O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 8 de outubro de 2017

"Querido Embaixador", um filme sobre Souza Dantas, o "Quixote nas Trevas", segundo Fabio Koifman

Acabo de receber de meu amigo Fabio Koifman:

Acabo de assistir na telona do cinema o "Querido Embaixador", filme inspirado no meu livro "Quixote nas trevas". Gostei do filme, especialmente da atuação dos dois atores principais, cujas fotos seguem em anexo.
Com um abraço, Fábio. 

Eis o link para um trailer: https://youtu.be/RxIHK2ZVu6o
Aqui os atores: 


Abaixo mais informações sobre o filme.
Paulo Roberto de Almeida

QUERIDO EMBAIXADOR
país de origem
BRA
 Diplomata de carreira, Luiz Martins de Souza Dantas deixa seu posto de embaixador do Brasil na Itália, em 1922, e é transferido para Paris. Na sua despedida em Roma, o próprio primeiro ministro, de quem se tornara amigo, faz questão de ir à gare da Estação Termini para dele se despedir. Tratava-se de Benito Mussolini. Os anos 20 e 30 foram de encantamento para Souza Dantas, que soube aproveitar Paris ao máximo em tempos que se convencionou chamar de “anées folles”. Com sua competência, brilha no trânsito junto ao corpo diplomático. E com seu charme torna-se um perfeito mundano na Cidade Luz.
É reconhecido nas ruas por floristas, motoristas de taxi, e nos salões por políticos, gente do mundo artístico e a intelectualidade francesa, com quem diariamente convive. Seu ambiente são os refinados Cercle de l’Union e o Cercle Interallié, onde gosta de reunir figuras da política e da cultura parisiense em memoráveis almoços. E, com o mesmo desembaraço, vive cercado de mulheres bonitas, especialmente as atrizes da Comedie Française, entre as quais a famosa atriz e cantora Arlety. E é dentro deste contexto que sobrevém a 2ª Guerra Mundial, nas suas palavras “uma época de trevas e barbárie”. Diplomata de estilo clássico, bon vivant, apreciador das artes, da música, da boa comida, amava profundamente a vida e as pessoas das quais se cercava. Dentro desse perfil, seria, em princípio, a pessoa menos indicada para arriscar seu posto e posição por algo que o viesse a se comprometer. Pois, ao contrário de tudo que se esperava, foi exatamente o que passou a fazer, tomando iniciativas para livrar seres humanos, que sequer conhecia, das das garras da repressão nazista e, por conseqüência, da morte. Na época, o Governo brasileiro era claramente pró-Eixo. Assim, iniciada a guerra, passou a emitir circulares proibindo a concessão de vistos de entrada no Brasil
especialmente para semitas. Pois Souza Dantas desobedeceu todas as circulares. Indiferente às ameaças de punição até mesmo com a perda do cargo, concedeu mais de mil vistos diplomáticos que permitiram que judeus, comunistas, artistas e opositores dos nazistas escapassem das graves ameaças e reiniciassem suas vidas no Novo Mundo. Tornou-se assim nosso único herói de guerra, com reconhecimento e homenagens em vários países do exterior e hoje é comparado ao industrial Oskar Schindler por suas obras humanitárias.
Ficha Técnica: 
Direção
Luiz Fernando Goulart
Coprodução
Globo Filmes, GloboNews e Toscana Audiovisual
Roteiro
Luiz Carlos Maciel e Flavia Orlando
Produção.
Joaquim Vaz De Carvalho
Produção Executiva
Heloisa Rezende
Direção de Fotografia
Julio Constantini
ELENCO: 
Norival Rizzo
Embaixador
Alice Assef
Madeleine Carlier
Miriam Mehler
Elise Stern
Felipe Rocha
Martins Leta
Isio Ghelman
Jeróme Levy
Antônio Fragoso
Paulo Carneiro
Daniel Ericsson
Jean Pierre Dorian
Gustavo Ottoni
Oswaldo Aranha
Bruno Guida
Vasco Leitão da Cunha
Helio Ribeiro
Gilberto Amado
Flávio Pardal
Claude Levi-Strauss

Nenhum comentário: