O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Itamaraty comete irregularidades em processo investigatório - Sergio Couri (FSP)

 Itamaraty comete irregularidades em processo investigatório

Fui demitido pelo ministério mesmo sem ter praticado nenhum ato ilegal

Sergio Couri

Embaixador, economista, advogado e escritor

Em 17 de outubro de 2014, esta Folha publicou a reportagem "Itamaraty vai investigar contas do consulado em Mendoza" em razão de supostas irregularidades financeiras ocorridas quando fui cônsul-geral na cidade argentina, o que precipitou uma comissão disciplinar persecutória antes que eu pudesse esclarecer um simples mal-entendido.

A comissão cometeu 50 irregularidades no processo, violando Constituição, legislação e jurisprudência, como inexistência de denúncia, enquadramento pela sindicância sem provas e defesa, fim da instrução sem investigações por mim solicitadas, inversão do ônus da prova, acusações sem provas ou genéricas, extrapolações do raio investigativo, negação de vista dos autos e criptoimputações. Afrontaram o Código Penal com a ocultação de documentos e prevaricação, e os autos continham "rombo" de 800 páginas.

O consultor jurídico da Advocacia-Geral da União/Controladoria-Geral da União no Ministério das Relações Exteriores (MRE), George Galindo, omitiu-se em seu parecer. Galindo foi nomeado pelo então chanceler José Serra, em 2016, e adaptou-se ao jogo de poder interno do Itamaraty.

Em decorrência disso, fui demitido pelo então ministro Aloysio Nunes em novembro de 2017, com 50 anos de carreira e sem antecedente disciplinar. Hoje tenho 74 anos, e o afastamento cortou-me a aposentadoria, única fonte fixa de renda, e o plano de saúde. Luto nos tribunais para comprovar minha inocência.

Como o relatório da comissão me inocentou de lesão ao erário ou envolvimento de dinheiro público, nele se pretextou "cadastramento do Consulado Geral junto a uma casa de câmbio para troca de recursos particulares" —quando apenas identifiquei os funcionários que preenchiam os requisitos da lei argentina para trocar legalmente cheques pessoais por moeda norte-americana.

Em 2018, o processo foi julgado novamente, e o mesmo ministro reconheceu "elementos que justificavam proporcionalidade da pena". O MRE, no entanto, não tomou providências, pois a AGU alegou que a administração "não dispõe de margem discricionária", ao passo que legislação e jurisprudência amparam modificação de pena inadequada.

Impetrei mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça, sob relatoria do ministro Francisco Falcão. Ali ocorreram outros 33 vícios. O julgamento ignorou a preliminar de nulidade pelo bloqueio a recursos no curso do processo administrativo, assim como o rejulgamento da causa no MRE. Nos embargos, a minha defesa, que antes fora dissuadida de apresentar "sustentação oral", não foi convocada para questões de fato, apesar de regularmente inscrita, e o voto condutor do acórdão serviu-se de opinião da CGU e do Ministério Público, negando competência ao Judiciário, o que envolve o Supremo Tribunal Federal. O voto do relator teria sido disponibilizado algumas horas antes das sessões. Diante de pedidos de vista, o processo era retirado de pauta. No Carnaval deste ano, um recurso foi levado a julgamento virtual antes dos preexistentes.

Outro fato superveniente foram dois processos abertos no MRE para investigar em separado funcionários consulares pelas mesmas alegações —o que eu pedi anteriormente e foi ilicitamente negado. No rol, minha sucessora, outra diplomata e um oficial de chancelaria. Os processos foram "engavetados" por dois anos pelo corregedor Wladimir Valler Filho e, no final de 2021, "arquivados" pelo atual, Marco Nakata, sem penalidades.

Anteriormente, diante dos dois fatos novos, eu havia requerido aos ministros Ernesto Araújo e Carlos França a revisão do meu processo. Pressionados pela AGU/CGU, negaram-se ilegalmente a fazê-lo.

Diante do arquivamento, voltei a requerer reintegração ao ministro França, argumentando que, se não havia atos puníveis dos servidores, não havia do cônsul-geral. O ministro despachou dizendo que "não havia fatos novos".

Outro processo se encontra na Presidência da República, desde janeiro de 2021, para decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Sempre passei ao largo de atos ilegais. Além de servidor, sou economista, advogado e escritor. Fui assessor internacional do Estado-Maior do Exército (1986-88), representante do Itamaraty no Paraná (2003-11), cônsul-geral em Mendoza (2011-14) e embaixador em Santa Lúcia e na Organização dos Estados do Caribe Oriental (2014-17). Em 2007, o Itamaraty condecorou-me com a Ordem de Rio Branco.

Espero que este artigo contribua para uma conscientização em torno de meu esforço ingente pela reparação de tão gritante e impune injustiça.

==============

Comentários


Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Claudio Luiz Vidal

Há 3 horas

Prezado Embaixador Sergio Couri, suas palavras me fizeram relembrar minha demissão do serviço público há 17 anos atrás. Me parece que no seu caso também lhe foi negado o direito de defesa, da contra prova, da inocência. É dura a vida de quem é técnico e profissional no serviço público, os que fazem politicagem, os que são amigos do rei, são os que se dão bem. Só posso lhe desejar coragem, perseverança e confiança na busca da verdade.


Lorenzo Frigerio

Há 9 horas

Se existe um bom órgão público a se privatizar, é o Itamaraty. Quem sabe assim deixe de ser um órgão inexpressivo e inócuo, uma máfia que levou anos para punir um alto funcionário assediador sexual notório, e mesmo assim só após grande repercussão pública. Está precisando chacoalhar a poeira assentada ali desde o Barão do Rio Branco, descarregar o ambiente, abrir as janelas para arejar.

Nenhum comentário: