadas das Nações Unidas, em 1973.

 

O mestre alagoano, Paulo Gracindo, que interpretava Odorico, brindou-nos com esse macarrônico discurso, como piada e crítica aos políticos lamentáveis que abundavam no cenário brasileiro. Quase cinquenta anos depois, ao ver a pataquada que nosso Excelentíssimo fez na última Assembléia Geral das Nações Unidas, penso que preferia ter Odorico de volta a proferir seu discurso, pois seria mais honroso. 

 

Além de Odorico, lembrou-me o discurso, por alguma razão, de outra obra brasileira de 1973, a canção “Mentira”, de Marcos Valle. Quando o Excelentíssimo diz que “o Brasil está comprometido com os princípios basilares da Carta das Nações Unidas: paz e segurança internacional, cooperação entre as nações, respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais de todos”, ouço apenas o refrão: Mas é mentira, tchup tchu, É mentira, -Ira, tchup tchu, É mentira…

 

“Nossa floresta é úmida e não permite a propagação do fogo", Mas é mentira, tchup tchu, É mentira, -Ira, tchup tchu, É mentira… “Os incêndios acontecem praticamente, nos mesmos lugares, no entorno leste da Floresta, onde o caboclo e o índio queimam seus roçados em busca de sua sobrevivência, em áreas já desmatadas”, Mas é mentira, tchup tchu, É mentira, -Ira, tchup tchu, É mentira… 

 

“Mantenho minha política de tolerância zero com o crime ambiental”,  mas é mentira, tchup tchu, É mentira, -Ira, tchup tchu, É mentira… “O Brasil saúda também o Plano de Paz e Prosperidade lançado pelo Presidente Donald Trump…” Opa! Aqui não é mentira, é apenas um lambe-botas fazendo sua deferência.

 

Por menos mentira, tchup, tchu.

 

Ministro Ereto da Brocha, OMBUDSMAN

Nenhum comentário: