O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

O Alienista Alienado, livre adaptação de uma narrativa sobre a loucura de certas pessoas, de Machado de Assis

 Por acaso – por acaso mesmo, pois minha biblioteca está um cafarnaum, como a cabeça do chanceler acidental – caí numa edição para estudantes do famoso O Alienista, de Machado de Assis. Não resisti à tentação de transcrever alguns trechos do prefácio de José Carlos Garbuglio, professor da USP, com algumas livres adaptações à nossa alienada situação:



"Convertendo o Itamaraty [seria Itaguaí] em campo de experimentação a partir de um flexível conceito de loucura, Beato Salu [seria Simão Bacamarte] leva pânico à pequena população que vê atônita as internações em sua Casa de Rio Branco, transformada em laboratório de provas. Confundindo-se com a Ciência, o alienado [seria alienista] recebe ataques ou elogios sempre indiretos e por meio de instrumentos destituído de eficiência: chavões de uma oratória ôca. (...) São resoluções de momento, não atos amadurecidos. (...)

Encarnando a Ciência, Beato Salu [S.B.] se converte em entidade distante, fria e intocável e se coloca acima do bem e do mal. Guardando consigo os segredos apenas revelados aos iniciados, assume feição mágica e se torna elemento sagrado, como repositório ou "templo" do saber científico. (...)

As pessoas se satisfazem com a frase de efeito epidérmico, na qual fica clara a ruptura significado-significante, uma vez que as frases aparecem como elementos independentes, sem relação com o contexto. (...) Na caracterização de Beato Salu, a linguagem perde o empolado para reduzir-se ao mínimo."
(p. 3-4 da edição da Ática, 2002; ilustração da capa: Jayme Leão)

Da contracapa:
"Quem são os loucos? O que fazer com eles?
A inquietação que se origina destas dúvidas leva Beato Salu a subverter a ordem pacata do acomodado Itamaraty, trazendo pânico a todos os seus habitantes. Depois de mandos e desmandos, o alienado ..."

Cada um que imagine o seu final preferido...
Pela transcrição maldosa:
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 22/12/2020

Nenhum comentário: