O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A universidade brasileira se tornando mais estupida? Provavelmente

O ato corajoso desse engenheiro é digno de elogios. Eu também não gostaria de fazer parte de um clube, de uma associação, de um grupo qualquer ao qual pertencessem pessoas com as quais eu não gostaria de me relacionar, e cujo caráter é amplamente questionável.
Paulo Roberto de Almeida 


Devolução de Diploma à UFF que concedeu honoris causa ao “Doutor” Lula

Roberto de Sousa Salles, Reitor da Universidade Federal Fluminense, comunico que enviei para você nesta data, 7 de maio de 2012, por Sedex (código para rastreamento SI375026628BR), o meu diploma de Engenheiro Industrial Metalúrgico outorgado por essa universidade, anexado a carta no seguinte teor:

Anexado à presente, devolvo a essa universidade, aos seus cuidados, o meu diploma de Engenheiro Industrial Metalúrgico outorgado por essa universidade. Esse diploma foi motivo de grande orgulho para mim, desde quando o conquistei e recebi, até o dia 4 de maio de 2012, quando essa universidade, sub sua regência, outorgou o título de Doutor Honoris Causa a Luiz Inácio “Lula” da Silva.
Não aceito ser bacharel por uma universidade que, por um lado, é tão rigorosa ao selecionar e diplomar seus alunos e, por outro lado, outorga alegremente o título de Doutor Honoris Causa a um indivíduo que ao longo de toda a sua vida pública tem demonstrado reiteradamente profundo desprezo pela educação formal.
Sem levar em conta aspectos éticos e políticos da história desse indivíduo, entendo que qualquer reitor de qualquer universidade que outorgar a ele qualquer título honorífico estará debochando de todos aqueles que concorreram a vagas, cursaram faculdades e se diplomaram nessa universidade. A Universidade Federal Fluminense praticou, sob a sua regência, um ato de vassalagem voluntária que denigre a história da universidade e diminui o mérito de todos que nela conquistaram algum título respeitando a educação formal e se dedicando ao estudo e à aquisição de conhecimento.
A História mostra que muitas pessoas e até mesmo povos inteiros já foram submetidos a vassalagem involuntária. A História mostra também que muitos resistiram e lutaram bravamente contra essa vassalagem involuntária e, independentemente do sucesso ou do fracasso dessa luta, o simples fato de terem resistido e lutado os honra. A grande maioria se acomodou e isso não constitui uma desonra – apenas faz parte da natureza humana. A verdadeira desonra é a vassalagem voluntária – que caracteriza uma minoria que ainda não entendeu e não representa a verdadeira natureza humana.
Preste vassalagem em seu próprio nome. Não envolva a universidade e o seus corpos docente e discente passados, presentes e futuros nos seus atos de vassalagem. Se quer se dar ao desfrute de espojar diante de quem quer que seja, tenha a coragem de fazê-lo em seu próprio nome, sem arrastar no chão a toga da Universidade Federal Fluminense.
Receba, senhor Reitor, o meu profundo pesar e a mais plena reprovação por esse ato.

República Federativa do Brasil, 7 de maio de 2012

Avelino Rui de Oliveira Taveiros, professor da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, é Engenheiro Industrial Metalúrgico formado na  Décima Terceira Turma da UFF.

3 comentários:

JOB FERREIRA DA CUNHA BANANAL - SP disse...

PARABENS AVELINO , VOCE DEMONSTROU TER CARATER ...GOSTEI MUITO .

RMG disse...

O Instituto de Estudos Políticos de Paris, que formou nomes como os ex-presidentes franceses Jacques Chirac e François Mitterrand, o escritor Marcel Proust e o príncipe Rainier III, de Mônaco, também deve ser, certamente, “uma minoria que ainda não entendeu e não representa a verdadeira natureza humana”, por ter, num ato de “vassalagem voluntária”, “arrastado a toga no chão” homenageando Lula com o primeiro título de doutor honoris causa concedido a um latino-americano, prêmio dado a apenas 16 personalidades desde a sua fundação em 1871. Não só ela prestou essa vassalagem para aquele que possuía apenas um diploma de torneiro mecânico, mas também a mais antiga universidade de Portugal, a Universidade de Coimbra.

Ora, Fernando Henrique Cardoso, intelectual influente, sociólogo formado pela USP e que lecionou na Sorbonne, deixou um legado de sucateamento das universidades federais e miséria social muito mais vergonhoso que o suposto “desprezo pela educação formal” atribuído ao ex-metalúrgico Lula, pelo rancoroso engenheiro industrial metalúrgico (obviamente superior a um reles metalúrgico) formado pela UFF, instituição na qual eu também estudei.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Como eu disse, tudo e' uma questao de carater.
Tem geste que gosta de ser enganada e que gosta de se auto-enganar.
Nao se pode fazer nada com cegos voluntarios.
Eles simplesmente nao querem ver. Preferem vuver de ilusoes.
Paulo Roberto de Almeida