O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Brasil-China, a parceria estrategica - livro de Henrique Altemani de Oliveira

Um livro a ser lido, anotado, analisado, comentado, refletido...
Paulo Roberto de Almeida 



O Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI tem a satisfação de anunciar  a publicação do livro
Brasil e China: Cooperação Sul-Sul e parceria estratégica
de Henrique Altemani de Oliveira, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e conselheiro da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI. 
O livro sai pela Coleção Relações Internacionais da Editora Fino Traço, apoiada pelo Centro de Estudos sobre o Pacífico e pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília

Brasil e China compreendem que seus objetivos de desenvolvimento entram em choque com os objetivos dos diferentes países, desenvolvidos ou não, promovendo, ao longo do tempo, diversas alternativas estratégicas para atingí-los. Uma dessas alternativas corresponde ao que está sendo denominado de parceria estratégica. 
Nenhum dos dois abandonou ou relativizou seu objetivo básico de desenvolvimento, nem buscou implementar um modelo que fosse comum. A parceria estratégica decorreu do consenso de que cada um tem e mantém seus interesses próprios, mas que alguns desses são de proveito comum. Desse modo, a parceria é um meio para se atingir uma coordenação, uma cooperação maior nos assuntos em questão, para a geração de melhores condições de desenvolvimento.
O presente livro procura, assim, realçar temas considerados fundamentais para uma melhor compreensão das bases do relacionamento sino-brasileiro, de seu atual status e de elementos necessários para a projeção de sua continuidade.

Acesse aqui a apresentação e a introdução deste livro.
Este livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, ou diretamente no site da Editora Fino Traço – clique aqui para comprá-lo.

Nenhum comentário: