O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Um diplomata "rapeiro"? Sim, pode existir (estou esperando...)

Um jovem estudante de 14 anos, me escreve o que segue: 


On 15/06/2012, at 04:12, Gxxxxxx Fxxxx wrote:

Ola Dr. Paulo,
meu nome é Gxxxxxx, tenho 14 anos e estou no primeiro ano do ensino médio. Ja completei um curso de ingles (falo fluentemente) e estou começando à fazer espanhol.
Sempre me falaram que eu devia ser diplomata, mas eu não estava pensando na minha carreira até um tempo atrás, e eu estava vendo todos os cursos da UFXX, quando me lembrei da carreira de diplomata. Eu li no seu blog os cursos mais "apropriados" para seguir a carreira de diplomata... Eu sempre tive facilidade em me socializar, e também sempre gostei de historia, geografia e filosofia...
Só que tem um porém, eu não me encaixo em um perfil de um diplomata, pois sou de um estilo meio "largado" (risos). E só por curiosidade também componho letras de RAP.Claro que se eu realmente gostar da carreira isso não sera problema..
Mas na verdade, eu não sei se é realmente o que eu quero, e queria saber se você poderia me dar algumas dicas de como saber o caminho certo...
Att.: Gxxxxxx

=========

Como eu acho que a mesma situação pode se colocar para outros jovens, animados de vocações as mais diversas, as mais bizarras, e que desejam exercer seus talentos livremente, mesmo sendo diplomatas, resolvi responder o que segue ao nosso jovem:

Gxxxxxxx,
Nao sei se existem outros diplomatas compositores de letras de RAP; talvez, mas não creio.
Você, portanto, seria o primeiro, e acho que muito bem vindo. 
Pode até compor um RAP diplomático, e acho que viraria um clássico, se for bem feito, com humor, cultura e... diplomacia.
Quanto ao estilo muito largado, creio que devem existir outros diplomatas assim, também, embora o estilo seja sempre algo pessoal.
A profissão é um pouco burocrática demais para certos gostos, e muito certinha, para outras visões, mas temos diplomatas de todos os tipos, de todos os tamanhos e cores, com as mais diferentes orientações políticas, culturais, sexuais, etc...
Deveria ser uma profissão de vocação, embora alguns entrem mais à procura de um emprego estável (ah, o funcionalismo estatal, essa mãe generosa, que garante a vida de muitos...), do que propriamente para servir uma causa. Alguns pretendem que estão ali para ajudar a causa da humanidade, seja ela qual ela for (paz, segurança, direitos humanos, desenvolvimento, democracia, etc.), outros querem mesmo é viver entre Paris e New York (embora possam dar com os costados em algum canto perdido do planeta, no meio de tudo isso).
Mas, com 14 anos, você ainda tem tempo para perder um pouco de tempo, ou seja, continuar a flâner dans la vie, e continuar lendo, claro, para o dia em que decidir, e achar que é sua vocação, entrar na carreira, o que implica que em primeiro lugar você precisa passar no difícil concurso de ingresso. Portanto, vá lendo tudo o que você precisa ler, componha suas letras de RAP tranquilamente, e siga o que a vida e o coração lhe indicarem. Como diz um romance, e um filme, italiano: Va Dove Ti Porta il Cuore.
Seja feliz.
-----------------------------------
Paulo Roberto de Almeida

PS.: Se voce compor um RAP diplomático, não esqueça de me mandar, para que eu poste aqui no meu blog.


PS2: Alguns exemplos de postos interessantes, talvez para fazer rap...

Saint Georges de l’Oyapock, Lagos, Bamako, Bissau, Brazzaville, Díli,  Freetown, Katmandu, Lilongue, Malabo, Porto Príncipe, Pyongyang, Trípoli, Uagadugu

2 comentários:

Estudante disse...

Eu gostaria de saber quanto tempo o senhor levou preparando-se para o CACD; Tenho 17 e atualmente faço cursinho e colégio, ano de vestibular. Meu inglês é bom e me comunico normalmente mas sempre quando leio reportagens, ultimamente tenho lido muito bbc e nytimes, preciso pesquisar umas palavras; ou seja muito a melhorar ainda. Meu nível de espanhol chega a ser ridículo, nunca dei muita atenção para o idioma tirando aquilo que era obrigado a estudar para as provas do colégio. Pretendo fazer RI na UNB e, como o curso é em tempo integral, estudar muito durante os quatro anos. Só esse tempo é o suficiente para a preparação ou terei que tirar uns dois anos depois da faculdade para os estudos ? Muito obrigado

Paulo Roberto de Almeida disse...

Estudante,
Faça apenas o que você pretenda seguir. Eu considero quatro anos poucos para preparação e acho que você começa tarde se pretende se tornar sábio só a partir de agora. Mas sempre se pode improvisar. Comece a ler e não ligue muito para o curso, ou ligue sim. Todos eles são muito ruinzinhos e você tem de se preparar sozinho. Então escolha um bem medíocre, que não tome muito seu tempo, e estude sozinho, lendo tudo o que vc precisa ler, que é muito mais do que pretenderia.
Esqueça o meu caso, eu não sou critério para ninguém: sou um rato de biblioteca desde os meus jovens aninhos, então acho que você já começou tarde...
Estude apenas, quando vc estiver de fato preparado, entrará, com 21, 25 ou 30 anos, depende apenas de vc...
Paulo Roberto de Almeida