O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 23 de abril de 2013

A velha teimosa e o velho boquirroto: pode-se levar a AL em serio?


América do Sul

Cristina Kirchner admite: 'Sim, sou teimosa e estou velha'

Depois da gafe de José Mujica no início do mês, presidente argentina se manifestou antes de viajar ao lado do uruguaio para reunião da Unasul

"Essa velha é pior que o vesgo", disse Mujica em referência a Cristina e Néstor Kirchner
"Essa velha é pior que o vesgo", disse Mujica em referência a Cristina e Néstor Kirchner(Juan Mabromata / AFP)
Os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Uruguai, José Mujica, parecem ter resolvido suas diferenças depois da gafe do uruguaio, que no início do mês chamou a colega de 60 anos de “velha” e “teimosa” sem perceber que seu microfone estava ligado.

Depois de informar que viajaria a bordo do avião oficial argentino ao lado de Mujica para areunião da União das Nações Sul-americanas (Unasul), realizada na sexta-feira no Peru, Cristina postou em sua conta oficial no Twitter: "Sim, sou mesmo meio teimosa e também estou velha. Mas depois de tudo... é uma sorte poder chegar à velhice, não? Sobretudo se sua vida serviu para fazer as coisas que sua pátria necessitava. Tranquilo. Está tudo bem".

Escândalo –
 Há duas semanas, Mujica caiu na armadilha que já pegou vários governantes imprudentes. Sem perceber que seu microfone estava ligado, fez um comentário que ganhou repercussão contra a vontade do presidente. "Essa velha é pior que o vesgo ... o vesgo era mais político, ela é teimosa", disse ele, fazendo refência a Cristina e seu falecido marido, o ex-presidente argentino Néstor Kirchner.

Em resposta, o chanceler argentino, Héctor Timerman, entregou uma nota de protesto à embaixada do Uruguai em Buenos Aires, transmitindo o “profundo mal-estar” com as declarações de Mujica. No texto, o governo argentino considera “inaceitável que comentários degradantes que ofendem a memória de uma pessoa morta, que não pode responder nem se defender, tenham sido realizados, particularmente, por alguém a quem Kirchner considerava seu amigo”.

Mujica, de 78 anos, pediu desculpas por sua fala e enviou uma carta direta para Cristina. Segundo ele, sua forma áspera de se expressar é fruto de seu tempo como preso político e de combatente guerrilheiro em clandestinidade nas décadas de 1960 e 1970.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/nota-de-esclarecimento-no-1-brasileiros-detidos-em-oruro-bolivia-atuacao-do-itamaraty

Vale!

P.S.: vide entrevista programa CANAL LIVRE do último domingo com a Drª Maristela Basso...

http://canallivre.band.uol.com.br/videos.asp?id=14414900&t=canal-livre-debate-sobre-presos-na-bolivia---parte-1

http://canallivre.band.uol.com.br/videos.asp?id=14414911&t=canal-livre-debate-sobre-presos-na-bolivia---parte-2

http://canallivre.band.uol.com.br/videos.asp?id=14414920&t=canal-livre-debate-sobre-presos-na-bolivia---parte-3

http://canallivre.band.uol.com.br/videos.asp?id=14414906&t=canal-livre-debate-sobre-presos-na-bolivia---parte-4

http://canallivre.band.uol.com.br/videos.asp?id=14414228&t=canal-livre-debate-sobre-presos-na-bolivia---parte-5

http://canallivre.band.uol.com.br/videos.asp?id=14414229&t=canal-livre-debate-sobre-presos-na-bolivia---parte-6