O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 23 de março de 2022

Memórias de um anarco-diplomata: - Paulo Roberto de Almeida

 Memórias de um anarco-diplomata:


Sempre achei aquela coisa da “hierarquia e disciplina”, válida apenas para soldados de linha, mas imprópria para diplomatas. Sempre fui pelo argumento racional e pelo debate exaustivo, podendo chegar, se necessário e adequado, à desobediência e à critica, sem qualquer hierarquia ou disciplina no momento da formulação de políticas (depois, na fase de implementação, cabe cumprir). 

O soldado não pode parar o combate para ir discutir Kant com o comandante do pelotão. 

O diplomata não: ele tem o dever e a obrigação de fundamentar sua visão de um determinado assunto de sua competência e  de defender seus argumentos, se bem embasados no conhecimento, no estudo, no diálogo socrático com os colegas e com os superiores.

Mas, quem recusa a aplicação da domesticação castrense no âmbito da hierarquia disciplinada da diplomacia feudal, pode ter de pagar algum preço pela ousadia. Nada dramático, pois essas carreiras de Estado possuem certos anteparos ao arbitrio dos poderosos. 

A maior parte da tribo, a verdade, se enquadra nos moldes propostos, preferindo o carreirismo, que é uma forma de oportunismo e de submissão.

Os refuzniks, os dissidentes, os contrarianistas são olhados com suspeita, por vezes com raiva, mas até com certa inveja, por se permitirem liberdades que os demais, a maioria dos enquadrados não ousam ter.

Cada qual escolhe seu caminho e assume responsabilidade.

Paulo Roberto de Almeida

Brasilia, 13/03/2022

Nenhum comentário: