O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Resolução da ONU: a lulodiplomacia em auxílio do agressor - Demetrio Carneiro, Paulo Roberto de Almeida

 A conhecida “linha auxiliar” entra em ação:

Transcrevo teor de comentário efetuado por Demetrio Carneiro em uma de minhas muitas postagens sobre a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia:

“Quando o governo russo fala do interesse na proposta de Lula atua para abrir uma brecha na postura pela retirada total das tropas do território ucraniano. A proposta de Lula de cessar fogo em momento algum fala em retirada das tropas invasoras como condição de acordo de paz, portanto é de apoio à Rússia. Um cessar fogo com as tropas russas onde estão é de total interesse de Putin. O Brasil se posiciona na geopolítica do lado errado da história. Infelizmente.”

Comento (PRA):

Em resumo, se não for pura ingenuidade fruto da ignorância, trata-se de impostura sórdida, destinada a ficar bem com a parte agressora, jamais identificada nesse inútil acréscimo patrocinado por Lula.

A diplomacia profissional não deveria se orgulhar de prestar auxilio a uma manobra claramente enviesada, aliás, ridicula em sua essência, pois quando se exige retirada imediata de tropas é lógico que isso implicaria “cessação de hostilidades” (que, por evidência mais do que evidente, não são recíprocas).

Lula ainda não entendeu a raiz do problema, ou se entendeu, continua tão refratário à postura correta e tão solidário a Putin quanto era o idiota do Bolsonaro em seu patético exercício de diplomacia aloprada uma semana antes da invasão criminosa do tirano de Moscou.

Infelizmente, o BRICS, esse equívoco monumental da primeira diplomacia lulopetista, continua levando o Brasil a marchar na via contrária de uma política externa responsável e digna de seus fundamentos no Direito Internacional.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 25/02/2023

Nenhum comentário: