O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 12 de fevereiro de 2023

O Brasil e a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia - Paulo Roberto de Almeida

 O Brasil e a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia (é preciso sempre lembrar a natureza exata do mais cruel atentado contra as leis da guerra e contra o Direito Internacional desde 1939).

Um leitor de minhas postagens me pergunta sobre as soluções à carnificina (não provocada) de Putin contra o Estado soberano e o povo ucraniano. 

“Gostaria de saber a sua sugestão de solução do conflito, de forma realista, que não passe pela negociação com a Rússia e a aceitação de grande parte das demandas de Putin.”

Eu respondi improvisadamente o seguinte:

A única solução ao conflito, sem aprofundar a própria guerra, é o estrangulamento diplomático, econômico e político da capacidade russa de fazer a guerra.

Isto que exigiria a mobilização de um número ainda mais significativo de países, entre os quais Brasil, Índia, Africa do Sul, indonesia, México e vários outros do G20, da OCDE, e via reforço dos mecanismos de sanções dos países que já as aplicam, para isolar completamente a Russia, em setores ainda mais cruciais, o que também passa pela OPEP, por constrangimentos ainda mais fortes contra a China e países da Ásia Central. 

O TPI e a CIJ deveriam ser chamados a julgar as violações e os crimes já cometidos por Putin, pelos generais e pela própria Rússia. 

Em suma, organismos multilaterais deveriam ser confrontados com a EXPULSÃO da Rússia como membro, o que alguns já o fizeram. 

Finalmente, deveria começar um debate na ONU sobre a proibição do direito de veto quando se trata de violações cometidas pelo próprio país; o Brasil, que em 1945 se manifestou contra esse direito abusivo, poderia tomar a iniciativa de propor tal mudança na Carta da ONU. 

Estas são apenas algumas sugestões; tenho outras.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 12/02/2023


Nenhum comentário: