O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 21 de março de 2022

Por que Putin vai fracassar? - Paulo Roberto de Almeida

Por que Putin vai fracassar?

Paulo Roberto de Almeida 

O tirano de Moscou está ativamente empenhado em destruir os fundamentos materiais do Estado ucraniano. 

Ele não vai conseguir, contudo, destruir a espinha dorsal e a fortaleza moral da Nação ucraniana. 

Putin já foi derrotado, a despeito de todos os seus mísseis e tanques.

Aliás, desde o início, Putin já tinha sido vencido pela resistência nacional do povo ucraniano, pela solidariedade ativa de praticamente todos os europeus e pelo repúdio praticamente universal de todos os povos amantes da paz, dos direitos humanos e das liberdades democráticas.

Expresso, por fim, minha mais profunda tristeza, como diplomata, como simples brasileiro, como cidadão do mundo, pelo fato de o Brasil não estar entre as nações do mundo que se solidarizaram e vieram em ajuda à Nação ucraniana.

Ela sobreviverá, ainda mais forte, seu Estado será recomposto, na família europeia, mas o Brasil do atual desgoverno não terá estado entre as nações que vieram em socorro de um povo agredido pelo mais bárbaro dos déspotas remanescentes.

Minha solidariedade pessoal à nação ucraniana passa à frente de meu desprezo pelo atual desgoverno da nação brasileira.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 21/03/2022

Nenhum comentário: