sábado, 30 de junho de 2012

Muro de Berlim: 13 de agosto de 1961

Nota liminar: mais um post arrancado da hora da saudade. Este estava comemorando os 50 anos da construção do muro de Berlim, em agosto de 2011. Vai pelo significado histórico, inclusive porque estive recentemente na Alemanha, visitei Berlim e ainda vi pedaços do muro aqui e ali.
Muitos museus, nos dois "lados" da Alemanha, já trazem uma boa documentação sobre o que foram esses anos da Guerra Fria e da divisão da Alemanha entre dois mundos opostos.
O único resquício desse mundo miserável do socialismo stalinista permanece na Coreia do Norte...
Paulo Roberto de Almeida 


Cinquenta anos atrás, o mundo comunista piscou em face do capitalismo...
Elaborei um artigo sobre a questão:
Um outro mundo possível: alternativas históricas da Alemanha, antes e depois do muro de Berlim, neste link.
Paulo Roberto de Almeida


MURO COMUNISTA
Há 50 anos Berlim foi dividida em duas
Opinião e Notícia, 13/08/2011


Prefeito de Berlim declarou que a cidade está relembrando neste sábado 'seu dia mais triste na história recente'


A Alemanha marca neste sábado, 13, os 50 anos da construção do Muro de Berlim, que durante 28 anos dividiu a cidade e virou o símbolo máximo da Guerra Fria e do mundo bipolar.


As autoridades comunistas da Alemanha Oriental ergueram o muro (inicialmente uma rede de alambrados de arame farpado) na noite de 13 de agosto de 1961, rodeando totalmente o lado ocidental da cidade.


‘Dia mais triste na história recente’
Na manhã deste sábado houve uma cerimônia com a leitura dos nomes de 136 berlinenses que morreram tentando cruzar o muro para o lado ocidental.


O prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, declarou que a cidade está relembrando neste sábado “seu dia mais triste na história recente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.