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terça-feira, 2 de julho de 2013

Trem-bola: rola, rola e nao sai do lugar...

Ué! Pensei que se tratasse de "mobilidade urbana", não de rapidez interurbana. Enfim, com a rapidez e a eficiência excepcionais do governicho, o projeto desse tal de trem-bola vai rolar por mais uns 20 anos, pelo menos, se os companheiros permanecerem  no poder, claro. Sendo expulsos, acaba a loucura, em troca de projetos mais realistas, mais decentes e sobretudo realmente necessários.
Paulo Roberto de Almeida

Concessões

Governo reduz valor mínimo para outorga do trem-bala

O governo federal decidiu reduzir de 70,31 reais para 68,08 reais o valor mínimo da outorga do trem que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro

Trem-bala em estação de Tóquio, Japão
Propostas serão julgadas pelo critério da maior oferta, ou seja, aquela que oferecer o maior valor pela outorga (Junko Kimura/Bloomberg via Getty Images)
O governo federal decidiu reduzir de 70,31 reais para 68,08 "trem.km" equivalente – unidade que corresponde à circulação de uma composição de comprimento igual ao trem referência ao longo de um quilômetro - o valor mínimo da outorga do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, o trem-bala. O novo valor é uma das alterações feitas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no edital de licitação do trem-bala, cuja versão modificada está disponível nesta terça-feira, no site da Agência.
Com essa decisão, o valor da outorga pelo direito de explorar o serviço, atualmente estimado em 27,6 bilhões de reais, vai cair algo como 2 bilhões a 3 bilhões de reais. Pelo texto do edital, as propostas serão julgadas pelo critério da maior oferta para a administração, ou seja, será considerada a melhor proposta aquela que oferecer o maior valor pela outorga. Esse valor será ofertado pelas concorrentes na sessão pública do leilão, prevista para o dia 19 de setembro na sede da BM&FBovespa às 14 horas.
O novo texto do edital mantém a tarifa-teto, que não poderá ser superior a 0,49 real por quilômetro e será atualizada pelo IPCA quando o trem entrar em operação. E, apesar do atraso no leilão, cujo última tentativa havia sido para 29 de maio deste ano, o prazo para entrada em operação comercial do trem-bala também foi mantido para o fim de junho de 2020, com a entrega da infraestrutura para a concessionária dos trens um ano e meio antes, em janeiro de 2019.
Há ainda a expectativa que o governo divulgue formalmente nesta semana a nova Taxa Interna de Retorno (TIR) do TAV que, espera-se, suba de 6,32% para 7%. O novo valor do retorno do investimento , no entanto, deve ficar abaixo do que era esperado pelo mercado, algo entre 8% e 8,5%.
(com Estadão Conteúdo)

2 comentários:

Gil Rikardo disse...

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Por Gilrikardo

Dizem que deus escreve certo por linhas tortas, talvez essa crise envolvendo os médicos por vias tortuosas nos leve ao entendimento. Pois tenho plano de saúde para meu filho qual pago religiosamente quase duzentos reais mensais, e as poucas vezes em que precisei nos últimos dois anos não fui atendido, médicos se negaram a receber pelo plano de saúde, aí marquei no SUS, levou dezoito meses para abrir vaga, época em que já havia resolvido o problema da maneira que se resolve aqui no Brasil (dinheiro) PAGUEI UMA CONSULTA PARTICULAR R$ 300,00 (detalhe, sem recibo) e aí fui recebido de braços abertos e sorrisos fartos. Isso me leva a concluir que médicos são seres humanos e como tais sujeitos a todas as fraquezas humanas, a ambição, o corporativismo e a soberba entre elas. E para somar à causa, um governo desmoralizado desejando pontos com o ignóbil Fidel Castro. Como diria o Boris Casoy, precisamos passar o Brasil a limpo.

PS. Engraçado é ver que já vieram mais de cinquenta mil engenheiros principalmente de Portugal e Espanha, e não vimos o movimento dos engenheiros nas ruas

Eduardo R., Rio disse...

"Para caracterizar com alguma aritmética a insensatez da ideia do trem-bala, basta indicar que, se viesse a ser concluído, atenderia a uma demanda de 20 mil usuários por dia, enquanto a população que se beneficia dos 269 quilômetros dos metrôs de oito cidades é de 4,5 milhões por dia, em parte mal servida, e com outros milhões excluídos.Como um sinal para a sociedade de nova atitude efetiva do governo, seriam de grande impacto o cancelamento desse fantasioso projeto de trem-bala e o fechamento da empresa que para esse fim foi constituída." (RODRIGO CONSTANTINO)

http://institutoliberal.org.br/blog/?p=4622