Em que direção a Ásia se move, e qual o seu impacto global?
Parag Khanna fez uma apresentação sobre "Geopolitics after the Ukraine War", afirmando que a "geografia está retornando, num modo muito profundo", e apresenta uma série de mapas e gráficos realmente impressionantes, sobre como o mundo está se deslocando para a Ásia. A Rússia, por exemplo, não é simplesmente um país euroasiático, mas deve se tornar o "norte da Ásia", depois da guerra de agressão que empreendeu contra a Ucrânia, dados os laços e a dependência que vai ter com a franja asiática do Pacífico.
Este slide, abaixo, é interessante, no sentido em que comprova, segundo Parag Khanna, a "descentralização" do mundo, ou a multipolaridade efetiva, ou seja, nenhuma grande potência domina inteiramente o sistema internacional, mas existe certo equilíbrio entre os vários polos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.