O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 24 de março de 2022

Eu acuso a diplomacia brasileira - Paulo Roberto de Almeida

Eu acuso a diplomacia brasileira


Paulo Roberto de Almeida


Fornecer armas à Ucrânia aumentaria o sofrimento do povo ucraniano?

Sanções econômicas não são eficazes e não poderiam ser feitas à margem de decisões do CSNU?

Essas são posições dignas da diplomacia brasileira?

Por acaso o Brasil pretende que o povo ucraniano se deixe massacrar passivamente?

Quer que o agressor fique impune, seria isso?

Pretendem continuar no reino da fantasia por quanto tempo mais?

Segundo o que transpareceu da chancelaria brasileira, sanções contra a Rússia “mundializam” o que seria um conflito “apenas europeu”.

Não gostaria de qualificar essa opinião como simplesmente equivocada. 

O diplomata que sugeriu tal linha de argumento ao chanceler deve sofrer de sérios distúrbios psíquicos (para usar uma figura só neutra).

Alguma outra explicação seria bem mais contundente (eu nunca escondo o que penso, apenas tento não agredir colegas sob intensa pressão daqueles generalecos amestrados do Planalto).

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 24/03/2022 (um mês da agressão criminosa do tirano russo contra o povo ucraniano, um mês de pusilanimidade diplomática brasileira)

Nenhum comentário: