O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Uma frase corrosiva (sem tempo, ou dos últimos 20 anos, mais ou menos) - Reinaldo Azevedo

Não partilho, obviamente, todas as opiniões deste polêmico jornalista, mas reconheço que ele tem, como Nelson Rodrigues tinha (e eu o detestava na época, pois ele era de direita, e eu de esquerda), frases engraçadas, algumas até hilariantes, para não dizer corrosivas (para seus habituais massacrados, os petralhas, termo já dicionarizado, ao que parece).
Esta frase não deixa de ser engraçada.
Reputo que o PT é um exato retrato da deseducação brasileira, uma perfeita amostragem dos recuos intelectuais, e dos atrasos mentais que atingiram nosso país depois que esse peronismo de botequim se tornou gramscianamente dominante no plano ideológico (e isso começa pelo marxismo vulgar das faculdades brasileiras e dessa teologia antipedagógica que é o antipensamento de Paulo Freire).
Não tenho nenhum problema em dizer isso, pois fui marxista, totalmente, e hoje ainda me considero um pouco marxista teórico (pois ninguém é sociólogo sem uma dose de marxismo, e muitas outras dose de weberianismo, de funcionalismo durkheimniano, etc.).
Enfim, vamos à frase: 



O PT está para o marxismo mais ou menos como o crack está para cocaína: é uma droga mais barata, de consumo mais popular, destrói os neurônios com muito mais rapidez e é oferecida por traficantes pé de chinelo.
Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: