O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Feliz Natal a todos os meus amigos chineses - Paulo Roberto de Almeida

 A China voltou a ser a China e isso nada tem a ver com essa história de “socialismo com características chinesas”; tem a ver com a energia do povo chinês para o trabalho e a inovação. Os mandarins chineses são bons administradores, quer eles sejam marxistas ou não; o comunismo é um pequeno parênteses de meros 71 anos, até aqui, numa história milenar de realizações espantosas na história da Humanidade.

É uma história de séculos, nos quais os chineses inventaram TUDO o que a humanidade teve de bom durante centenas de anos, história brevemente interrompida por um imperador idiota que fechou a China por algum tempo e impediu-a de adotar rapidamente inovações de outros povos, falhando na primeira e na segunda revoluções industriais. Ela engatou na quarta e já está na quinta e estará na vanguarda da sexta revolução tecnológica, cultural e científica. Só derrapou na revolução política democrática, mas isso virá a seu tempo.

Assim como ela tem um capitalismo com características chinesas, também terá uma democracia com peculiaridades chinesas, e os arrogantes do Ocidente não têm de lhe dar lições, ainda que possam, e devam, defender direitos humanos em bases universais.

No resto, vale tudo de bom que ela faz para o seu próprio povo e no que ela oferece aos demais povos por meio da cooperação multilateral e bilateral. É no seu interesse próprio? É possível e mesmo provável, mas assim fazem todos os demais países e indivíduos.

E quanto à segurança internacional, cabe examinar na prática qual é a situação mundial, nas condições concretas de um sistema internacional ainda westfaliano e anárquico. A China atua de modo pragmático nessa esfera.

Essa coisa de “armadilha de Tucídides” é uma aberração arrogante de americanos preguiçosos demais para pensar! 

Ainda que a China e os chineses não pertençam à nossa tradição cristã ocidental, eles têm alguns poucos milhões de cristãos e os shoppings, ultra modernos, estão repletos de Papais Noel.

Bom Natal aos chineses!

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 24/12/2020

Nenhum comentário: