O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 27 de dezembro de 2020

Veto presidencial à compra de terras por estrangeiros: a estupidez é infinita

 Eu já imaginava esse tipo de argumento de patrioteiros rastaqueras como o presidente, mas ele consegue revelar um atraso mental ainda maior. A estupidez desse homem é infinita e, o que é pior, é contagiante e perigosa: ele consegue paralisar a máquina do Estado, e constrange todos aqueles que poderiam ser mais abertos à simples racionalidade da venda de um bem IMÓVEL como terras. Se existe “cobiça estrangeira” sobre nossas “fabulosas riquezas”, energúmenos como ele vão paralisar qualquer investimento estrangeiro. Sempre tem o risco do estrangeiro fugir com as nossa terras. Estou quase “desistindo” do Brasil; é difícil viver num país de antas arrogantes e pretensiosas.

Paulo Roberto de Almeida 


Governo Bolsonaro desmoralizou o liberalismo no Brasil (Ricardo Bergamini).

 

Prezados Senhores

 

O que mais me impressiona no Brasil é a paciência do setor produtivo. A paciência é uma virtude, mas não pode ser eterna. Por isto que Roberto Campos já apontava que “uma tragédia como a brasileira não é obra do acaso, mas sim de um esforço determinado de décadas”. 

 

Bolsonaro sempre foi um fiel representante da nossa vocação para o atraso, haja vista a farsa das privatizações, bem como o apoio do PT pela mesma causa. É o nosso retorno definitivo à lei de Segurança Nacional (defesa da pátria contra a invasão dos nossos inimigos estrangeiros).

 

Como um estrangeiro vai produzir alguma coisa no Brasil, sem adquirir terra para construção de um fábrica, ou de sua atividade agrícola? 

 

E a principal pergunta : se esse empresário abandonar o Brasil, ele iria levar a terra nas suas costas para usar no seu país de origem?

 

Os falsos liberais que estão na folha de pagamento do SECOM do Bolsonaro (salários em torno de R$ 100,0 mil mensais), com certeza ficarão em silêncio amplo, geral e irrestrito, caso contrário perdem a boquinha.

 

 

Bolsonaro anuncia veto à venda de terras a estrangeiros

 

Por Congresso Em Foco Em 26 dez, 2020  

 

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai vetar o projeto de lei que facilita a compra e o arrendamento de terra por estrangeiros caso o projeto que trata do assunto, aprovado há duas semanas pelo Senado, passe pela Câmara. A posição do presidente coincide com a do PT e de ONGs ambientalistas, como o Greenpeace, diversas vezes atacadas pelo presidente. Em transmissão semanal ao vivo pelas redes sociais, Bolsonaro classificou a proposta como antipatriótica e disse que não deixará o Brasil ser vendido a estrangeiros.

 

"Você acha justo vender terras aqui para estrangeiros? Se você vender terra para estrangeiro ele nunca mais vai revender para ninguém, vai ser território dele", afirmou. "Não pode acontecer isso no Brasil. Passou no Senado... vai para a Câmara, se a Câmara aprovar tem o veto meu. Aí o Congresso vai derrubar ou não o veto. Falta patriotismo para nós. Não podemos permitir que o Brasil seja comprado", emendou.

 

O projeto do senador Irajá Abreu (PSD-TO) foi aprovado após articulação entre a bancada ruralista e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O texto prevê a dispensa de autorização para a compra ou posse de imóveis com áreas de até quinze módulos fiscais por estrangeiros. Cidadãos ou empresas de outra nacionalidade poderão comprar essas áreas rurais até o limite de 25% do território do município. Também terá de ser observada a função social da propriedade. "Ele [estrangeiro] vai comprar terras e municípios que ele sabe de uma forma ou de outra o que tem no subsolo", criticou o presidente ainda em sua live. Bolsonaro lançou uma enquete em suas redes sociais sobre o projeto.

 

A proposta estabelece restrições para terrenos na região da Amazônia e também em áreas de fronteiras - casos em que será necessário aval do Conselho de Defesa Nacional.

 

Senado aprova projeto que facilita compra de terras por estrangeiros

 

Ricardo Bergamini

www.ricardobergamini.com.br

 

Nenhum comentário: