sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Escandalo: livros PRA oversold: exploracao de sebos brasileiros

Como já informei aqui, eu costumo comprar livros na melhor rede de sebos do mundo, a Abebooks (www.abebooks.com, que também tem em diversos outros países: abebooks.fr, com.de, com.uk etc...).
Livros podem ser encontrados por 1 dólar, ou, na média, por 4 ou 5 dólares. Mesmo colocando mais 9 ou 10 dólares de frete, para o Brasil, ainda assim sai mais barato do que comprar o equivalente brasileiro (invariavelmente mais caro e frequentemente mal traduzido).
Pois bem, eu estava outro dia procurando o último livro do Fukuyama (para ver se já tinha a 4 dólares; não, ainda não tem), e resolvi colocar o meu próprio nome para ver o que aparecia: veio um monte de livros, inclusive de sebos brasileiros.
Aí descobri que esses nossos sebos também não escapam da mania brasileira atual, que é a de ser o país mais caro do mundo. Caríssimo, a julgar pelos preços detectados, expressos em euros
Livros meus há muito editados, e que deveriam estar sendo vendidos por 5 ou 10 reais, estão supervalorizados, ou estão sendo "precificados" excessivamente, o que eu mesmo considero um roubo organizado. E os valores de frete são igualmente absurdos.
Em que planeta o Brasil pensa que está?!
Alguns exemplos:

Velhos e Novos Manifestos

Almeida Paulo Roberto de
Libraire: SEBOWEB
(Santo André, SP, Brazil)
Quantité : 1
Prix: EUR 27.00
Autre devise
Frais de port : EUR 8.83
De Brésil vers France
Destinations, frais et délais








Mercosul - Fundamentos e Perspectivas

Paulo Roberto de Almeida
Libraire: Marilia Rocha Lima
(Cachoeiras de Macacu, BR, Brazil)
Quantité : 1
Prix: EUR 15.00
Autre devise
Frais de port : EUR 21.50
De Brésil vers France
Destinations, frais et délais


A GRANDE MUDANCA

PAULO ROBERTO DE ALMEIDA
(São Paulo, SP, Brazil)
Quantité : 10
Prix: EUR 20.42
Autre devise
Frais de port : EUR 20.64
De Brésil vers France
Destinations, frais et délais


Um comentário:

  1. Talvez eles estejam valorizando o autor por suas visões críticas e estudos sistematizados ?
    Talvez não seja roubo, seja a falta de visão de trabalhar como os sebos estrangeiros, até por uma prática reiterada no comércio brasileiro.
    Nem tudo o que pensas é, de fato.
    Eles pegam um livro com a qualidade de suas pesquisas e tem pena de cobrar menos, porque acham que o livro é elitizado para os padrões do mercado editorial brasileiro. O que é fato !

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.