No momento em que coloco um ponto final no meu quarto livro sobre a política externa e a diplomacia da bolsodiplomacia, confesso que preferia não tê-los escrito.
Pode parecer estranho, mas é um fato que praticamente todos as minhas obras anteriores publicadas, são livros de estudo, resultantes de pesquisas (inclusive de arquivos) e que se destinaram ao público universitário habitual.
Ao contrário, os listados abaixo correspondem a obras de debate, ou de combate.
Combate contra a degradação da política externa e da diplomacia, contra a burrice na primeira e a estupidez na segunda.
Uma coisa é certa: se algum dia houver alguma coisa parecida às Gesamtwerke de Paulo Roberto de Almeida, esses livros não devem entrar na seleção. Em todo caso, ofereço abaixo uma pequena lista dos quatro livros desta série, com os devidos links para sumários, prefácios e acesso ao corpo do texto.
1) Miséria da diplomacia: a destruição da inteligência no Itamaraty (Boa Vista: Editora da UFRR, 2019, 165 p.; também disponível no Google Books). Incorporado à plataforma Academia.edu e a Research Gate.
3) Uma certa ideia do Itamaraty: a reconstrução da política externa e a restauração da diplomacia brasileira (Brasília, Diplomatizzando, 169 p.; disponível igualmente nas plataformas Academia.edu e Research Gate.
Relações internacionais e política externa do Brasil: a diplomacia brasileira no contexto da globalização (Rio de Janeiro: LTC, 2012).
Existem muitos outros, mas basta esses...
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 13 de dezembro de 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário