Os documentos de alto nível (Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa ) para o preparo da defesa foram entregues pelo MD ao Congresso no dia 27/07/2020, mas até o momento os sites especializados em defesa deram pouca atenção à parte substantiva dos textos.
Por conta do convite para a entrevista abaixo com o embaixador Rubens Barbosa, da Interesse Nacional , fiz um “dever de casa” para ajudar a organizar o pensamento e me preparar para tentar abordar o que fosse mais relevante para o preparo da defesa do Brasil a médio e longo prazos.
Durante a realização desse trabalho, pude conversar com quatro pessoas de nível senior (2 oficiais generais das FFAA, um diplomata e um acadêmico, todos com muito conhecimento e experiência real sobre os temas tratados), com quem venho interagindo há longo tempo.
São pessoas muito sérias e dedicadas à construção da defesa do Brasil, que leram versões preliminares, fizeram críticas e apresentaram muitas boas sugestões que foram aproveitadas.
A aprovação desses quatro ao documento foi entendida por mim como um “selo de qualidade” e me deixou tranquilo para dar ampla divulgação ao mesmo.
O texto completo ficou muito extenso (49 páginas) por isso preparei um sumário executivo, bem menor, que também pode perfeitamente ser lido por partes.
As conclusões mais gerais e relevantes constam das 4 primeiras páginas.
O Anexo B reproduz as conclusões e recomendações do texto completo.
O Anexo A apresenta uma síntese da fundamentação usada na análise.
Estou convencido de que as reformas que o documento recomenda são urgentes e essenciais à construção de uma defesa compatível com a grandeza do Brasil.
Acredito que esses textos sejam de grande interesse para os leitores desse canal.
Atenciosamente,
*Professor Titular (aposentado ) da Universidade Federal Fluminense UFFDEFESA – Núcleo de Estudos de Defesa, Inovação, Capacitação e Competitividade Industrial – www.defesa.uff.br
VIDEO
NOTA DO EDITOR : A PND e a END podem ser baixadas aqui .
Nenhum comentário:
Postar um comentário